Todos os anos existe uma expectativa entre os torcedores brasileiros para saber quem será o jogador mais jovem a ser convocado pelo treinador da seleção para a disputa da copa do mundo. Trouxemos abaixo alguns casos que mereceram destaque ao longo de todos os anos que o Brasil.
Em primeiro lugar, é claro, não poderíamos deixar de destacar Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O maior jogador de todos os tempos do futebol mundial possui inúmeros feitos em sua carreira e um dos principais perdura até hoje mesmo depois de 64 anos: Pelé foi o jogador mais jovem da história do futebol a conquistar uma copa do mundo.
Aos 17 anos de idade, não foi esse o único recorde de Pelé nesta copa disputada na Suécia em 1958. Além de ter sido o jogador mais jovem a vencer uma copa, Pelé também foi o mais jovem a marcar gols em uma final (dois gols na vitória por 5 a 2 diante da Suécia) e o mais jovem a fazer um “hat-trick”, ao marcar 3 gols contra a seleção da França.
Entretanto, Pelé não foi o único “fenômeno” do futebol brasileiro a ir para uma copa do mundo tão jovem. Na conquista do tetracampeonato pela seleção brasileira na copa do mundo de 1994, realizada nos EUA, Ronaldo também com apenas 17 anos de idade integrava a lista de convocados. Apesar de não ter entrado em campo em nenhum jogo, o jovem craque brasileiro que naquela época ainda era chamado de “Ronaldinho”, dava suas primeiras demonstrações do status que viria a adquirir posteriormente. Nas copas seguintes, o fenômeno foi um dos jogadores fundamentais para a seleção brasileira, tendo ficado com o vice em 1998 e conquistado o título em 2002 em sua redenção após o episódio polêmico na final da copa anterior.
Também em 2002 era convocado pela seleção brasileira outro jovem que viria a se sagrar nos anos seguintes como o melhor jogador do mundo. Com apenas 20 anos de idade na Copa do Japão e Coréia, Kaká era o caçula na lista do técnico Luís Felipe Scolari. Jogou apenas 27 minutos naquela copa do mundo, durante a goleada por 5 a 2 contra a seleção da Costa Rica. Mesmo com a pouca participação em 2002, Kaká alcançaria o topo do futebol mundial nos anos seguintes. Foi peça fundamental e titular da seleção brasileira nas copas de 2006 e 2010, e eleito o melhor jogador do mundo em 2007 enquanto atuava pelo Milan.
Nas copas de 2006 e 2010 o Brasil foi para a disputa com jogadores mais experientes. Em 2014 Neymar e Bernard encabeçavam a lista de jovens para a competição em casa, mas já com 22 anos de idade, 5 a mais do que Pelé e Ronaldo quando foram para sua primeira copa do mundo.
Na Copa de 2018 disputada na Rússia a seleção brasileira voltou a convocar um jogador um pouco mais jovem. Na ocasião o escolhido foi o centroavante Gabriel Jesus, com 21 anos de idade na ocasião e se destacando no Manchester City sob o comando de Pep Guardiola. Infelizmente, apesar de ter sido titular nos cinco jogos do Brasil na competição, ficou marcado negativamente por não ter feito nenhum gol durante a competição perdendo o prestígio e o posto de titular da seleção de Tite nos anos seguintes.
Quem será o jogador mais jovem da seleção brasileira na Copa de 2022?
Na possível lista de convocação de Tite para a disputa da Copa do Mundo do Catar alguns jogadores jovens tem grande possibilidade de serem convocados. Vinicius Jr., que terá 22 anos durante a disputa no final do ano é um dos jogadores que muito provavelmente deve constar na lista final de Tite. Rodrygo, seu companheiro de Real Madrid, também segue no páreo e caso seja convocado ao menos em comparação com Vini Jr. Levará vantagem como o mais jovem. Durante os meses da Copa do Mundo, Rodrygo estará com 21 anos, 1 a menos que seu companheiro de clube.
Outro jovem jogador que vem sendo convocado pelo treinador da seleção recentemente é o atacante Antony, do Ajax. Com 22 anos de idade, entretanto, o jogador é alguns meses mais velho do que Vini. Jr, que assumiria a condição de mais jovem entre os convocados caso Rodrygo não faça parte da lista.
De qualquer forma, quem quer que seja o jogador mais jovem da seleção brasileira convocado para participar da Copa de 2022, certamente passará longe do recorde de lendas como Pelé e Ronaldo Fenômeno, que com apenas 17 anos de idade já integravam a seleção principal do país.
Mais próximo do feito do que os prováveis brasileiros da próxima edição, devem estar jogadores de outras seleções mundiais, como por exemplo Ansu Fati, que com apenas 19 anos tem grande probabilidade de envergar como titular a camisa da seleção da Espanha durante a disputa.



