SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Cooperativa Juntos Somos Fortes celebra 4 anos de fundação

Compartilhe essa notícia!

O Rotary Club de Santa Barbara D’Oeste fará a entrega do Subsídio Global, referente a doação de equipamentos de reciclagem e de apoio ao processo de reciclagem, no valor total da ordem de R$140 mil.

Amanhã, dia 27 de novembro a Cooperativa Juntos Somos Fortes (JSF), Central de Gerenciamento de Resíduos Recicláveis de Santa Bárbara D´Oeste, celebrará seus 4 anos de fundação. Juntos aos seus principais parceiros: Prefeitura Municipal, Rotary Club e ViraSer comemorará grandes conquistas alcançadas em tão pouco tempo,  dentre elas, a aquisição de Estrutura e infraestrutura predial, maquinários, contratação dos serviços pela coleta seletiva e a parceria com o ViraSer que contribuirá para sua expansão de atendimento no município, ao se tornar mais uma unidade de Franquia Social ViraSer.

 

“Nesta data comemoraremos exatos 04 anos do início dos trabalhos na “Cooperativa de Trabalho Juntos Somos Fortes”. Nossa Cooperativa de Trabalho visa a proteção ao meio ambiente, bem como a geração de empregos e políticas públicas de inclusão social no âmbito municipal. A “Cooperativa de Trabalho Juntos Somos Fortes” convida seus parceiros, colaboradores e amigos para celebrar mais esta data festiva que muito nos orgulha e enobrece!” – Elisabete Maria de Lima Matos (Presidente da Cooperativa Juntos Somos Fortes)

Vale destacar que a Cooperativa ao longo destes 4 anos de atuação já recuperou mais de  880 toneladas de resíduos recicláveis e tem em seu planejamento estratégico, a partir de 2021 recuperar anualmente cerca de 1500 toneladas.
Foram 8166 árvores poupadas, 1076 litros de petróleo poupados, 248 toneladas de areia poupadas, 324 toneladas de minérios poupados.

“A partir de 2020, o ViraSer passou a selecionar cooperativas de reciclagem no Brasil, que estejam aptas e abertas à inovação para tornarem-se Franquias Sociais, dentre elas, escolhemos a JSF. Nossa missão é quebrar paradigmas do modelo atualmente existente na maioria dos municípios brasileiros, para empreendimentos mais organizados, padronizados e com uma gestão unificada de forma que possam oferecer um serviço mais qualificado ao município.”  finaliza Juliana Navea, CoFundadora do ViraSer e Diretora Executiva do GAIA Social.

Os cooperados que fizeram a instituição nascer a partir de um projeto de resgate social de moradores do bairro Zumbi dos Palmares, não mediram esforços ao integrarem inclusão social com foco na geração de trabalho e renda e da preservação ambiental, a fim de resolver parte dos resíduos que são destinados à aterro sanitário. Nesse sentido, instituições que possuem a mesma sinergia são atraídas para juntas avançarem nesta missão que só tem a contribuir com o desenvolvimento local e regional da RMC.

 

O Rotary Club de Santa Barbara D’Oeste fará a entrega do Subsídio Global, referente a doação de equipamentos de reciclagem e de apoio ao processo de reciclagem, no valor total da ordem de R$140 mil.

Estes recursos foram levantados pelo clube e pelos seus parceiros locais e globais, sendo eles: a Fundação Rotária Internacional; o Distrito número 3000 da Índia; o distrito 4310 do Brasil; o RC de Karur Angels da índia; o RC de Arlington Sunrise, Estados Unidos; o RC Barrancas de Belgrano, Argentina; e o RC de Santa Barbara D’Oeste Progresso.

Estarão presentes na cerimônia a atual presidente do clube, Silvia da Silva Camacho; o casal Governador da gestão atual, Sergio Lelli e Alair C. Bernardinetti Lelli; bem como o governador do distrito 4310, gestão 2018-19, Laerte Tadeu Zucolo.

 

Ainda em 2020, a JSF passa a cumprir contrato de prestação de serviços ao município de Sta Bárbara D´Oeste, para a coleta seletiva domiciliar que atende a 40 bairros da cidade.

“A criação da cooperativa Junto Somos Fortes foi, para o Município de Sta. Bárbara d’Oeste, algo que nos trouxe alguns pontos que precisavam ser trabalhados da coleta seletiva, dentre eles, e os mais críticos talvez, a operação de um serviço de coleta em que haja comprometimento dos envolvidos, a questão social que está por trás de cada um dos catadores autônomos e de cada cooperado, a questão ambiental e, talvez a que tenha sido mais gritante, a necessidade de profissionalização das cooperativas. A Junto Somos Forte, com o apoio do Gaia Social vem se tornando cada vez mais uma empresa de cunho social e ambiental, passando uma imagem de profissionalismo e organização.” Cleber Canteiro – Sec. Meio Ambiente

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!