Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Após recesso, Câmara de Limeira retoma trabalhos legislativos nesta quarta-feira

Redação 2 de fevereiro de 2022 4 minutes read

Vereadores elaboraram 4.952 proposições no ano passado 

A Câmara retoma, nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, a tramitação de proposições após o recesso parlamentar. Todos os anos, entre 23 de dezembro e 1º de fevereiro, os trabalhos legislativos ficam interrompidos, conforme Regimento Interno. Nesta semana de retorno, estão previstas as reuniões das comissões permanentes da Casa. Já a primeira sessão ordinária do ano ocorre na segunda-feira, dia 7 de fevereiro, a partir das 14h30, no Plenário Vereador Vitório Bortolan, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo no YouTube, Facebook e site.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Por conta do recesso, estavam suspensas as atividades legislativas, como reuniões das comissões, sessões ordinárias e extraordinárias, além da tramitação de projetos, requerimentos e moções. Nesse período, o trabalho administrativo executado pelos servidores efetivos e assessores é mantido. Da mesma forma, o trabalho político dos parlamentares e o recebimento de demandas dos munícipes pelos gabinetes não parou.

Produção legislativa

Em 2021, a Câmara Municipal de Limeira realizou 44 sessões ordinárias. Durante esse exercício legislativo, foram 4.952 proposições elaboradas, entre projetos, requerimentos, indicações e moções, segundo o Departamento Legislativo da Casa.  

No relatório geral do controle de proposições do ano passado, constam projetos de lei (323), de lei complementar (32), de decreto legislativo (29), de resolução (35) e de emenda à Lei Orgânica do Município (2). Dessas matérias, foram aprovadas 173, quatro foram prejudicadas ou rejeitadas, 35 foram retiradas, cinco arquivadas e as demais constam em trâmite ou disponível para leitura.

As indicações e os requerimentos representam o maior volume na produção legislativa. Tramitaram 4.272 proposições dessa natureza. É por meio das indicações que os parlamentares sugerem medidas de interesse público ao Executivo. Já os requerimentos se referem a toda solicitação formulada, o que pode demandar da Prefeitura o envio de respostas ou ainda a apreciação de tomadas de decisão sobre assuntos variados que envolvam o município.

Em relação às moções, às quais os vereadores se manifestam a favor ou contra determinados temas, foram aprovadas 232. Outras quatro foram prejudicadas, 19 retiradas, três rejeitadas e uma está para leitura.

___

Mesa de Negociação debate reposição inflacionária  

Presidente da Câmara se reuniu com diretoras do Sindsel

Na manhã desta terça-feira, 1º de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Limeira, vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), recebeu representantes da diretoria do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel). Esse foi o primeiro encontro para debater a Campanha Salarial 2022 dos servidores do Poder Legislativo.

Participaram do diálogo as diretoras colegiadas do Sindsel, Silvana Arado, Kelly Scholl e Bruna Carvalho. Representando a Câmara, além do presidente da Casa, estavam presentes os secretários Romulo Soares (Administração e Finanças) e Marcelo Lima (Legislativo).

A pauta oficializada pelo sindicato pede a reposição da inflação estimada em 21,48%. O índice se refere ao IPCA-IBGE, do período acumulado desde o último reajuste em março de 2019 até o prazo da data-base (1º de março deste ano). Também é solicitada a recuperação das perdas inflacionárias no vale-refeição e auxílio-alimentação, no percentual de 23,15%. A demanda foi debatida e votada em assembleia dos servidores do Legislativo, em 19 de fevereiro.  

Lemão informou que fará o possível para avançar nessa pauta e chegar o mais próximo de atender a proposta, uma vez que compreende o impacto da inflação nas perdas salariais. Ele destacou que nos últimos dois anos não houve reajuste por conta da vigência da Lei Complementar Nº 173/2020, com medidas de auxílio fiscal do Governo Federal durante a pandemia, que congelou os aumentos de salários para os funcionários públicos de todo o Brasil até 31 de dezembro de 2021.   

O presidente da Câmara destacou o esforço integrado dos servidores em meio à pandemia, que mantiveram o trabalho de atendimento à população, mesmo à distância e alguns presencialmente.  O vereador Lemão enfatizou ainda que, desde o início da emergência em saúde pública, a Casa adotou medidas para preservar a segurança e a saúde de todos.   AGENDA ATE05022022

Deliberação

Uma nova reunião da Mesa de Negociação será agendada com o Sindsel para que a presidência apresente uma resposta às demandas apresentadas.

A diretora Silvana Arado avaliou que o presidente da Câmara se demonstrou receptivo à proposta da categoria nesse primeiro encontro. Ela expôs que não se trata de pedido de reajuste real, mas da necessidade de correção das perdas salariais, para recuperar o poder de compra dos servidores.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: 22 milhões de brasileiros receberão o PIS/Pasep a partir do dia 8 de fevereiro
Next: Covid-19: Santa Bárbara vacina 2.560 crianças e segue com campanha
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente