SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura de Nova Odessa realiza ‘fumacê’ contra pernilongos comuns na Vila Azenha, Flórida, Fadel e São Jorge

Compartilhe essa notícia!

Por determinação do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, as secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente de Nova Odessa, com apoio da Defesa Civil Municipal, promoveram no final da tarde da última segunda-feira (25/10) uma ação de dedetização atmosférica com inseticida – o tradicional “fumacê” – nas ruas e áreas verdes da Vila Azenha e dos jardins Fadel, Flórida e São Jorge situadas ao longo do Ribeirão Quilombo. O trabalho foi acompanhado pelo vereador Paulinho Bichof.

“Estes locais vêm concentrando reclamações frequentes da presença de pernilongos comuns (o culex). O fumacê mata os insetos adultos, que incomodam as pessoas, e consequentemente reduz a proliferação deles nestas áreas por um tempo. Então tem um efeito imediato, ainda mais agora, com o retorno do calor e das chuvas, que criam um ambiente mais propícia para a reprodução desses insetos”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Aryhane Massita.

Ela ressaltou que, horas antes do início da pulverização, a equipe da Defesa Civil Municipal passou pelas vias que seriam posteriormente atendidas pela ação, avisando os moradores, através de autofalantes, para recolherem seus animais domésticos e também a fecharem as janelas durante a passagem do veículo com o fumacê. O mesmo aviso foi dado uma segunda vez, imediatamente à frente do veículo que levava a bomba.

CARRAPATO

Na semana anterior, a Prefeitura de Nova Odessa já havia promovido uma ação de limpeza e orientação nas ruas do Jardim São Jorge situadas ao longo do Ribeirão Quilombo – neste caso, para tranquilizar a população quanto aos riscos de febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato estrela, muito comum em capivaras. A ação atendeu a solicitações dos vereadores Marcia Rebeschini e Levi Tosta.

Primeiro, equipes do Setor de Parques e Jardins da Secretaria de Meio Ambiente, da Diretoria de Serviços Urbanos da Secretaria de Obras e também da Defesa Civil Municipal promoveram a roçagem e limpeza geral das áreas verdes do bairro.

Em seguida, coube à equipe do Setor de Zoonoses fazer uma ação de orientação de porta em porta nas residências ao longo das ruas Niterói, Guadalajara e Maceió, que margeiam o Ribeirão Quilombo. Quatro servidores do setor atuaram na ação, visitando cerca de 150 imóveis residenciais e comerciais e distribuindo panfletos informativos aos moradores.

O material de orientação sobre a febre maculosa traz todas as informações sobre a doença, transmitida ao homem pela picada do carrapato estrela, presente em áreas ribeirinhas como esta, onde habitam animais silvestres como a capivara, hospedeira natural do carrapato.

Nova Odessa segue sem casos confirmados de febre maculosa em 2022, com dois casos suspeitos “em aberto” ainda sob análise dos órgãos de Vigilância em Saúde, aguardando os resultados de exames laboratoriais. O caso positivo mais recente da doença aconteceu em novembro de 2021, no Jardim Santa Luiza.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!