Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • ASSINE NOSSO CANAL NO YOUTUBE
  • CONHEÇA NOSSOS PORTAIS
  • JORNALISMO, MARKETING, ESTRATÉGIA DIGITAL E CRESCIMENTO ORGÂNICO EM UMA ÚNICA ESTRUTURA
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Bacalhau ainda faz parte da tradição da Páscoa

Redação 10 de abril de 2017 3 minutes read

Aprenda a fazer a tradicional bacalhoada para Sexta-Feira da Paixão

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Que é de tradição comer aquele bacalhau suculento na Sexta-Feira Santa todo mundo sabe, mas de onde vem essa tradição? Tudo começou na idade média, quando as coisas eram um pouco mais severas e não se podia comer carne durante toda a quaresma – 46 dias antes da Páscoa.

Hoje em dia, a tradição é um pouco menos rígida, mas a sexta continua sendo o “Dia da Paixão e Morte de Cristo”. Por isso, em respeito à sua morte de Jesus, muitos cristãos ainda não comem carnes de animais de sangue quente – mamíferos e aves -, apenas o peixe, como animal de carne fria. E foi assim que entrou o bacalhau na história.

A tradição do bacalhau é forte principalmente em Portugal e no Brasil, por conta dos nossos colonizadores portugueses, que sempre foram fãs de belas postas de bacalhau. Para oferecer o peixe, é comum fazer a bacalhoada, prato com bacalhau e legumes.

Em respeito à tradição, o restaurante Fogão a Lenha de Americana (SP), oferecerá a famosa bacalhoada no buffet de almoço da quinta, dia 13. Mas para quem prefere fazer em casa, a gastrônoma e chef do Fogão Bruna Chacur, divulgou a receita do prato:

BACALHOADA

Ingredientes

  • 1 kg de postas de bacalhau fresco e dessalgado
  • 4 batatas médias
  • 3 cebolas
  • 1 cabeça de alho descascados
  • 1 xicara de azeitonas verdes
  • 1 xicara de azeitonas pretas
  • ½ xicara de tomate cereja
  • ½ vidro de azeite

 

Modo de preparo

Cubra as postas de bacalhau com água e ferva por 8 minutos. Na mesma água, cozinhe as batatas descascadas e cortadas em rodelas, por 10 minutos.

Arrume numa travessa as batatas, cebolas em rodelas grossas, o bacalhau, as azeitonas, os dentes de alho inteiros e por último os tomates. Regue com todo o azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe mais 15 minutos, ou até as cebolas e batatas estarem cozidas.

 

 

Sobre o Fogão a Lenha
Estabelecido entre os restaurantes de referência da cidade de Americana, tem como características uma administração familiar, culinária de autêntica comida caseira, produtos de qualidade e preço acessível. Os salões são aconchegantes, com ótima localização e atendimento especial, que agradam todas as idades.

No almoço, servido nas opções self-service, prato-feito e marmitex, os pratos agradam aos mais diversos tipos de paladares. Os destaques ficam por conta da variedade de massas, saladas e pratos especiais, como a feijoada, frango caipira com polenta, rabada, frango assado e salmão com filé mignon, servidos em dias específicos da semana.

Além disso, o restaurante atende indústrias, com cardápios completos de café da manhã, almoço, jantar e ceia. Hoje são mais de 50 empresas atendidas e os serviços oferecidos de acordo com a necessidade de cada uma, inclusive com serviços internos.

 

 

Assessoria Gargantini

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Ordem do Dia da 13ª Reunião Ordinária conta com dois projetos e dois pareceres contrários
Next: Clientes do Campinas Shopping podem tirar fotos em cenário temático
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente