Serviço visa manter a segurança das corridas para motoristas e passageiros
Visando manter a segurança de parceiros e passageiros, a Uber anunciou que motoristas podem fazer gravações de viagens com seus smartphones. A possibilidade de registrar as viagens começa a ser testada em duas cidades brasileiras, em Santos, no estado de São Paulo, e em João Pessoa, na Paraíba. Além do Brasil, o teste também será feito em três cidades dos Estados Unidos, são elas: Cincinnati, Louisville e Nova York.
A Record my Ride, nome escolhido pela Uber para a ferramenta, funcionará pelo próprio aplicativo da Uber, para motoristas que já possuem câmeras instaladas, o aplicativo fará a detecção do aparelho. A ativação é feita pelas configurações do aplicativo.
Visando garantir também a segurança do passageiro, quando a função é ativada pelo motorista, o usuário é informado que a corrida está sendo gravada. Além disso, as imagens ficam armazenadas no smartphone do motorista, mas de forma criptografada, onde apenas a equipe de segurança da Uber possui o acesso. Para ter acesso às imagens, o motorista precisará enviar o arquivo para empresa fazendo uma abertura de chamado. Autoridades também podem solicitar as imagens para a empresa em casos de investigações.
A tecnologia de gravação de imagens é bastante semelhante a outro sistema de segurança já implantado pela Uber, o U-Áudio, em que motoristas são autorizados a fazer a gravação de áudio dos passageiros durante todo o percurso. A gravação também é feita dentro do próprio aplicativo e o acesso só pode ser feito pela equipe da Uber.
Essa nova funcionalidade visa garantir mais segurança a motoristas e passageiros, além dela, outras medidas também já são tomadas e a empresa garante outras funções dentro do aplicativo que deixam os parceiros mais seguros. Dentre elas, estão: verificação dos usuários cadastrados, onde o sistema exige a documentação daqueles passageiros que pretendem fazer o pagamento em dinheiro; destino prévio mostrado de forma detalhada e análise da segurança da viagem através de algoritmos e inteligência, onde o próprio aplicativo faz o bloqueio de corridas potencialmente não seguras; botão acoplado no aplicativo para chamadas de emergência para o serviço policial, sistema de avaliações de passageiros, registros por GPS, entre outros.
Vale lembrar que registrar as viagens já era autorizado pelo serviço através de câmeras acopladas nos veículos, mas a Uber entendeu que fazer esse tipo de instalação tinha alto custo e era impossibilitada para carros alugados. Disponibilizar as gravações diretamente pelo aplicativo, garante que condutores de diferentes modalidades consigam utilizar o mecanismo. Muitos motoristas estão buscando por aluguel de carros para Uber e preços, e, com esse facilitador, é possível reduzir ainda mais o custo das corridas, sem precisar de instalação.
A Uber informou ainda que o serviço está em teste e não possui data para conclusão. As próximas etapas do serviço serão disponibilizadas conforme os parceiros forem informando os feedbacks.
VEJA TAMBÉM
Nova diretriz nacional traz regras inéditas para garagens com pontos de recarga para veículos elétricos
Análise: “Câmara Cidadã” relança práticas que já fazem parte das obrigações do Legislativo barbarense
Projeto de Fontes quer voto da Câmara para qualquer demolição de patrimônio histórico