21 de junho de 2024

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8 tendências que todo negócio online deve seguir para ter sucesso

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Segundo pesquisa realizada pela HostGator na metade do ano, a expectativa é que os negócios online cresçam em 24% até o final de 2022. Os números vêm impulsionados por um contexto pós-pandemia de Covid-19 e especialmente pela Copa do Mundo no Catar.

Para empreendedores, esse crescimento apresenta oportunidades, mas também é sinônimo de desafios. Mais do que nunca, faz-se vital perceber quais são as tendências do mercado e saber como aplicá-las nos negócios online, então selecionamos aqui 8 ideias que viraram tendências.

1 – Pagamentos instantâneos e entregas rápidas

A agilidade é uma das características mais atrativas da internet. Todas as informações estão ao alcance dos nossos dedos, sem a necessidade da espera. No caso da aquisição de bens isso é um pouco diferente por conta do transporte, mas os consumidores não gostam de esperar.

Na verdade, o correto seria dizer que consumidores não gostam de esperar mais do que o necessário. Dessa forma, cabe aos negócios encontrarem maneiras de alcançar a agilidade dos concorrentes, seja com pagamentos instantâneos ou entregas mais rápidas.

2 – Personalização das experiências

Cada consumidor tem uma jornada de compra diferente. Esse conceito é, inclusive, um dos mais debatidos dentro da área do marketing. Do ponto de vista dos negócios, cabe acomodar as diferentes experiências de acordo com o perfil do cliente e o que o levou a comprar.

A personalização das experiências está muito ligada aos dados de uso dos consumidores. Plataformas como Spotify, Amazon e Netflix analisam informações de compra a pesquisa dos usuários e, a partir disso, oferecem novos bens e produtos especialmente selecionados.

3 – Incentivo à diversidade

Iniciativas de incentivo à diversidade são uma realidade no mundo dos negócios há algum tempo, mas a tendência é que isso continue a se fortalecer. Não é à toa que em junho, mês do orgulho LGBBTQ+, todas as maiores marcas engajam no apoio às comunidades.

Mais do que uma estratégia de marketing, o incentivo à diversidade está ligado aos valores de uma marca. Ter consciência social e apoiar grupos marginalizados são atitudes poderosas não somente na fidelização de clientes, mas no desenvolvimento das sociedades.

4 – Desenvolvimento de conteúdo relevante

Falar diretamente sobre um produto ou serviço é importante, mas está longe de ser um conteúdo com potencial de viralizar organicamente. Pessoas têm resistência em interagir com marcas, mas gostam de histórias e assuntos relevantes para suas próprias realidades.

Manter um blog com diferentes tipos de assuntos é uma maneira de se conectar com o público-alvo. Se a sua empresa oferece produtos para bichos de estimação, por exemplo, conteúdos relacionados aos pets irão fazer com que o consumidor interaja e compartilhe.

5 – Presença nas redes sociais

As redes sociais são o ponto de convergência de toda a internet. Textos, fotos e vídeos publicados em diferentes plataformas são divulgados e compartilhados no Facebook, Twitter, Instagram, Tik Tok e outros. Estar presente nesses espaços, então, tem vital importância.

Mais do que isso, é necessário aliar essa presença com a dica anterior e disponibilizar conteúdo relevante para o seu público-alvo. Se acompanhar a sua marca nas redes for algo interessante para o usuário, o aumento nas vendas de produtos será o caminho natural.

6 – Consciência ambiental

Assim como assuntos sobre diversidade, a consciência ambiental é uma tendência que ainda não chegou ao seu ápice. Aos poucos empresas estão começando a se preocupar com as condições do meio ambiente, oferecendo alternativas verdes na produção de produtos.

Sempre que possível, opte por alternativas verdes, especialmente se isso é algo importante para o seu público-alvo. Um grande número de negócios prospera tendo como pilar a consciência ambiental, tornando-se referência para aqueles que buscam empresas assim.

7 – Preocupação com assuntos do momento

Essa dica está diretamente ligada com a presença em redes sociais e a produção de conteúdo relevante. Na verdade, é ela quem ajuda a moldar este último. Um conteúdo relevante ao público-alvo de uma marca sempre está relacionado com assuntos discutidos no momento.

Isso é mais frequentemente visto próximo de datas comemorativas, como o Natal ou o Halloween, mas qualquer assunto em voga pode render. O lançamento de uma nova temporada de uma série de streaming popular, por exemplo, é um assunto relevante.

8 – Comunicação direta com consumidores

Ninguém gosta de conversar com robôs. Embora a comunicação automatizada seja extremamente útil para organizar os contatos de uma marca, ela deve ser usada com moderação, servindo somente como uma primeira etapa, jamais como o “todo” do processo.

A tendência, aqui, é facilitar ao consumidor a possibilidade de conversar com pessoas na hora de sanar dúvidas ou resolver problemas. É possível, inclusive, relacionar uma comunicação satisfatória por parte de marcas com a fidelização de clientes.

Tão importante quando seguir tendências, é estar à frente delas. Marcas que buscam crescer em um mercado competitivo não podem ter medo de arriscar e liderar novos comportamentos, sempre buscando oferecer os melhores produtos possíveis e conquistar consumidores.

 

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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