Saiba como o consórcio de máquinas e equipamentos pode contribuir para a implementação de inovações no seu negócio de forma prática e econômica.
Investir em máquinas e equipamentos tecnológicos é essencial para melhorar a qualidade dos serviços de uma empresa médica, visto que a tecnologia oferece soluções para clínicas, laboratórios e consultórios odontológicos, que acompanham a evolução dos procedimentos e técnicas da medicina.
No entanto, como esses aparelhos possuem um custo elevado, nem sempre é possível adquiri-los à vista. Nesse contexto, o consórcio de máquinas e equipamentos surge como a solução financeira que viabiliza a inovação do negócio. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre essa modalidade de crédito.
O que é e como funciona o consórcio de máquinas e equipamentos?
O consórcio de máquinas e equipamentos é um sistema de compra baseado na união de pessoas, físicas ou jurídicas, com o mesmo objetivo: criar uma poupança visando a aquisição de bens móveis (nesse caso, os aparelhos).
Cada consórcio possui uma administradora (empresa autorizada e fiscalizada pelo Banco Central) e fica a cargo dela formar os grupos e geri-los, viabilizando o consórcio. Dessa forma, uma taxa de administração é cobrada pelo serviço.
Nessa modalidade de crédito, o valor do bem é dividido por um período estabelecido em contrato e, a partir desse momento, cada participante do grupo deve pagar uma mensalidade até o fim do prazo de vigência do documento.
O grande diferencial do consórcio é que todos os meses (ou no intervalo determinado em contrato), a administradora contempla um ou mais membros do grupo com uma carta de crédito no valor do bem, até que todos os membros sejam contemplados.
Há duas formas de obter esse crédito: por meio de um sorteio ou de um lance. A contemplação via lance acontece em forma de um leilão, que ocorre de tempos em tempos. A mecânica de funcionamento é bem simples: o membro do grupo que oferecer o maior valor será contemplado. Já a contemplação via sorteio acontece quando a cota do membro é premiada. Os sorteios também acontecem em períodos específicos, que podem ser semanais, quinzenais, mensais, etc.
Em ambos os casos, o membro do grupo tem acesso à carta de crédito para comprar o bem sem pagar nada além das mensalidades do consórcio. Ou seja, ele obtém as máquinas e equipamentos que deseja antes do prazo do contrato e continua pagando o mesmo valor de antes.
A importância do planejamento financeiro para o consórcio
Antes de contratar um consórcio de máquinas e equipamentos, é fundamental se planejar, afinal, trata-se de um compromisso mensal que precisará ser conciliado com os outros compromissos já existentes. Portanto, considere os seguintes pontos:
- a sua capacidade de pagamento: não comprometa mais que 30% da sua renda;
 - possíveis imprevistos: tenha uma reserva de segurança para gastos urgentes e eventuais;
 - tempo de pagamento: se possível, opte por consórcios mais rápidos para comprometer a sua renda por menos tempo;
 - corte de gastos: elimine despesas supérfluas para conseguir pagar o seu consórcio com tranquilidade;
 - prepare o seu planejamento mensal: reúna informações sobre as suas receitas e despesas para saber quanto você pode destinar ao consórcio;
 - ferramentas de apoio: use aplicativos de organização financeira para ajudar nesse processo;
 - planeje lances: caso seja sua intenção fazer um lance, guarde dinheiro para isso.
 - prepara-se para a contemplação: a partir do momento que você tiver as suas máquinas e equipamentos, é preciso ter em mente que há gastos periódicos com manutenção e possíveis reparos.
 
Como contratar o consórcio de máquinas e equipamentos?
No mercado, há diversas empresas que oferecem esse tipo de consórcio, inclusive instituições financeiras cooperativas, que disponibilizam crédito e prestam serviços para seus cooperados. Portanto, avalie as opções e opte pela organização que forneça as melhores condições para você.
Após tomar a sua decisão, entre em contato com a companhia para que o processo de contratação seja explicado detalhadamente, visto que cada empresa tem seus próprios procedimentos e exigências.



