29 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

8 dicas para lidar com o suor e reduzir o mau cheiro

Compartilhe essa notícia!

Confira as melhores dicas para quem tem problemas com suor e mau cheiro.

Quem lida com sudorese e mau cheiro busca por alternativas para eliminar ou diminuir esses incômodos. Sabendo disso, preparamos um texto com 8 dicas, para lidar com o suor e reduzir os odores, que vão desde a alimentação até o uso de roupas antiodor. Continue lendo e saiba mais!

Por que suamos?

O suor é algo normal, sendo um mecanismo utilizado pelo corpo para controlar a nossa temperatura, para que ela permaneça em torno de 36,5°. Claro que existem situações que provocam maior transpiração, como nervosismo, medo, atividades físicas e doenças. Contudo, o mau cheiro não é proveniente do suor, já que ele é composto, basicamente, de água e sais que não foram decompostos.

O odor é causado pela ação de bactérias e fungos em uma ação denominada bromidrose. Esses microrganismos estão presentes principalmente nas regiões mais quentes e úmidas da pele, como os pés e as axilas. Ao entrar em contato com o suor, eles começam a metabolizar alguns de seus componentes, como os ácidos graxos e as proteínas.

Como resultado, são liberados gases, como o ácido isovalérico e o metanotiol, que causam odor. Como, então, prevenir o mau cheiro e o desconforto da transpiração excessiva?

Em primeiro lugar, é muito importante observar o seu corpo. Caso haja suor em excesso ou cheiro muito forte, o ideal é consultar um médico dermatologista. Muitas vezes, a causa pode ser uma doença renal ou hepática, alterações hormonais, diabetes, entre outras.

Nessas situações, é indispensável acompanhamento e tratamento médico para reduzir ou eliminar os sintomas. O médico pode indicar cremes, pomadas, procedimentos com laser ou até mesmo cirurgia, dependendo do caso. A seguir, confira outras dicas!

  1. Prefira usar roupas feitas de algodão, especialmente peças íntimas e meias, por se tratar de um tecido mais respirável, e evite roupas com tecidos sintéticos. Outra opção é utilizar roupas antiodor, com tecnologia antimicrobiana. Também deixe de lado as roupas apertadas, pois elas impedem que o suor evapore corretamente;
  2. você deve trocar de roupa diariamente, evitando repetir ou guardar a roupa que já foi usada;
  3. antes de colocar a peça na máquina de lavar ou mesmo lavar à mão, utilize sabão de coco na parte da roupa que entra em contato com a axila. Depois de seca, passe ferro no mesmo local. Isso vai ajudar a eliminar as bactérias do tecido;
  4. mantenha a higiene de todo o corpo, com atenção especial às axilas, mãos e pés, já que essas regiões concentram uma quantidade maior de glândulas sudoríparas e, como consequência, sofrem mais com a sudorese;
  5. depois de fazer a higiene no banho, deve-se secar bem a pele, especialmente as axilas e os pés, inclusive entre os dedos. O objetivo é eliminar a umidade, já que ela cria um ambiente favorável aos microrganismos;
  6. se possível, opte pelo uso de sabonetes antissépticos e desodorantes antitranspirantes. Não adianta nada querer mascarar o mau cheiro com perfumes. Por isso, invista na prevenção;
  7. os pés são ambientes muito propícios à proliferação de bactérias, já que são quentes e úmidos. Por isso, depois de usar os sapatos, deixe-os em um local com bastante ventilação para secar bem o suor. Evite usar o mesmo sapato por dias seguidos. Além disso, dê preferência a calçados abertos e àqueles fabricados com matéria-prima natural, em detrimento dos fechados e dos produzidos com material sintético.
  8. use sempre meias limpas, preferindo as de algodão, e atente-se à higiene dos pés. Se quiser reforçar a proteção, use um antitranspirante ou talco específico para os pés, o que vai ajudar a reduzir a transpiração.
(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!