Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Superficialidade e polarização na Internet

Redação 26 de agosto de 2021 3 minutes read

Por Cássio Faeddo

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

Em tempos já distantes, muitos paravam em frente a uma banca de jornal e liam só as manchetes. Por exemplo, no jornal sensacionalista “Notícias Populares” estava lançado na capa:        “Nasceu o bebê diabo! ”.  E o cidadão saia dali apavorado com a possibilidade de ser atacado um dia pela criatura maligna.

 

Atualmente, com o fenômeno das redes sociais, esse mesmo tipo de pessoa lê apenas a manchete, e isto se torna suficiente para realizar seus comentários desatinados e fora do contexto do que o articulista escreveu, ou mesmo da notícia.

 

Esses comentários são raramente engraçados, sendo habitualmente agressivos ou mal-educados – palavras que o sujeito não utilizaria frente à frente com seu interlocutor por receio da reação. Muitos comentem delitos tipificados no Código Penal como injúria, calúnia e difamação. Às vezes todos os delitos no mesmo comentário.

 

Mas a Internet é assim. Alçou à condição de críticos leitores de manchetes que mal se lembram do último livro lido.

 

A pior consequência desta espécie de crítica é a capacidade que o leitor de manchetes tem de piorar a própria capacidade crítica. Pior ainda acontece quando este internauta produz ou repassa um meme com a informação que julga ter entendido, e com um clique inicia o compartilhamento.

 

Quando consegue ler algumas linhas de um texto, esse tipo de internauta, tem imensa dificuldade de interpretação de texto, ou de refutar ideias por meio de pesquisas de referências com alguma validade científica.

 

Não se trata de se filiar a um tipo de pensamento, liberal, social, capitalista, esquerda, direita. O elemento não lê e não lerá nada.

 

Desta forma, o leitor de manchetes confunde texto de opinião com notícia, e se torna facilmente manipulável.

 

Não foi sem razão que o propagandista de Hitler, Goebels, não só dominou todos os meios de comunicação, mas determinou a fabricação de rádios para o povo alemão. Hitler entendia que o domínio se exercia com a comunicação de massa, rebaixando o conteúdo ao mínimo compreensível para o homem mais simples da população.

 

Assim, acompanhamos o mesmo na linguagem utilizada na Internet, a superficialidade e a polarização política alimentada por ela.

 

Quanto mais rasteira e direta for a crítica, e mais posicionado ao polo for, mais agradará o público que busca apenas um reflexo de suas impressões de mundo, normalmente simplistas e superficiais.

 

Para sustentar quem ou o que é melhor ou pior se faz necessário ter fatos e dados como luz, sob pena de, sem fundamentos, o interlocutor se tornar apenas um mero torcedor fanático.

 

Cássio Faeddo. Advogado. Mestre em Direito. MBA em Relações Internacionais – FGV/SP

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Governo de SP inicia 3ª dose para idosos no dia 6 de setembro
Next: Água e escassez
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente