Para atender a todos os critérios da Lei Municipal nº 3.381 de 23 de fevereiro de 2021, proposta, aprovada e promulgada pela Câmara de Vereadores e que “dispõe sobre a obrigatoriedade da publicação diária de lista de todos os vacinados contra Covid-19 no Município de Nova Odessa”, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, está atualizando os cadastros manualmente – incluindo a digitação de todos os 2,3 cidadãos vacinados com a primeira dose. Esse procedimento ainda deve levar alguns dias.
A listagem vem sendo divulgada e atualizada diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde desde 1º de março, mas somente com os dados do relatório automático gerado pelo Sistema de registro de vacinas do Governo do Estado de São Paulo, o “VaciVida”. A necessidade de se digitar manualmente os CPFs dos vacinados em uma planilha vem exatamente de uma limitação técnica do próprio sistema “VaciVida”, que não gera nenhum relatório com este dado.
“O sistema do Estado não gera relatório contendo o CPF e endereço das pessoas vacinadas, nem requer as informações sobre cargo, função e setor em que o imunizado trabalha. Mas nossa lei municipal prevê a divulgação dessas informações”, explicou a diretora da Vigilância em Saúde, Joseane Martins Gomes.
“Mas a linha da nossa gestão municipal é atender, gradualmente, todas as exigências da lei, assim que possível, porque não temos nada a esconder. Estamos fazendo isso (o processo de consulta e digitação das informações que o sistema não disponibiliza automaticamente) em plena pandemia, quando o número de pacientes respiratórios atendidos por dia saltou de 40, em dezembro, para mais de 140”, apontou o prefeito Cláudio José Schooder.
Para isso, segundo a diretora da Vigilância em Saúde, desde a última semana, portanto, uma equipe de três servidoras da Secretaria Municipal de Saúde foi deslocada das suas atividades diárias, em plena fase mais aguda da pandemia de Covid-19, apenas para fazer a consulta dos CPFs dos cidadãos vacinados no banco de dados do cadastro de usuários da Rede Básica de Saúde, que é municipal, e sua digitação em uma planilha manual, apenas para atender aos critérios da lei da Câmara.
Os demais dados – incluindo cargo, função e setor em que o servidor municipal imunizado trabalha – serão consultados, também manualmente, junto ao cadastro da Diretoria de Recursos Humanos, e também terão que ser digitados na mesma planilha. São, neste caso, cerca de 450 servidores municiais da “linha de frente” da Saúde já vacinados.
“A nossa equipe técnica também está à disposição para apresentar o funcionamento e as limitações do VaciVida aos vereadores, se eles solicitarem. Por enquanto, vamos continuar trabalhando na montagem manual da planilha que vai atender a todos os requisitos da lei”, finalizou a diretora.
A versão atual da lista segue disponível no site da Prefeitura de Nova Odessa, na forma de um arquivo em pdf atualizado diariamente. Basta ao interessado entrar em http://www.novaodessa.sp.gov.br/Default.aspx e procurar o banner no canto direito, clicar e acessar a listagem, ou diretamente em http://www.novaodessa.sp.gov.br/App_Image/Destaques/vacinas_idosos_01_a_04_de_marco.pdf. No momento, a listagem continua sendo publicada dentro das possibilidades técnicas da pasta e das informações disponíveis automaticamente no VaciVida.
A VACINAÇÃO
A campanha de imunização dos grupos prioritários contra a Covid-19 no Ginásio do Jardim Santa Rosa chegou na segunda-feira (15/03) a um total de 3.167 doses aplicadas. Nova Odessa registrava na ocasião 2.263 primeiras doses aplicadas, além de 904 “reforços” com a segunda dose. A Campanha de Vacinação contra o novo coronavírus acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, no Ginásio do Santa Rosa. O local conta com tenda drive-thru para atendimento dentro do veículo dos idosos com dificuldade de locomoção.
No período da manhã, são agendados os atendimentos para a primeira dose, por meio do pré-cadastro que deve ser realizado pelo site oficial da Prefeitura de Nova Odessa (www.novaodessa.sp.gov.br). A convocação é por idade, não por ordem de cadastramento. A medida foi adotada para se evitar aglomerações. Já no período da tarde, a equipe aplica exclusivamente a segunda dose em e idosos e profissionais da Saúde, que devem ir ao local sempre de acordo com a data indicativa de retorno constado na ficha de vacinação.






