Cada vez mais motoristas buscam tornar a dirigibilidade mais prática e integrada a outros recursos do veículo
A indústria automobilística está sempre à procura de inovações que facilitem a vida do motorista e agreguem valor a seus veículos. Uma dessas facilidades é o volante multifuncional, que agrega possibilidades de comandos à peça que é fundamental na direção dos automóveis.
O volante multifuncional pode incluir comandos como mudança de volume e estação no rádio, conexão ao telefone do motorista, controle de velocidade do “piloto automático”, entre muitas outras opções.
O principal benefício de conseguir colocar todas essas funções no volante é evitar que o motorista desvie sua atenção enquanto dirige. Ao mudar de música no rádio, por exemplo, o olhar é desviado, ainda que por pouco tempo, podendo ocasionar acidentes fatais. Ou seja, é uma medida que vai além do conforto e da praticidade, podendo representar mais segurança para o trânsito.
Além disso, o volante multifuncional evita que os motoristas sejam penalizados por certas funções, como mexer no celular.
A funcionalidade também pode ajudar pais e mães que dirigem com filhos pequenos no banco traseiro. Afinal, eles podem controlar as funcionalidades de telas e outras questões sem tirar a mão do volante.
Funcionalidade em diversos modelos
Apesar de extremamente moderna, essa funcionalidade não é algo que acompanha os carros de luxo de última geração. Alguns modelos, como o Mobi seminovo, podem já possuir essa opção ou podem até mesmo receber a adaptação.
É possível encontrar modelos de volante multifuncional de diversas marcas e com preços variados. Se o seu veículo não vem com essa opção de fábrica, uma alternativa é buscar por um mecânico ou outro especialista do assunto, adquirir o volante mais adequado para o seu automóvel e então fazer a aquisição.
Outras tecnologias também prometem se tornar grandes facilitadoras para a direção. Em alguns modelos de veículos, já existe a opção de acendimento automático dos faróis, assim como do limpador de parabrisa, provando que a inteligência pode chegar também aos carros.
A ideia é que o motorista possa se concentrar cada vez mais no que realmente importa, deixando a direção mais segura.
A expectativa é que a inteligência artificial e o desenvolvimento de outras tecnologias tornem os veículos ainda mais inovadores e seguros, dependendo cada vez menos de cuidados com a atenção do motorista.



