4 de maio de 2024

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9.940 gestores da educação perderam seus empregos nos últimos sete anos

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Segundo especialistas mais de 730 instituições foram extintas no mesmo período

Abordar assuntos relevantes ao universo do ensino superior é a proposta oferecida pelo Young Podcast. Em seu segundo episódio, Rodrigo Bouyer apresentador do programa e idealista do projeto debate com suas convidadas Sônia Colombo, consultora de educação e CEO da Humus, Wandy Cavaleiro, diretora da Per Creare Hunting Educacional e Michelle Dentes, diretora de Desenvolvimento, Remuneração e Bem-Estar da Afya sobre o novo perfil dos gestores universitários. 

Após uma série de transformações e mudanças dos novos tempos no mercado do ensino superior, qual o papel e posicionamento desses gestores? Para Sônia Colombo, “os propósitos das instituições precisam estar alinhados com os da sociedade”, dessa forma é necessário o entrosamento entre a qualidade de ensino e as demandas da corporação. “Os gestores disponíveis no mercado de trabalho precisam focar nas suas competências para que elas se assemelham às das instituições”, afirma quando questionada sobre o perfil de gestor e contratado. Para as instituições, “além do feedback, é importante o feedwork, no qual o chefe aponta para o funcionário as competências necessárias e traça um plano de comunicação.” Nesse novo formato de sociedade onde tudo se consome muito rapidamente e as informações mudam a todo momento, criar essa comunicação efetiva é a essência para se obter sucesso e trazer bons resultados. 

Para a diretora da Per Creare Hunting, Wandy Cavaleiro, “desenvolver o foco no empreendedorismo é importante”. As empresas buscam colaboradores com “olhar de donos, que pensem como tal.” Que eles desenvolvam projetos e os executem com pensamentos de proprietários. O novo perfil do gestor vem com visão de mercado, com mais flexibilidade. Às instituições educacionais estão se abrindo mais para a evolução do mercado, assim o profissional precisa não somente ter competências disciplinares para a sublimidade da vaga, mas também é necessário estar atento a tudo o que o envolve. É preciso ser visionário, ter amplitude multidisciplinar do mercado educacional.

De acordo com o censo da educação superior de 2021, desde 2015, 730 Instituições de Ensino Superior (IES) foram extintas. E segundo o setor de inteligência da Brand Ü, cerca de 9.940 gestores perderam seus empregos. Esses dados alertam e comprovam a importância de um novo perfil profissional para esses gestores, o multidisciplinar. 

Michelle Dentes, da Afya, enfatiza uma ementa importante sobre o diferencial na busca desse candidato. “Preciso que esse profissional tenha uma jornada prazerosa, portanto é necessário olhar para pessoa, além de atribuições técnicas de cada cargo, ter diversidade. Em muitas ocasiões ao buscar um profissional para executar um trabalho em regiões mais afastadas, precisamos de incentivos, perspectivas, benefícios, oportunidades, pois acarretam mudanças em suas vidas pessoais.  Na Afya colocamos em prática o empoderamento das pessoas nos locais. Quando surge alguma crise, identificamos e agimos. Dessa forma há promoção de iniciativas e valorização do clima, promovendo a percepção do meu colaborador”.“Mas o que de fato diferencia quem vai se dar bem no mercado educacional enquanto gestor é a vocação para trabalhar com educação. Então, o gestor universitário, ele não só entrega números e indicadores, ele entrega transformação de vida das pessoas. É essa paixão que vai fazer com que você tenha somado ao seu salário e seus benefícios formais, o prazer de conseguir conviver num mercado tão competitivo e às vezes aparentemente tão caótico como o mercado de educação no Brasil.” define Bouyer sobre o tema tratado no segundo episódio do Young Podcast.

 Link segundo episódio: https://www.youtube.com/watch?v=wCPb1yJWntw

 Sobre o Young Podcast:O programa tem concepção e apresentação de Rodrigo Bouyer, atuante no mercado de ensino superior há 18 anos, como professor e diretor de instituições de ensino superior em diversos estados do Brasil. Atualmente, é avaliador do INEP, sócio-diretor da BrandÜ Consultoria Educacional e da Somos Young, empresa que oferece soluções em captação e relacionamento para os clientes, principalmente no mercado educacional.

A temporada contará com uma série de 12 episódios, de 80 a 90 minutos. O novo conteúdo tem como objetivo propor reflexões sobre assuntos presentes na vida de gestores universitários e investidores da indústria, nas áreas acadêmica, regulatória, financeira, comercial e administrativa.

O podcast é uma iniciativa da Somos Young. A organização entrega inovação para transformar a maneira como grandes instituições de ensino se comunicam com os alunos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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