SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Centro de educação e tecnologia inaugura no Parque Tecnológico de Piracicaba

Compartilhe essa notícia!

Com o objetivo de propagar o conhecimento da academia e desenvolver ideias inovadoras, o Pecege transfere sua sede para um ambiente dedicado à inovação

O Pecege, instituição dedicada à educação, tecnologia e inovação, inaugura sua nova sede no Parque Tecnológico de Piracicaba nesta quinta-feira (11). Em uma área de 13 mil metros quadrados, a infraestrutura conta com cerca de 550 profissionais, em sua maioria piracicabanos, que atuam nas áreas de educação, comunicação, tecnologia, negócios, economia e gestão, com o objetivo de “propagar o conhecimento da academia e desenvolver ideias inovadoras”, conforme afirmou o presidente da instituição, professor Ricardo Shirota.

A instituição desenvolve seus próprios cursos e programas, além de colaborar com parceiros, como a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) para operacionalização dos MBAs USP/Esalq. Apenas com os cursos de nível superior, a instituição alcançou a marca de 41 mil profissionais qualificados no ano passado.

Entre as ferramentas que facilitaram a divulgação do conhecimento acadêmico para um número maior de pessoas foi a tecnologia dos cursos EaD (Ensino a Distância). A instituição iniciou suas transmissões de aulas ao vivo via satélite em 2010 e, em 2015, migraram para a transmissão pela internet. “[Essa mudança] permitiu o Pecege a ganhar uma amplitude que não imaginávamos”, comenta o diretor do Pecege, professor Daniel Sonoda.

Atualmente, os cursos incluem alunos de diversos estados brasileiros e de 81 países. A integração de estudantes internacionais é permitida pela Skylar, serviço de inteligência artificial desenvolvido pelo instituto que realiza a tradução e legendagem simultânea das aulas. Essa tecnologia ainda possibilitou a inclusão de alunos com deficiência. “Na pandemia, enquanto algumas escolas começaram a trabalhar com EaD, já fazíamos isso a 10 anos”, complementou i diretor.

Inovação e tecnologia

O instituto se integra ao ecossistema de inovação da cidade, ao lado de empresas do setor agro e de tecnologia, bem como instituições de ensino. “Sabemos que os países que conseguiram progredir têm baseado esse processo em desenvolvimento científico e tecnológico. A infraestrutura vai permitir que a gente continue se esforçando nesse sentido”, explicou Shirota.

O Pecege desenvolve a extensão em diferentes formatos, como cursos rápidos de atualização profissional, graduação e pós-graduação, além de possuir duas revistas acadêmicas e realizar eventos de divulgação de conhecimento. “Dessa forma, os alunos não têm uma só via de conhecimento”, disse Débora Planello, gestora de marketing do Pecege.

Parceria Pecege e Piracicaba

O Pecege desenvolve iniciativas em Piracicaba com o objetivo de incentivar a inovação e educação no município. Atualmente, planeja o programa “O Que Queremos Ser Quando Crescer?”, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), em cerca de 39 colégios municipais, para apresentar oportunidades da cidade aos estudantes do quinto ano. “Antes de mostrar a carreira, queremos mostrar o caminho, despertar nessas crianças a vontade e o sentido de estudar”, disse Sonoda.

Além disso, a inserção do Pecege em Piracicaba gerou postos de trabalho e contribui para a movimentação da economia da cidade ao promover eventos como o MBX – MBA Experience, que conta com a presença de alunos de vários lugares do país e internacionais. “Nossa ideia é trazer cada vez mais pessoas aos eventos, vamos movimentar a economia da cidade”, disse o fundador do Pecege, professor Pedro Valentim Marques.

Novo espaço

Com o objetivo de expandir o alcance de seus próprios programas educacionais e de parceiros, bem como fortalecer sua capacidade de desenvolver e promover novas ferramentas e conteúdos focados nas mudanças das carreiras e do mercado, o Pecege transfere, em 2023, sua sede para um ambiente dedicado à inovação.

A nova estrutura, construída em área concedida pela Prefeitura de Piracicaba, conta com cinco pavimentos que abrigam estúdios de audiovisual, salas de aula com tecnologia de transmissão e gravação, biblioteca, área de eventos e um auditório com capacidade para aproximadamente 600 pessoas.

Pecege

O Pecege nasceu como um grupo de extensão dentro da Universidade de São Paulo (USP) há quase 40 anos, com o objetivo de estruturar e organizar cursos para o setor do Agronegócio. Ao longo do tempo, ele se transformou em um instituto comprometido em disseminar conhecimento e promover soluções inovadoras para diversos setores.

Com 20 anos, comemorados neste sábado (13), o Instituto recebe o apoio e a consultoria de mais de 1.700 profissionais, que orientam desde o planejamento até o lançamento de novas ações e cursos. Esses especialistas também ministram aulas nos cursos oferecidos pelo instituto e contribuem na orientação de trabalhos de pós-graduação de iniciativas parceiras.

Atualmente, a instituição desenvolve programas próprios como os cursos livres da plataforma Solution, soluções educacionais in company da Educação Corporativa, programa de transformação estratégica para gestores do Agro do AgroCEO, entre outros. Além disso, operacionaliza programas realizados com instituições parceiras, como o MBA USP/Esalq, MBA USP/FMVZ, POLI USP PRO e outros.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!