Se você é daqueles que está se arriscando nos exercícios físicos durante a pandemia para manter o corpo e a mente saudáveis, seja em casa ou nos parques, saiba que é possível melhorar bastante a qualidade das nossas atividades com pouco ou nenhum investimento. Com essas melhorias, conseguimos acompanhar melhor nosso progresso, reduzir possíveis dores consequentes dos exercícios e até aumentar a efetividade das atividades.
A melhor maneira de melhorar a qualidade dos exercícios é conhecendo nosso próprio corpo. Durante o período de isolamento social, muita gente resolveu começar a praticar atividades em casa e se aproveitou de conteúdos virtuais que ensinam exercícios fáceis. Mas, estes materiais não levam em consideração que os diferentes tipos corporais têm diferentes demandas. Por isso, você deve saber como estão os seus batimentos cardíacos, considerar os seus problemas de saúde, analisar o seu histórico de exercícios e levar em consideração sua altura e seu peso antes de escolher quais atividades realizará.
A melhor maneira de fazer tudo isso é com a consultoria de um profissional da educação física. Entretanto, nem todos têm acesso a esse serviço. Então, o jeito é ficar atento aos sinais do corpo e adaptar a carga e o estilo dos exercícios de acordo com as informações que temos disponíveis.
Um dos ônus dos exercícios feitos na pandemia é a solidão. Com as atividades coletivas ainda representando grandes riscos, temos que apelar para a prática individual. Quem é mais competitivo acaba ficando desmotivado. Então, uma boa maneira de manter o estímulo e continuar na rotina é estabelecendo e batendo marcas pessoais.
Para isso, a dica é a utilização de uma smartband, aparelho de baixo custo em formato de pulseira que analisa vários fatores dos nossos exercícios, como a distância percorrida, a velocidade, as calorias queimadas, o tempo gasto, os batimentos cardíacos e muito mais. Dessa maneira, você conseguirá armazenar as estatísticas de todas as suas atividades e manter a motivação tentando quebrar suas próprias marcas.
Se ainda assim você não consegue mais se sentir motivado para os exercícios, a sugestão é procurar companheiros para a realização das atividades de forma virtual. Durante a pandemia, se tornou comum a reunião de amigos por chamada de vídeo para a prática conjunta de exercícios físicos, cada um em sua casa. Além de interagir, você também conseguirá comparar as marcas e ver o desenvolvimento de cada um do grupo.
Outro jeito de melhorar bastante a qualidade dos exercícios é com os equipamentos adequados. Aqui, não é preciso investir muito e tentar criar uma academia em casa: os equipamentos em questão são aqueles que vestimos. Por isso, invista nas roupas e nos calçados confortáveis. Além de aprimorar as atividades, usar o vestuário certo pode prevenir possíveis problemas de saúde.



