O óleo de melaleuca é considerado um remédio que não deveria faltar em nenhuma casa hoje em dia. Certamente você já ouviu ou leu sobre isso, dizem que tem efeitos milagrosos.
Não deve funcionar apenas contra espinhas, pele manchada ou herpes, mas também contra fungos nas unhas, coceira no couro cabeludo ou mau hálito. Mas isso é verdade? Vamos verificar aqui.
Qual é o efeito do óleo de melaleuca?
Pesquisas e auto experimentos provam que o óleo essencial tem propriedades curativas – é até considerado uma espécie de antibiótico natural. A razão para isso é a alta proporção de terpineno, que fica em torno de 40% em um óleo puro. Ele serve como:
- fungicida;
- anti-inflamatório;
- cicatrização de feridas.
Que outros usos existem para o óleo de melaleuca?
Parece uma cura milagrosa, sim. Mas se você nunca usou antes, deve ter cuidado. Primeiro teste-o em uma área imperceptível da pele, por exemplo, na parte interna do antebraço. Sem vermelhidão, sem queimadura e sem pele seca? Então você pode usá-lo! Por exemplo, assim:
1. Para problemas inflamatórios de pele
Quem não conhece: um evento importante está chegando e a pele está enlouquecendo novamente. E agora? Sem pânico! Basta usar um cotonete para aplicar algumas gotas nas áreas inflamadas e previamente limpas da pele e você verá que o efeito antibacteriano do óleo essencial reduz a inflamação mais rapidamente.
Picadas de mosquito também podem ser tratadas muito bem com óleo de melaleuca. Para fazer isso, basta colocar uma gota na picada.
2. Para pele oleosa e impura
Mesmo que sua pele fique rapidamente oleosa e brilhante, o oleo de melaleuca é ideal para você devido às suas propriedades reguladoras de sebo. Importante: nunca aplique puro em todo o rosto.
Misture melhor com outros óleos, como óleo de jojoba ou óleo de argan, e depois aplique o óleo facial na pele. Ao diluir com água ou outros óleos, você evita a sobredosagem e o ressecamento excessivo da pele.
3. Como máscara facial de óleo da árvore do chá
Você também pode facilmente fazer uma máscara facial anti-espinha. Para isso você precisa dos seguintes ingredientes: 8 gotas de óleo de melaleuca, 1 colher de chá de azeite, ½ xícara de chá de camomila quente e 2 colheres de sopa de semente de linhaça (moída).
Preparação e uso
Misture todos os ingredientes em uma tigela até formar uma pasta e aplique a máscara no rosto. Importante: evite o contato com os olhos, boca e membranas mucosas! Lave com água morna após 20 minutos. Use no máximo uma vez por semana, caso contrário a pele do rosto ficará muito seca.
4. Contra espinhas no corpo
Você tende a ter manchas na pele das costas ou decote? Claro, você também pode aplicar a máscara lá. É muito mais fácil se você não tiver nenhuma ajuda com você, no entanto, é um banho completo com óleo de melaleuca na água. Simplesmente pingue algumas gotas na água do banho e relaxe.
5. Para infecções fúngicas
O óleo essencial tem efeito fungicida e, portanto, combate as doenças fúngicas. No caso de fungos nas unhas, pode ser útil aplicar o óleo na área afetada duas vezes ao dia. Mas este tipo de terapia em casa não substitui a consulta médica, mas apenas serve como suporte para prescrições de pomadas e tinturas.
6. Contra o mau hálito
Se você tem mau hálito ou inflamação nas gengivas, pode usar um anti-séptico bucal com óleo de melaleuca. Coloque de 3 a 5 gotas em um copo d’água e gargarejar. Importante: Não engula, mas sempre cuspa depois de gargarejar!
7. Se o couro cabeludo estiver seco e coçando
Um couro cabeludo oleoso causa problemas? Então, um tratamento capilar com óleo de melaleuca e alecrim pode ajudar a regular a produção de sebo. Você precisa dos seguintes ingredientes: 50 ml de óleo de jojoba, 10 gotas de óleo da árvore do chá, 15 gotas de óleo de alecrim
Preparação e uso
Misture os três óleos. Umedeça os cabelos e distribua a mistura no couro cabeludo. Massageie com a ponta dos dedos em movimentos circulares. Enrole um turbante de toalha e deixe a cura agir por cerca de meia hora. Lave bem com shampoo.
8. Para resfriados
O óleo de melaleuca também funciona contra resfriados. Fazer gargarejos com óleo pode aliviar a dor de garganta. Para fazer isso, coloque 3 gotas em um copo com água morna.
Se você está resfriado, coloque algumas gotas em um banho de vapor de camomila e aspire junto. Vantajoso para as duas partes: o vapor também é bom para a pele irritada ao redor do nariz.
9. Contra o estresse
O óleo essencial também é conhecido por ter um efeito muito benéfico na mente e na alma. Algumas gotas de óleo de melaleuca na água do banho promovem o relaxamento e, portanto, ajudam na recuperação. Ou apenas coloque algumas gotas em uma tigela e coloque no aquecedor.
O que você deve observar ao usar o óleo de melaleuca?
Antes de usar, preste atenção aos seguintes avisos: o óleo de melaleuca é um produto natural altamente concentrado e, portanto, deve ser sempre dosado corretamente.
Como acontece com todos os óleos essenciais, você deve evitar o contato com os olhos e as membranas mucosas para descartar efeitos colaterais indesejáveis. Usar o óleo de melaleuca não diluído pode causar coceira e vermelhidão e tornar a pele sensível à luz.
Portanto, é imprescindível o uso de protetor solar após a aplicação durante o dia. É triste, mas é verdade: infelizmente não é adequado para todos. Especialmente se você tem pele sensível, deve definitivamente ter cuidado ao manuseá-la.
E outra dica: o próprio óleo é extremamente sensível e começa a se oxidar quando exposto ao oxigênio ou à luz. Isso pode desencadear reações alérgicas. Portanto, compre apenas frascos menores e guarde-os hermeticamente e protegidos da luz em um local fresco.
Aviso, risco de vício: depois de testar o óleo de melaleuca e tolerá-lo bem, é quase certo que você não vai querer ficar sem ele. O perfume por si só é uma bênção.



