SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Instagram Ads: saiba como fazer

Compartilhe essa notícia!

O Instagram Ads tem sido uma ferramenta muito utilizada para se aproximar dos clientes, visto a grande quantidade de pessoas que aderiram à rede social nos últimos anos.

O Instagram é uma rede social que permite a interação mais dinâmica entre os usuários, por meio de fotos, vídeos e montagens em carrossel, além de enquetes, cliques, gifs, emoticons e mensagens no direct.

Levar seus serviços como distribuidora de flores ao consumidor final, por exemplo, nunca foi tão fácil e prático. O uso de anúncios com imagens vibrantes das flores no feed ou story pode agora facilmente converter acessos em compradores.  

Saber onde está o seu consumidor e veicular anúncios diretamente a ele são fundamentais nesse novo cenário e essa ferramenta do Instagram permite uma personalização ímpar.

Entenda o que são os anúncios do Instagram, como funcionam, qual sua importância para os negócios e como você pode programá-los começando do zero.

O que são anúncios no Instagram?

Como o Instagram é uma rede social que admite e suporta inúmeros vídeos e fotos, os anúncios a serem veiculados na plataforma seguem essa mesma linha de raciocínio.

Sendo assim, os anúncios apresentam formatos mais dinâmicos e interativos, diferentemente da veiculação em buscadores, por exemplo.

A grande inovação neste tipo de anúncio está relacionada à interatividade que permite que os clientes votem nas enquetes, cliquem e uso das “chamadas para ação”, como o “saiba mais”.

Para criação e veiculação destes anúncios, o Facebook, empresa que detém as ações do Instagram, criou o Ad Manager, que é um local em que você pode personalizar seu anúncio de acordo com preferências do seu público-alvo.

Dentro do Ad Manager é possível selecionar o público para o qual seu anúncio será veiculado, conforme parâmetros de idade, local, sexo e comportamento, e personalizar o tipo de anúncio, vídeo, foto ou carrossel.

Benefícios do Instagram Ads para os negócios

Esta ferramenta ganhou força nos últimos anos e trouxe uma série de benefícios a quem quer vender online.

Os principais benefícios obtidos com o Ads do Instagram são:

  • Maior quantidade de acessos à página;
  • Maior número de downloads do seu aplicativo;
  • Interação aumentada;
  • Aumento da conversão;
  • Maior engajamento.

As empresas de serviços de portaria, por exemplo, podem ser mais facilmente encontradas pela veiculação de anúncios no Instagram e gerarem maior número de contato por meio de acessos ao site.

Se achou interessante a proposta, agora vamos te mostrar quais são as 6 etapas principais para começar a anunciar no Instagram, partindo do zero, e alcançar maior quantidade de clientes em potencial.

1. Navegue até o Ad Manager do Facebook

Como sabemos, o Facebook é quem detém o domínio sobre a rede social Instagram e por isso, abriga as configurações para veiculação de anúncios dentro do seu site.

Acesse o Ad Manager, que é o gerenciador Ad, responsável pela veiculação de anúncios do Instagram e faça login com sua conta comercial ou pessoal, para iniciar a criação do seu anúncio.

2. Defina o seu objetivo de marketing

Antes de estabelecer o tipo e o conteúdo do seu anúncio, deve ter em mente os objetivos ao veicular a publicidade. Sabendo onde se quer chegar, escolher o caminho fica mais fácil.

Se o seu cliente faz pesquisas na internet com o tema fornecedor papel fotografico e você tem uma empresa voltada ao atendimento deste tipo de serviço, mas os anúncios não chegam a ele. Seu objetivo, neste caso, é aumentar o alcance.

Você pode pensar em alguns desses objetivos, como:

  • Conscientização da marca;
  • Alcance aumentado;
  • Maior tráfego;
  • Aumento nas instalações do seu aplicativo;
  • Engajamento;
  • Aumento nas exibições de vídeo;
  • Aumento de leads;
  • Conversões em seu site ou aplicativo.

Ao selecionar uma ou algumas opções dessa lista, você facilmente tem a correspondência na ferramenta, tornando a veiculação do anúncio algo ainda mais fácil e objetivo.

Sendo assim, suponha que você seja um distribuidor de telha sanduíche e tem alta demanda de acessos, mas baixa de conversões no site. Logo, seu objetivo principal para os anúncios é adquirir o maior número de conversões.

3. Configure seu público-alvo

Tendo estabelecido o objetivo, é hora de configurar seu anúncio conforme os dados do seu público-alvo. Para isso, você deve se atentar às características que o compõem.

