Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Nova Odessa integra tratamento de esgoto a sistema de monitoramento em tempo real

Redação 12 de agosto de 2020 3 minutes read

O CCO (Central de Controle Operacional) da Coden Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos em Nova Odessa, passou a monitorar a vazão do sistema de tratamento de esgoto da cidade. Agora, os volumes que chegam à ETE Quilombo e os que saem já tratados são monitorados em tempo real na sala de alta tecnologia que funciona desde 2017 na companhia.

O acompanhamento vai ampliar o controle e a eficiência no tratamento do esgoto produzido no município. O sistema de abastecimento de água já era gerenciado 24 horas por dia pelo CCO, o que permite diagnóstico imediato de eventuais problemas na captação, tratamento, armazenamento e na distribuição. A lógica agora se aplica ao tratamento de esgoto.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL


O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza esteve na Coden na manhã desta quarta-feira (12) para conhecer o sistema, apresentado a ele pelo diretor-presidente da companhia, Ricardo Ongaro. “Temos o controle desde a chegada do esgoto doméstico até o final, quando ele é lançado para o Ribeirão Quilombo. Então, qualquer problema que houver não precisamos estar lá full time, nós estamos full time através da sala de controle. É mais um avanço de Nova Odessa em investimento na área ambiental, no controle e tratamento de esgoto”, afirmou o prefeito, que visitou a empresa municipal acompanhado do secretário-adjunto de Governo, Arthur Trevisoni.

O diretor-presidente da Coden Ambiental explicou que o monitoramento feito pelo Central de Controle Operacional permite avaliar o funcionamento de cada componente do sistema de tratamento, o que possibilita ações preventivas, se houver necessidade.

“É importante porque eu consigo avaliar a vazão que chega em tempo real e a vazão de saída, bem como a vazão individualizada dos quatro reatores (tanques onde o esgoto passa pelo tratamento final). Assim, consigo avaliar a eficiência dos reatores”, afirmou Ongaro. Na manhã desta quarta, a ETE recebia, em média, 96 litros de esgoto por segundo. 

 

CONTROLE. Inaugurado em outubro de 2017, o CCO recebe informações em tempo real, via telemetria, dos  PNPs (pontos de monitoramento de pressão) distribuídos pela rede de água e também do nível dos reservatórios. O objetivo é aumentar a eficiência do sistema e reduzir perdas d’água, que alcançaram recentemente o menor nível da história (26%). 


Por meio do monitor de 75 polegadas que fica na sala, é possível saber se alguma região está com problemas. O sistema também ajuda a detectar vazamentos e fraudes. Quando a pressão está muito baixa ou muito alta em determinada parte da cidade, uma equipe é acionada para ir ao local. 

As recomendações técnicas são de que a vazão da água fique entre 10 e 50 m.c.a (metros de coluna d’água;). Se está em 50 m.c.a, por exemplo, isso significa que a água está com uma vazão equivalente à que estaria se caísse de uma altura de 50 metros (quanto mais alto, maior a pressão). Pelo monitor do CCO, é possível ver o m.c.a de cada ponto de monitoramento.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Um dos maiores nomes da astrologia, André Souza, faz sucesso nas redes sociais
Next: Estação Cultural da Fundação Romi realiza atividades online em comemoração ao mês do folclore
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente