Mês tem como objetivo prevenir o câncer de próstata em homens
A saúde masculina ainda é um tabu para muitas pessoas, mas isso vem mudando aos poucos, graças ao maior acesso à informação. O uso de cuecas transpiráveis, check-ups de rotina e maior preocupação com bem-estar estão entre os fatores que podem prevenir o câncer de próstata, alvo da campanha do novembro azul.
Assim como o outubro rosa, que promove a prevenção ao câncer de mama, e o setembro amarelo, que conscientiza a população sobre saúde mental, o novembro azul tem seu público-alvo. São homens de todas as idades, mas especialmente acima dos 45 anos, idade em que a glândula tende a aumentar de tamanho.
No Brasil, estima-se que 3 milhões de homens conviveram com a doença entre 2018 e 2019, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Se identificado precocemente, o câncer de próstata tem ótimas chances de cura, mas muitos homens ainda não buscam a prevenção como indicado.
A importância do novembro azul para a promoção da saúde dos homens
Iniciada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha novembro azul tem como objetivo conscientizar todas as pessoas, mas em específico os homens, sobre o câncer de próstata. Esse tipo de câncer é o mais comum nesse público, atrás apenas do câncer de pele.
A prevenção e identificação precoce da doença é a melhor forma de evitar casos graves. O câncer de próstata não exibe sintomas na fase inicial, e quando identificado após mais de um ano, reduz a porcentagem de cura do paciente.
No Brasil, dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) de 2018 apontam que 49% dos entrevistados nunca fizeram o exame de toque retal. O procedimento é um dos mais eficazes para identificar anomalias e prevenir o surgimento do câncer em homens acima dos 40 anos.
Câncer de próstata: o que é, sintomas e tipos de exames
A próstata é uma glândula do corpo masculino, e tem como função produzir o líquido seminal com as vesículas. Seu tamanho é parecido com uma castanha, e fica localizada atrás da bexiga. O câncer de próstata, portanto, é caracterizado por uma neoplasia maligna na região.
Nos primeiros estágios, o câncer de próstata não indica sintomas, sendo os exames de prevenção como de toque retal e PSA os mais recomendados para identificar o problema. Em muitos casos, o exame de toque é suficiente para identificar a doença e iniciar o tratamento.
Quando aparecem, os sintomas do câncer de próstata são:
- dor ao urinar e dor óssea;
- vontade de urinar com frequência;
- detecção de sangue na urina ou no sêmen.
Como diversos outros tipos de câncer, existem fatores de predisposição que podem aumentar as chances de desenvolver a doença. Alguns deles são de histórico familiar de câncer em parentes próximos, como pais, tios e irmãos. Estudos apontam que homens negros tem mais chances de desenvolver câncer de próstata.
Os hábitos de saúde de cada pessoa também podem contribuir para o surgimento de câncer, como a obesidade. Portanto, praticar exercícios físicos de forma regular e manter uma dieta alimentar equilibrada podem agir de forma preventiva no câncer de próstata.
Tratamento do câncer de próstata
O tratamento do câncer de próstata varia conforme o biotipo de cada pessoa, o estágio da doença e os recursos disponíveis. Em estágios avançados, o tratamento é considerado conforme a expectativa de vida, desenvolvimento dos nódulos e acompanhamento, que pode ser feito por biópsias e exames de PSA e ultrassom.
A prevenção ainda é a melhor forma de tratamento do câncer de próstata, por isso o novembro azul é um mês de extrema importância para conscientizar os homens do problema.