Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vídeo do Tik Tok viraliza ensinando forma errada de como higienizar o nariz

Redação 27 de julho de 2021 2 minutes read

Pesquisa da Xlear aponta que nariz é a parte mais importante do corpo para evitar doenças

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Um vídeo que viralizou no Tik Tok com mais de 80 milhões de visualizações e 9,5 milhões de curtidas que mostra supostamente como higienizar o nariz com dois dentes de alho crus encaixados em cada uma das narinas, mostra o perigo de buscar informações sobre saúde nas redes sociais.

Uma pesquisa feita em fevereiro de 2021 com a participação de 2.040 jovens (entre 23 e 39 anos) pela Harmony Healthcare IT mostrou que 83% dos participantes afirmaram que, mesmo após receberem orientação médica e o diagnóstico clínico, ainda buscam por conta própria esclarecimentos na internet. Destes, 42% dizem confiar mais em suas pesquisas do que em pareceres médicos.

Apesar de especialistas não indicarem colocar alho no nariz para realizar a higiene do local, lavar a região pode ser benéfico para prevenir infecções. Contudo, não é o que a maioria dos brasileiros acha: cerca de 87,5% desconhece que o nariz é a parte mais importante do corpo para evitar doenças. Foi o que mostrou uma pesquisa feita pelas empresas Toluna Insights e Xlear.

Os dados destacaram, ainda, que a população brasileira prioriza lavar as mãos (50%), lavar o corpo (mais de 15%) e tratar feridas (15%) quando se trata de hábitos de higiene. Mas negligencia o nariz — apenas 18,75% das pessoas lavam a região uma vez ao dia.

Especialistas afirmam que problemas respiratórios podem ser evitados com a higiene nasal regular. Além disso, limpar o nariz é uma maneira eficaz de impedir que os vírus cheguem aos pulmões e outros órgãos.

“É pelo nariz que organismos como bactérias e vírus atacam e entram em nosso corpo. Lá, eles se instalam e depois se espalham para outros lugares. Fazendo a higiene nasal, podemos evitar que eles se desloquem das vias aéreas superiores para as inferiores, causando mais danos à saúde. Nosso nariz e vias aéreas superiores têm ótimos mecanismos de defesa que nos protegem, mas a lavagem torna-se uma ajuda extra”, afirma o pneumologista Gustavo Ferrer.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: André Charone aponta quem seriam os benefíciados com a reforma do IR
Next: Vacina contra o câncer existe?
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente