Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • 24 Horas
  • Política

Deputado Rafa Zimbaldi pede esclarecimentos do Estado sobre fechamento de 300 salas de aula

Dennis Moraes 16 de maio de 2023 3 minutes read
944aa7a8-efa4-4805-aacf-b6f2f1945e09
  • CLIQUE E SAIBA MAIS

Parlamentar do Cidadania-SP atenta para possíveis problemas que a decisão pode resultar, como o superlotamento de classes, sobrecarga de professores e piora na qualidade do aprendizado

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

O deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP) protocolou um requerimento que exige do secretário de Estado da Educação, Renato Feder, informações sobre o processo de reorganização das unidades escolares. A iniciativa do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) pode resultar no fechamento de 300 classes. O documento n° 210/2023 do parlamentar joga luzes, inclusive, na possibilidade de risco de queda na qualidade do ensino.

No requerimento, Zimbaldi pede uma relação das escolas e das séries atingidas pela reorganização proposta pela pasta da Educação bandeirante. Além disso, é previsto que o Governo do Estado de São Paulo esclareça se haverá transferência de alunos e/ou de turnos escolares.

No entendimento do deputado do Cidadania, é necessário o acompanhamento de todo o processo de reestruturação, uma vez que o movimento pode resultar no fechamento de escolas estaduais, e não apenas de salas de aula:

“Considerando a preocupação dos pais de alunos e da comunidade escolar como um todo, queremos que todas as dúvidas acerca dessa mudança sejam esclarecidas. Uma mudança de classe, ou até mesmo de escola pode ser impactante para o estudante. E, mais: será que fechar salas de aula não vai lotar outras? Será que a qualidade do ensino não será afetado? Professores já reclamam, não de hoje, de superlotação. Enfim, é preciso que haja transparência para com a população quanto a este assunto”, justifica Zimbaldi.

Após a reorganização escolar se tornar pública, a Secretaria de Estado da Educação descartou a transferência de escolas e de turnos, mas adiantou que haverá um redimensionamento de 0,3% (312) do total de 104 mil classes – fato que preocupa Zimbaldi:

“É a segunda vez em menos de nove anos que o Estado retoma esta discussão e tenta fechar salas de aula. Entendemos que o movimento segue as diretrizes de uma resolução de 2016, alterada em 2018, que estabelece que, se ao final de cada bimestre constatar-se o aumento ou a diminuição da demanda escolar, é passível o redimensionamento de classes. No entanto, como já falado, fechar salas de aula pode implicar também, além de superlotação, em sobrecarga de professores, mais estresse no trabalho do educador e dificuldade no aprendizado do aluno, além de uma série de outros problemas”, pontua o parlamentar.

Assessoria de Imprensa
Fiamini – Soluções Integradas em Comunicação – a serviço do Gabinete do deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP)

Atendimento:
Carla Fiamini: (11) 94749-6747
Rodrigo Dias: (11) 96794-5777
Simone Leone: (11) 99679-0666

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: esclarecimento escolas fechamento

Post navigation

Previous: Felipe Rodrigues se destaca com empresa de instalação de ar-condicionado
Next: Projeto goiano propõe moda circular entre artistas

Leia também:

Como aliviar o bruxismo durante o dia
  • 24 Horas
  • Saúde

Buscas online: São Paulo é um dos 3 estados que mais pesquisam por bruxismo

Dennis Moraes 29 de agosto de 2026
parabrisa trincado
  • 24 Horas
  • Auto Motor

Trinca no para-brisa: quando é possível reparar e quando trocar?

Dennis Moraes 28 de agosto de 2026
1. Reunião Odir
  • 24 Horas
  • Política

Odir Demarchi reúne cerca de 700 apoiadores em encontro de apoio a Franco Sardelli

Dennis Moraes 28 de agosto de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cultura Câmara Municipal DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan santa barbara doeste SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde SaúdePública saúde pública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente