SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como montar uma confeitaria do zero?

Compartilhe essa notícia!

Como montar uma confeitaria do zero? Essa é uma dúvida que muitos empreendedores têm. Portanto, nessa matéria vamos dar os primeiros passos que você deve seguir e por isso você deve ler nosso texto até o final.

                        Como montar uma confeitaria do zero: Por onde devo começar?

Como todo bom começo, o seu primeiro passo é pegar um lápis e papel para planejar. Afinal, essa é a base para criar um negócio de sucesso. Nesse primeiro tópico, vamos mostrar o que você deve considerar no seu planejamento inicial.

Primeiramente, você deve pensar bastante nas suas capacidades atuais. Afinal, um proprietário de uma confeitaria precisa saber muito mais do que fazer doces deliciosos, não é verdade?

Portanto, o seu primeiro investimento deve ser o conhecimento. Aposte em cursos de gestão financeira para sempre equilibrar as contas quando necessário.

Você pode começar com os seus conhecimentos gastronômicos atuais e evoluir com o tempo. Porém, se você sentir a necessidade de fazer um curso de confeitaria, esse é o momento.

Depois de fazer evoluir suas capacidades, partimos para o lugar da sua confeitaria. Você deve responder algumas perguntas como:

  • Qual lugar da sua cidade seria interessante para abrir uma confeitaria?
  • Quantos concorrentes (Confeitarias) possuem naquela região?
  • Se existem concorrentes, qual vai ser o seu diferencial?
  • Qual o poder aquisitivo dessa região? (Quanto e por quanto as pessoas pagariam pelos seus deliciosos doces?)

Esses questionamentos são essenciais para começar a pensar no seu investimento. Porém, o seu investimento sempre vai variar de acordo com a sua proposta.

Por exemplo, se você quer montar uma confeitaria em um centro urbano. Provavelmente sua confeitaria vai ter uma proposta mais gourmet e portanto será mais cara.

Entretanto, isso vai mudar completamente se a sua confeitaria estiver em seu bairro. Afinal, ela vai ter um tom mais família e por consequência seu investimento vai ser menor.

Além de responder essas perguntas e definir sua proposta, existem alguns equipamentos e colaboradores que devem ser incluídos nessa conta.

                        Equipamentos para montar uma confeitaria do zero

Os principais equipamentos que você precisa ter para montar sua confeitaria do zero são:

  • Fogão
  • Geladeira ou Freezer
  • Forno
  • Batedeira e liquidificador
  • Utensílios de cozinha
  • Bancadas
  • Potes para armazenamento

Como montar uma confeitaria do zero: Pessoas que você deve contratar para sua confeitaria

Os principais colaboradores que você deve contratar para sua confeitaria são:

  • Balconista (Também responsável pelo caixa)
  • Auxiliar de cozinha
  • Garçons (Se possível)
  • Fornecedores (Farinha, ovos e etc)

Com base nessas perguntas, colaboradores e equipamentos você deve planejar o seu investimento necessário. Entretanto, isso não é uma regra. Afinal, o seu negócio é seu e ele pode ter mais ou menos elementos de acordo com sua proposta.

Por exemplo, uma média interessante para uma confeitaria pequena é de R$5.000,00. Porém, isso vai depender da sua proposta.

                        Como montar uma confeitaria do zero: Use o marketing a seu favor

O marketing é tão essencial no sucesso do seu negócio quanto o seu investimento. Afinal, é o marketing que vai chamar atenção dos seus clientes e ajudar na fidelização.

Lembra quando falamos no tópico anterior sobre a sua proposta? O marketing precisa conseguir passar o tom do seu negócio.

Por exemplo, digamos que você escolha uma proposta gourmet. Dessa forma, as redes sociais da sua confeitaria precisam passar essa ideia mais sofisticada por parte da sua confeita.

Da mesma forma, se sua proposta é ser uma confeitaria de bairro. A sua logomarca precisa passar esse sentimento mais família, com um valor mais em conta e etc.

                        Elementos do marketing que sua confeitaria deve ter

Aqui vamos passar alguns elementos do marketing que sua confeitaria precisa ter, eles são:

  • Logomarca original (Colocando em todas as embalagens se possível)
  • Boca a boca (Pode falar para toda a família)
  • Redes sociais (Instagram, Facebook e Tik Tok)
  • Propaganda nas redes sociais (Tráfego pago)
  • Use a ferramenta Google Meu Negócio (Cartão de visitas online)
  • Tenha um site apenas se possível

Nossa recomendação é que estude um pouco sobre marketing digital antes de abrir a sua confeitaria. Afinal, todos esses elementos vão ajudar bastante o seu negócio decolar.

Além disso, outros elementos como delivery, cardápio online em suas redes sociais e promoções em aplicativos como ifood também devem ser considerados.

                        Conclusão

Para finalizar a nossa matéria queremos desejar boa sorte e dar uma dica final e talvez a mais importante. Confeitaria é uma união entre paixão e negócios, mas você deve manter esses dois pontos em equilíbrio.

Dessa forma, aposte na sua paixão, mas lembre-se que é um negócio. Então leve o tempo que achar necessário para fazer realmente uma empresa. Dessa forma, esse tempo para ter o valor do seu investimento ou o conhecimento necessário para começar.

Gostou da nossa matéria sobre como montar uma confeitaria do zero? Comente abaixo se ficou alguma dúvida e nós vamos respondê-la o mais rápido possível.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!