Documento é vital para avaliar o desempenho financeiro de uma companhia
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um documento de vital importância para empresas e investidores. É por meio dele que se pode avaliar se houve prejuízo ou lucro empresarial em um determinado período.
Ou seja, a DRE avalia a saúde da empresa de fato. Para o investidor, serve como um laudo da situação e uma orientação para a compra ou não das ações. E também atua como um guia sobre quais áreas merecem mais atenção dos gestores da companhia.
Contudo, criar e interpretar uma DRE não é tão fácil para quem não entende contabilidade. Por isso, veja agora o que é, como criar e interpretar este importante documento empresarial.
O que é a DRE
A DRE é um amplo documento que reúne todas as operações de uma empresa, incluindo receitas e lucros. Esses dados são depurados ao longo de todo o documento, seguindo uma linha clara.
Inicialmente, a DRE apura os valores brutos e em seguida registra as deduções da companhia. Por fim, em sua última linha, o documento aponta se a empresa registrou lucro ou prejuízo no período avaliado.
Logo, a DRE funciona como um diagnóstico sobre a origem das receitas da empresa, bem como para onde estão indo os gastos. Sem uma DRE, a empresa não consegue ter controle dessas informações e pode tomar decisões que geram enormes prejuízos.
Regras para divulgação
Por lei, todas as empresas — exceto as que se enquadram no MEI — são obrigadas a entregar a DRE. A elaboração do documento deve ser realizada por um contador, que também assina a DRE.
O prazo de entrega da DRE é anual e deve compreender o ano-contábil (entre janeiro e dezembro). Dessa forma, cada DRE apura os dados referentes ao ano-calendário anterior. Por exemplo, um documento entregue em 2021 compreende o ano-calendário de 2020.
No entanto, as empresas listadas em bolsa precisam divulgar este documento a cada trimestre. De maneira geral, as empresas costumam divulgar em períodos muito próximos, que são conhecidos como “temporada de resultados” pelo mercado.
Com a divulgação da DRE, os acionistas conseguem verificar o desempenho da empresa e mudar suas premissas de investimento. Portanto, é perceptível que a importância do documento ultrapassa o cumprimento das exigências fiscais e contábeis.
Como interpretar uma DRE
Conforme explicado no ponto anterior, apenas um contador credenciado e autorizado pelo Conselho Regional de Contadores (CRC) pode criar uma DRE. O documento segue uma estrutura padronizada de acordo com a Lei 6.404/1976, Artigo 187 (e sua modificação pela Lei 11.638/2007).
Não importa o porte ou a área de atuação do negócio, a DRE precisa seguir esse mesmo padrão. De maneira geral, o documento deve conter cada um dos oito pontos listados abaixo:
- receita bruta das vendas e serviços prestados, como deduções das vendas, abatimentos e impostos;
- receita líquida de vendas e serviços, incluindo custo dos produtos e serviços comercializados, e o lucro bruto;
- despesas com as vendas, financeiras (deduzidas das receitas), e as despesas operacionais, administrativas e gerais;
- lucro ou prejuízo operacional e outras receitas e despesas (que não o lucro líquido);
- resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para esse imposto;
- receitas ou despesas de aplicações financeiras;
- lucro ou prejuízo líquido do exercício (pós-impostos) e o seu montante por ação do capital social.
Esses dados geralmente vêm listados em colunas de linhas, num formato que visa facilitar a compreensão dos dados. Além disso, a DRE sempre traz os dados do período atual e dos anteriores, para que haja uma comparação da evolução dos resultados da empresa.
DRE como controle financeiro
A DRE também serve como maneira de controle financeiro por parte de agentes externos, como governos, por exemplo. Com a DRE, a Receita Federal pode verificar se os impostos foram calculados corretamente.
Bancos e analistas financeiros também utilizam a DRE como forma de avaliar a situação do negócio. Assim, se a empresa deseja tomar um empréstimo para expandir suas atividades, a DRE serve como prova de que ela tem capital para captar o dinheiro.
Como é possível avaliar, a DRE não é um documento fácil de entender ou compreender. Mas ela atua como uma importante ferramenta de auxílio e acompanhamento da saúde financeira de uma companhia. Portanto, antes de avaliar a saúde de qualquer empresa, tenha em mãos a sua DRE atualizada.