Você deve ter em mente que o local para o qual deseja veicular o anúncio, a faixa etária, sexo, idiomas, comportamento, interesses, estilo de vida e os demais dados demográficos.

Por exemplo, se você fornece serviços de contabilidade, pode pensar na veiculação de anúncio para um público adulto, com idade entre 30 e 50 anos, de ambos os sexos e que residam em São Paulo, se é onde você mora e quer prestar serviço.

4. Escolha seus canais

O Facebook, via de regra, veicula os anúncios em ambas as plataformas. Sendo assim, se você criou anúncios específicos de enquadramento para Instagram, deve selecionar especificamente esse canal.

A partir daqui, você pode especificar o Instagram como um canal, bem como se deseja que esses anúncios apareçam no feed ou na seção de stories da plataforma.

Se você é fornecedor de piso tátil e criou anúncios para o feed do Instagram, certamente deverá optar pela publicação exclusiva na plataforma, evitando que fotos do seu trabalho, por exemplo, fiquem deformadas e pareçam amadoras.

 

Tal atitude mantém as imagens em alta resolução, passando credibilidade ao seu consumidor final sobre a qualidade do piso vendido.

5. Defina seu orçamento e programação de anúncios

No caso de já ter familiaridade com a plataforma e ter feito alguns testes de veiculação, você pode já saber o que fazer com relação ao orçamento.

Se você não souber exatamente onde definir seu orçamento diário ou vitalício ao exibir sua primeira campanha publicitária no Instagram, isso vem com tentativa e erro, resultados da experiência ao longo do tempo.

Como a ferramenta lhe permite pausar o anúncio ou modificar o orçamento, você pode arriscar e fazer algumas tentativas, se estiver iniciando. Você pode mexer na ferramenta e ter as perspectivas de alcance com base no orçamento.

Por exemplo, se você tem uma empresa de letreiro e inicia com uma veiculação com orçamento de R$7,00 mas não vê grande resultado dentro de uma semana, o que você faz?

 

Você pode arriscar e dobrar o valor diário na próxima semana. Vendo que aumentou mais ainda está abaixo do desejado? Aumente um pouco mais.

 

Caso esse outro aumento do orçamento não surta efeito, você pode pensar também na estratégia que está usando no anúncio, o design e o conteúdo, em revê-la para otimização da publicidade.

6. Crie seu anúncio do Instagram

Agora você sabe como criar, então precisa aprender sobre os diferentes tipos de anúncios que o Instagram oferece e quais os tipos de anúncio são melhores para o seu negócio.

Além disso, você pode escolher entre carrossel, imagem ou vídeo únicos, coleção ou apresentação multimídia.

Apresentação multimídia

A apresentação multimídia é como uma apresentação de slides criada no Power Point, só que dentro do Ad Manager do Facebook.

 A ferramenta fornece um espaço próprio que permite a criação da apresentação dentro do seu próprio espaço.

Selecione as fotos que deseja exibir, monte uma sequência e insira a escrita e o áudio, tudo dentro do próprio Ad Manager.

Carrossel

O tipo de anúncio carrossel é exibido no feed do Instagram e consiste numa sequência lógica de imagens associadas a frases. Você pode também associar botões que chamam o cliente para ação, como o “saiba mais”.

Imagem única

Este caso de anúncio tem o mesmo estilo do carrossel, no entanto, inclui apenas uma foto estática e é usado na seção story. Você pode acrescentar o texto referente à sua imagem e também botões de ação de “arraste para cima”

Coleção

Um dos mais novos recursos de anúncios do Instagram é a forma de coleção. Nela, o cliente experimenta a disposição de produtos como em um catálogo, tendo dinamicidade após interação com os dedos.

Vídeo único

Se preferir, pode optar por anúncios veiculados como vídeos que podem ser criados por meio de aplicativos externos ou dentro do próprio gerenciador. Existe a possibilidade de acrescentar texto também.

Considerações finais

Não faça propaganda enganosa, ou os famosos clickbaits, que são textos sensacionalistas e geralmente fantasiosos. Os clientes podem se sentir enganados e desconfiados sobre a credibilidade da empresa.

Um exemplo é, se sua empresa presta serviços de contabilidade e quer anunciar uma promoção que associa a contratação da consultoria ao brinde de registro do MEI (Microempreendedor Individual) feito pelos profissionais.

Se você colocar algo sensacionalista como “marque hoje sua consultoria e ganhe uma empresa de brinde” pode até ter uma alta taxa de acessos, mas que não surtirão conversão em compradores por ser propaganda enganosa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!