18 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

7 mitos e verdades sobre cuidados com a beleza que é preciso saber

Relaxed curly haired woman wears clay mask on face, cares about facial skin, gets various cosmetic treatments after taking bath, looks aside, sits in comfortable armchair, wears domestic clothes

Compartilhe essa notícia!

Da depilação com lâmina à musculação em excesso, saiba o que realmente influencia na estética e o que não passa de boato

É muito comum escutar no dia a dia sobre dicas populares de autocuidado que passam, na maioria das vezes, de geração para geração. Quem nunca se rendeu àquela receita caseira para melhorar a saúde da pele, cabelo e até combater a temida celulite? Será que realmente é funcional?

Às vezes embarcamos em uma ‘trend’ das redes sociais, sem ao menos saber sua real indicação. Mas afinal, o que é mito ou verdade? Michele Camargo, biomédica esteta, cosmetóloga e especialista em saúde da pele desvenda 7 perguntas que fazem parte da rotina de beleza de muita gente. Confira!

  1. Lavar o rosto várias vezes ao dia controla a oleosidade?

Mito. Quem sofre com pele oleosa acredita que lavar o rosto diversas vezes ao dia pode ajudar a manter a aparência mais seca. No entanto, o resultado é justamente o contrário. “Quando lavamos excessivamente o rosto para tirar o óleo da pele, ela acaba compensando e produzindo mais óleo ainda, provocando o efeito rebote”, explica a doutora.

  1. Depilar a perna com lâmina afeta o crescimento e textura dos pelos?

Mito. Os pelos não nascem mais grossos quando são depilados com lâmina. “A sensação de uma espessura maior do fio acontece porque a lâmina o corta ao meio, mas logo ele volta ao normal”, afirma Michele. “Porém, quando os pelos são depilados por técnicas que puxam desde a raiz, como a cera, eles chegam mais finos na superfície”.

  1. Esfoliação com café funciona?

Mito. “Não recomendo a esfoliação caseira com borra de café, pois essa prática pode ocasionar inúmeros resultados negativos para a saúde da pele”, diz a doutora.

O café utilizado em casa é produzido apenas para fins alimentícios, ou seja, os grãos são moídos de uma forma específica com extremidades cortantes que podem lesionar a pele. “Uma alternativa caseira é realizar esfoliação com argila, pois além dos benefícios, não agride a pele”, complementa.

  1. Ficar muito tempo sentada afeta o formato dos glúteos?

Verdade. Todo o peso da parte superior do corpo fica centralizado parte inferior, além do atrito causado conforme a pessoa se movimenta na cadeira. “Além de afetar o formato do glúteo, a posição pode causar uma dor na região gerada pelo tempo constante no assento e na mesma posição. É necessário manter a prática de exercícios musculares para estimular a área”, explica a especialista.

  1. Usar roupa apertada causa celulite?

Mito. A roupa apertada não causa, e sim agrava o quadro. Isso porque dois dos fatores que ocasionam a celulite são a retenção de líquido e a má circulação. “Quando nós vestimos uma roupa mais apertada, ela acaba atingindo a circulação sanguínea e linfática. Então ela pode piorar, mas não causar”, garante.

  1. Água com gás causa celulite?

Mito. “Esse é um dos mais comuns, porém, é preciso deixar claro que a principal causa do aparecimento de celulite é o alto consumo de alimentos e bebidas feitas com açúcar, o que não é o caso da água com gás”, esclarece Michele.

  1. Prática excessiva de musculação ocasiona estrias?

Verdade. As estrias associadas à musculação ocorrem quando a pele não consegue acompanhar o crescimento da massa muscular, causando danos às fibras de colágeno e elastina responsáveis por sustentar a pele na área esticada. A quebra dessas fibras ocasiona um sangramento, formando estrias vermelhas que após a cicatrização, ficam brancas. Para evitar essas cicatrizes, é necessário realizar exercícios sempre com acompanhamento profissional, além de hidratar bastante a pele”, finaliza.

Sobre a especialista:

Michele Camargo é Biomédica Esteta formada pelo Centro Universitário UniFECAF (CRBM: 52710) e Técnica em Estética e Cosmetologia. Pós-graduanda na Skinacademy. É membro efetivo do Conselho Regional de Biomedicina – 1ª Região. No Instituto Michele Camargo, a especialista realiza todos os procedimentos corporais e faciais além de oferecer um espaço com centro de aperfeiçoamento e treinamento para profissionais da área com cursos voltados ao setor de estética, com alunos no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Inglaterra e Itália.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!