Relatório feito pelo YouTube e pela Oxford Economics aponta benefícios do ecossistema criativo no Brasil
A profissão “youtuber” já é uma realidade no Brasil. Nos últimos anos, principalmente, criar conteúdo para a plataforma de vídeos da Google se tornou muito comum, sobretudo entre pessoas jovens, mas não só – canais de culinária, eletrônicos e artesanato, por exemplo, regidos por pessoas de todas as idades, também ganharam o gosto do público digital. O aumento no número de pessoas mais velhas com smartphones e internet também é um fator que influenciou diretamente nisso, e hoje não é nada difícil ver pessoas com mais de 80 anos assistindo a vídeos no YouTube.
A criação de conteúdo para a plataforma, no entanto, ganhou fama no Brasil no final dos anos 2000 e só aumentou desde então. O esquema de trabalho é relativamente simples: você sobe um vídeo já gravado no YouTube, gratuitamente, e tem o seu retorno financeiro gerado por anúncios no meio do vídeo. Se os seus vídeos forem assistidos por bilhões de horas, esses números são convertidos em dinheiro para você.
De acordo com um levantamento do próprio YouTube, feito em parceria com a Oxford Economics (Inglaterra), a criação de conteúdo na plataforma contribuiu com mais de R$ 3 bilhões para o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, gerando mais de 120 mil empregos em diversos setores que movimentam a plataforma direta ou indiretamente.
O Relatório de Impacto do YouTube Brasil: Contribuição econômica, social e cultural da plataforma para o país em 2020 é um estudo inédito realizado no Brasil, que foi feito com o intuito de avaliar o impacto e os benefícios econômicos, sociais e culturais do YouTube em 2020. O estudo foi feito baseado no feedback dos próprios criadores de conteúdo que passam, ao menos, oito horas semanais dedicadas à plataforma, além de empresas e usuários.
Atualmente, existem mais de 20 mil canais, com mais de 100 mil inscritos no Brasil, e são mais de dois mil canais com mais de um milhão de inscritos. Esses números, em 2020, cresceram consideravelmente. E, no YouTube, é possível encontrar todos os tipos de conteúdos, como esportes, tiro esportivo com carabina de pressão, jogos dos mais variados gêneros, cinema, música, culinária e muito mais. Tornou-se um veículo com diversos canais em que quem escolhe o que assistir é o próprio telespectador, que interage diretamente com o criador do conteúdo.



