18 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

8 dicas para amenizar e prevenir as “dores de inverno”

Compartilhe essa notícia!

Ortopedista explica quais são e como lidar com as dores típicas dos meses mais frios

 

A hora de tirar os casacos e as roupas mais reforçadas do armário chegou. Com a proximidade do início oficial do inverno, dias frios podem ser sinônimo de dores articulares e nas costas para muitas pessoas. Mas, a relação da baixa temperatura com a dor ainda é controversa, já que pesquisas científicas sobre o tema divergem em suas conclusões e resultados. De acordo com o reumatologista Robert H. Shmerling, em estudo da Harvard Medical School, não há relação comprovada entre o clima e as dores de doenças como a artrite, por exemplo, apesar de serem frequentemente relatadas por pacientes em épocas mais geladas do ano.  

 

Mas, então, por que as pessoas sentem dores no frio?

O ortopedista do esporte, cirurgião e especialista em coluna, Dr. Alexandre Guedes, explica: “as dores típicas do frio podem estar ligadas à constrição dos vasos sanguíneos, que reduzem o fluxo sanguíneo para as articulações e causam rigidez e dor. Além disso, as mudanças de pressão atmosférica que ocorrem durante as quedas de temperatura podem afetar as articulações sensíveis, levando a um aumento da dor”. 

 

De acordo com o especialista, outra possibilidade para explicar as dores de inverno pode estar relacionada à lubrificação das articulações: “O frio pode afetar a viscosidade do líquido sinovial, que é responsável por lubrificar as articulações e pode se tornar mais espesso nos dias de temperaturas baixas, dificultando o movimento e causando desconforto”.

 

E para quem garante que consegue “prever” a chegada de uma frente fria por começar a sentir dores articulares, o Dr. Alexandre avisa que isso é muito mais um mito do que uma verdade científica comprovada.

 

Deixar de fazer atividade física pode ser pior 

Quem deixa de lado a prática de se exercitar no inverno tem mais chance de sentir dor. “Muitas pessoas tendem a ficar mais sedentárias e menos ativas nesse período, o que pode levar a uma diminuição da flexibilidade, ao enfraquecimento dos músculos que suportam as articulações e, consequentemente, às dores”, esclarece o ortopedista.

 

Amenizando as “dores de inverno”

Existem formas simples e efetivas de evitar que as incômodas dores apareçam e persistam. O Dr. Alexandre Guedes aponta algumas delas para promover saúde e conforto, principalmente, no período de baixas temperaturas:

 

1 – Mantenha uma postura adequada durante as atividades diárias, evitando ficar sentado ou em pé por longos períodos sem descanso.

 

2 – Pratique exercícios físicos regularmente para fortalecer os músculos das costas e das articulações.

 

3 – Evite levantar objetos pesados de forma inadequada. Use técnicas corretas de levantamento e peça ajuda, se necessário.

 

4 – Utilize calçados adequados e confortáveis que ofereçam suporte para os pés e a coluna.

 

5 – Controle o peso corporal para reduzir a sobrecarga nas articulações.

 

6 – Adote uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes que promovam a saúde dos ossos e das articulações.

 

7 – Aqueça as articulações antes de atividades físicas intensas.

 

8 – Utilize técnicas de relaxamento e alongamento para aliviar a tensão muscular.

 

É importante reforçar que é sempre recomendável consultar um médico para avaliar e tratar qualquer dor persistente ou incapacitante, principalmente quando acompanhada de sintomas preocupantes, como febre, fraqueza, falta de ar ou alterações na função normal do corpo.

Divulgação Dr. Alexandre Guedes, ortopedista do esporte, cirurgião e especialista em coluna.

Sobre o Dr. Alexandre Guedes

Com vasta experiência nas áreas da ortopedia esportiva, do tratamento da coluna e de cirurgias minimamente invasivas, o Dr. Alexandre Guedes oferece atendimento individualizado aos pacientes, através de uma escuta atenta e com os melhores e mais efetivos tratamentos para promover saúde e qualidade de vida. Saiba mais: @dr.alexandreguedes 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!