Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

PJ-MAIS: núcleo de educação ecoprofissional, premiado internacionalmente, chega à Piracicaba

Redação 16 de agosto de 2016 4 minutes read

A formação integral de jovens com idade entre 15 e 21 anos, que serão capacitados para o ecomercado de trabalho por meio de um programa social, fará do distrito piracicabano de Tupi um polo de Empreendedorismo Socioambiental. O núcleo de Piracicaba (SP) será associado ao Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS), que vem sendo desenvolvido há 20 anos pelos institutos Florestal (IF) e Auá em 15 dos 78 municípios da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCVSP), sendo premiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2001 e pelo Banco Mundial em 2005 como referência em educação ecoprofissional.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Segundo a equipe gestora do polo de Tupi, o processo educativo do PJ-MAIS estimula o protagonismo juvenil e o reconhecimento das potencialidades dos participantes, criando oportunidades de vivências produtivas, reflexivas e de desenvolvimento da capacidade de iniciativa. A formação tem duração de dois anos, com quatro módulos semestrais, voltados a despertar vocações, interesses, vontades, capacidades de observação e interpretação da realidade, geração de competências ecoprofissionais e intervenção na comunidade, por meio do empreendedorismo socioambiental, entre outros projetos. “É importante destacar que, a partir do segundo módulo, os jovens participam do processo de seleção dos futuros participantes e tornam-se monitores dos iniciantes”, ressaltou a Comissão de Elaboração do Projeto (CEP), que se reuniu nos últimos três dias, no Horto de Tupi, para elaborar uma proposta de financiamento para o primeiro núcleo do programa fora da capital paulista.

“As oportunidades de inserção dos jovens no ecomercado de trabalho são quase uma consequência do desenvolvimento das ações do PJ-MAIS. O ecomercado, por sua vez, é um movimento que busca trazer o bem-estar humano e a conservação ambiental para o centro dos setores produtivos. O núcleo de Tupi objetiva contribuir para a formação integral de jovens do ensino médio, com ênfase na educação ecoprofissional, visando à transição para sociedades sustentáveis e o desenvolvimento local”, informou a educadora e membro da CEP, Ana Lúcia Maestrello.

Coordenado pelo IF local, o polo piracicabano é organizado pelas seguintes instituições: Maestrello Consultoria Linguística, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Pira 21, Núcleo de Educação Ambiental (NEA)/Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Esalq/USP (via Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA e Grupo de Pesquisa em Mineralogia do Solo – Gpemso), Iandé – Educação e Sustentabilidade, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (Gmea), Instituto Ambiente Total e Auá. A iniciativa ainda conta com os seguintes parceiros: Escola Estadual Pedro de Melo, Associação dos Moradores do Distrito de Tupi, Programa Ponte – Esalq, Permearte, Cooperativa Reciclador Solidário, Casa do Hip Hop Piracicaba, Conectividades – Inspirações Socioambientais, RBCVSP, além de diversos profissionais que atuam voluntariamente nessa construção coletiva.

De acordo com Maria Luísa Bonazzi Palmieri, responsável pela Estação Experimental de Tupi e coordenadora PJ-MAIS de Tupi, o programa a ser desenvolvido no horto incluirá a capacitação para o empreendedorismo no ecomercado e os módulos terão seus conteúdos construídos segundo às necessidades locais. “Agora, estamos em um processo de diálogo com professores e alunos da escola e com a comunidade do bairro, para apresentar a proposta e adequá-la às demandas locais”, destaca Maria.

 

Mais informações: (19) 3438-7116, eetupi.if@gmail.com.

 

Juan Piva

MTB – 67.378/SP

Assessoria de Comunicação

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Atriz Elke Maravilha morre aos 71 anos
Next: Confiança de empresários da indústria melhora de julho para agosto, diz CNI
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente