SB24HORAS

Notícias na hora certa!

DIY: aprenda a deixar sua casa fresquinha apenas com a decoração

Compartilhe essa notícia!

Com o calor intenso, algumas dicas de decoração podem ajudar a regular a temperatura do lar e deixá-la mais amena

O calor intenso dos últimos meses tem deixado várias pessoas impressionadas. Apesar de estarmos acostumados com altas temperaturas, é inegável que neste ano tem sido diferente. Como medida para tentar amenizar o efeito do calor, além de utilizar ventiladores e ar-condicionado, é possível adotar algumas medidas de decoração e cuidados com a casa para deixar o ambiente mais fresco e agradável. Veja, a seguir, quais são as dicas mais eficazes para refrescar os cômodos e deixar a residência com temperaturas mais moderadas.

 

Os pisos frios são essenciais para deixar o lar mais agradável. Em dias de calor excessivo, pisos como cerâmica, porcelanato, mármore e granito podem auxiliar na regulação da temperatura do espaço. Além de refrescar o ambiente, esses tipos de piso também são mais duráveis e fáceis de limpar.

 

Outra recomendação é investir nos cômodos com cores neutras e mais claras. A pintura é extremamente versátil e uma opção relativamente fácil e barata de mudar na decoração do imóvel. A maioria das lojas de tintas conta com tecnologia para desenvolver sua própria cor exclusiva, trazendo sua própria personalidade para o ambiente. No entanto, as cores escuras devem ser evitadas, pois elas costumam absorver mais calor. Caso insista, é possível utilizar a cor escura em uma das paredes, dando destaque a ela e trazendo um efeito mais interessante para a decoração.

 

Investir em vasos de plantas também pode ajudar no bem-estar e amenizar o calor. Trazer um pouco mais de verde para dentro do lar ajuda a deixar o espaço mais aconchegante e também a regular a temperatura e a umidade. Além disso, as possibilidades são ilimitadas. São vários tipos de plantas que podem ser escolhidas para decorar a casa, e elas podem ser colocadas em diferentes tipos de vasos, em suportes nas paredes e até mesmo suspensas.

 

Os têxteis também devem receber atenção. Jogos de cama em fibra natural como algodão e linho costumam ser mais macios e refrescantes que os de material sintético, como o poliéster. O algodão também deve ser o material preferido para as cortinas, capas de almofadas e estofados, ao invés de materiais como veludo.

É importante não ter móveis e objetos espalhados em excesso dentro de casa. O motivo pelo qual isso não é recomendado é porque atrapalha a passagem de ar, deixando o cômodo sem ventilação. Portanto, focar em uma decoração mais minimalista e deixar de lado itens sem funcionalidade traz mais vantagens. Para ainda mais conforto, pode-se utilizar um purificador de ar para manter o ambiente mais úmido junto da ventilação natural, auxiliando na melhora da respiração e da saúde em geral.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!