Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • 2
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button

Instituto Relfe – A música empodera jovens em Peruíbe!

Redação 25 de julho de 2018 4 minutes read
Compartilhe essa notícia!

TOCANDO VIDAS: MÚSICA É O QUE MOVE O INSTITUTO RELFE PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE PERUÍBE (SP)

O Instituto Relfe é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com atuação desde 2007, em periferias da cidade Peruíbe (SP). Mais de duas mil crianças e adolescentes – 06 a 18 anos – passaram pela instituição nos últimos dez anos, tanto por ações sociais, atividades socioculturais como por acolhimento em abrigo. A atuação do Relfe é de grande importância para a comunidade devido à sua localidade de intervenção, visto que Peruíbe foi classificada como a quinta cidade mais violenta do Estado de São Paulo (Fonte: Instituto Sou da Paz).

Inicialmente, o instituto executava um trabalho social com a comunidade da Vila Erminda, primeiro polo de atuação da organização, com atividades recreativas e esportivas no contra-turno escolar. Alguns anos depois iniciou o serviço de acolhimento institucional no Abrigo Casa Relfe e em 2017 inaugurou a terceira unidade no bairro Caraguava. O principal objetivo do Instituto Relfe é o da inclusão de crianças e adolescentes por meio da música, com o projeto Notas do Futuro. Dessa forma, o trabalho acontece com o intuito de promover a cultura, inclusão, cidadania, autonomia e gerar oportunidades.

Por meio do projeto Notas do Futuro, por mês, 350 crianças e adolescentes participam gratuitamente de aulas de música e oficinas de desenvolvimento. Os beneficiados com menos de 8 anos participam de aulas de musicalização, uma introdução ao universo musical para maior familiarização com os instrumentos e as notas musicais. Para os maiores, as aulas de teoria e prática musical acontecem com uma equipe formada por professores de música. As atividades acontecem no contra-turno escolar e os beneficiados têm a oportunidade de aprender instrumentos como clarinete, flauta transversal, sax, trompete, trombone, tuba, eufônio, violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico e percussão, além de participarem da Prática de Conjunto, aula didática exclusiva para que os participantes pratiquem seus instrumentos com os demais.

O Notas do Futuro tem a coordenação pedagógica, direção artística e regência sob a responsabilidade do Maestro Marcos Sadao Shirakawa, ex regente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Com mais de 35 anos de carreira na música como trombonista e regente, Sadao compartilha seus conhecimentos com professores e alunos. É sob a batuta deste profissional que estão a Banda Sinfônica e a Orquestra do Instituto Relfe, para as quais o Maestro Sadao desenvolve um repertório que mescla o erudito e o popular.

Música e cidadania

Para gerar oportunidades, aumentar a perspectiva e estimular o aumento de uma geração mais cidadã e consciente de seu papel, o Instituto Relfe também oferece oficinas de desenvolvimento. Estas atividades, como o teatro e o karatê, complementam o trabalho executado. As rodas de conversa chamadas “A Música Empodera” reforçam a cidadania, promovem a discussão social e garantem a socialização dos beneficiados e nelas a música é utilizada como ferramenta agregadora. Por exemplo: provoca-se uma discussão sobre política a partir de uma música que esteja nas rádios e/ou faça parte do contexto dos beneficiados. Assim, com a diversidade de atividades, ações e eventos, diminui-se a vulnerabilidade social deste público a ofertas do crime, do tráfico de drogas, da exploração do trabalho infantil e da prostituição.

“A atuação do Relfe é de grande importância por preservar a infância e adolescência e promover oportunidades e perspectivas a crianças e adolescentes que estão inseridos em duas comunidades muito vulneráveis e num cenário de risco de Peruíbe”, afirma Bruno Grassano, diretor executivo do Instituto Relfe. “Acompanhar a evolução e desenvolvimento pessoal dos beneficiados e despertar a esperança de um futuro melhor é o nosso papel e estamos dedicados a isso”.

São mais de 40 profissionais envolvidos e comprometidos com o trabalho no Instituto Relfe. Eles são responsáveis pelas aulas, oficinas, alimentação, monitoria e atividades diversas que garantem o desenvolvimento das turmas que frequentam os polos da Vila Erminda e do Caraguava. E para manter a atuação junto às crianças e adolescentes, o Instituto Relfe conta com o apoio de doadores, padrinhos e empresas que acreditam na dedicação, responsabilidade e compromisso dos profissionais do instituto com os beneficiados. Um grupo de voluntários também contribui para que o trabalho e atuação do instituto sejam bem sucedidos e garantam a inclusão dos frequentadores e famílias beneficiadas.

Para saber mais: www.institutorelfe.org.br e facebook.com/institutorelfe


(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Redação

See author's posts

Compartilhe essa notícia!

Post navigation

Previous: Bebês que nascem muito pesados apresentam maior probabilidade de se tornarem obesos
Next: Vereador questiona Prefeitura a respeito da recuperação do asfalto nas avenidas Rafard e Porto Ferreira
  • FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco