SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Lugares do Brasil que estão com empregos de sobra

(crédito: divulgação istock)

Compartilhe essa notícia!

Expansão de determinadas atividades contribui para o desenvolvimento econômico regional e, consequentemente, há maior oferta de empregos

 

De acordo com informações da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), em 2022, o Brasil tem 4 estados onde encontrar emprego não é tarefa árdua. Isso porque a taxa de desocupação está abaixo dos 4%.

 

Mesmo com o Brasil estando com um alto número de desempregados, 8,6 milhões em todo o território, a taxa de ocupação e desocupação muda conforme os estados. Há regiões que dependem economicamente de atividades que estão em alta, e isso proporciona melhora na economia e, consequentemente, na taxa de emprego. Por outro lado, estados que se baseiam em atividades que estão enfrentando problemas, sejam quais forem, podem sofrer com a falta de empregos.

 

Estados perto de alcançar o pleno emprego

Quando um estado apresenta uma taxa de desocupação baixa, significa que é mais fácil para o trabalhador interessado conquistar uma nova vaga de emprego.

 

Segundo dados da Pnad, de 2022, 4 estados brasileiros apresentam taxa de desocupação igual ou menor que 4%. São eles:

  • Mato Grosso.
  • Mato Grosso do Sul.
  • Rondônia.
  • Santa Catarina.

 

No caso de Rondônia e dos dois estados do Centro-Oeste, o pleno emprego pode ser explicado pela alta do agronegócio. Esse setor representa atualmente 25% da economia brasileira, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), em 2022. O bom desempenho desse setor ajuda a estimular a economia regional e a criar empregos.

 

Fora que, com o avanço da tecnologia, inclusive no setor agropecuário, novas oportunidades de emprego são criadas diariamente para a aplicação dessas tecnologias nessa área. De acordo com o estudo Profissões Emergentes na Era Digital, de 2021, da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), até o fim deste ano (2023), o agronegócio terá 178,8 mil novas oportunidades de emprego, devido ao avanço tecnológico. Contudo, faltará mão de obra qualificada para preencher todas as vagas.

Portanto, quem está em busca de emprego, além de ficar atento a concursos públicos, como o concurso Petrobras e outros também cobiçados, e a vagas tradicionais, pode buscar se qualificar para conquistar a área de tecnologia.

 

No caso de Santa Catarina, o estado apresentou taxa de desemprego de apenas 3,2% em 2022. Inclusive, em cidades mais turísticas, como é o caso de Florianópolis, os estabelecimentos comerciais, sobretudo restaurantes, tiveram dificuldade em preencher todas as vagas disponíveis durante o verão.

 

Além da alta no setor, que demanda maior número de trabalhadores, também houve a escassez de mão de obra qualificada para o preenchimento dos postos.

 

Ainda segundo a mesma pesquisa da Pnad, alguns estados brasileiros apresentaram taxas de desemprego acima de 10%: Bahia, Pernambuco, Sergipe e Amapá.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!