Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • Cultura

Livro infantil alerta sobre desmatamento e mostra valor da preservação ambiental

Redação 7 de fevereiro de 2023 3 minutes read
Isa Colli livro Vivene Florine descobertas Amazonia
Compartilhe essa notícia!

Novos dados divulgados sobre desmatamento não deixam dúvidas: a Amazônia está diante de um dos momentos mais dramáticos em relação à devastação ambiental e é preciso agir. Estudo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostra que o registro de queimadas no Amazonas em 2022 foi o maior dos últimos 24 anos. Segundo o órgão, o Estado contabilizou 21.217 focos de calor no ano passado. Em 2021, foram 14.848. A comparação revela um aumento de quase 43%.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

O uso do fogo em pastagem e desmate para agricultura respondeu por 32% das áreas queimadas da região amazônica, entre 2003 e 2020. A informação é de um estudo brasileiro que contou com uma ação conjunta de cientistas do Inpe e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

 

Agravando ainda mais o cenário na região, o último relatório “Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil”, realizado pelo Conselho Indigenista Missionário, aponta que o ano de 2021 foi marcado por invasões, ações ilegais e truculentas de garimpeiros, madeireiros, caçadores e grileiros em territórios indígenas. Essa situação ficou explícita em casos como o dos povos Munduruku, no Pará, e Yanomami, em Roraima e Amazonas. Os invasores passaram a realizar ataques armados sistemáticos contra as comunidades locais, espalhando um clima de terror e provocando mortes.

 

Respostas nos livros infantis

 

Para a escritora e jornalista Isa Colli, a literatura pode ser usada como caminho para conscientizar as crianças de que o meio ambiente precisa ser cuidado. Vários de seus livros abordam assuntos relacionados à sustentabilidade.

 

A autora criou uma coleção na qual as personagens são duas abelhinhas simpáticas e empreendedoras, chamadas Vivene e Florine. Em um dos títulos da série, o tema é justamente o desmatamento da Amazônia, além de outros problemas atuais e alarmantes que a região enfrenta.

 

De forma lúdica, Isa relata o caráter predador do capitalismo na busca desenfreada pelo lucro mediante a exploração brutal da natureza e dos seres humanos.

 

Na história, as abelhas percebem, durante um passeio pela aldeia onde vivem, uma área completamente devastada pelos humanos. Preocupadas, elas partem rumo à Floresta Amazônica em busca da ajuda de animais especializados em reflorestamento. Lá, descobrem que a própria espécie está ameaçada de extinção.

 

“O desmatamento descontrolado é uma ameaça aos recursos naturais, ao meio ambiente e ao equilíbrio ecológico do planeta. Através da saga das abelhinhas, eu provoco essa reflexão de forma leve e informativa. Não podemos esquecer que as crianças são multiplicadoras das boas ações. Elas não são o futuro, elas são o presente do Planeta”, conclui.

 

O livro “Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia” está disponível nos principais sites e plataformas de venda como Amazon, Kobo e book.google ou no site collibooks.com

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Redação

See author's posts

Compartilhe essa notícia!

Post navigation

Previous: Você sabe o que é o Alien Bot?
Next: Síndrome do Impostor: será que sou uma fraude?

Relacionadas

615139353_1482517487211469_74412687148826291_n
  • 24 Horas
  • Cultura
  • Região

Espetáculo Kombi no Circo integra a programação do Férias no Museu 2026

Dennis Moraes 14 de janeiro de 2026
Ópera_2
  • 24 Horas
  • Cultura

Dias quentes, cidade viva: o que fazer no verão em Curitiba

Dennis Moraes 7 de janeiro de 2026
ITU-6
  • Cultura
  • Região

Trem da República aposta nas férias de janeiro e oferece ingresso infantil por R$ 1

Dennis Moraes 30 de dezembro de 2025
  • Quem Somos
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco