25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

7 dicas para melhorar a qualidade do sono durante a pandemia

Compartilhe essa notícia!

Preocupação e ansiedade são comuns nesse cenário e acabam afetando o descanso noturno

A pandemia e o isolamento social trouxeram diversas mudanças no dia a dia e consequentemente acabou desencadeando preocupação, tensão e ansiedade em grande parte da população. Tudo isso acaba afetando diretamente em nosso corpo como na qualidade do sono. Segundo dados divulgados pela revista Galileu e fornecidos pela Google, a busca pelo termo insônia no mês de abril teve um aumento significativo, cresceu em 130% a pesquisa por “remédios para insônia”.

 

Segundo a professora de psicologia do UniMetrocamp, Juliana Puglia, o sono tem um papel fundamental para o sistema imunológico e para a saúde emocional e fisiológica e por isso é muito importante adotar novos hábitos para que isso melhore. Para que as noites de sono sejam mais tranquilas ela separou 7 dicas que podem ser adotadas em sua rotina.

 

Defina horários para dormir e acordar

Criar hábitos regulares de sono é muito importante para que você tenha uma noite de qualidade e durma o tempo necessário, que pode variar entre 12 a 7 horas dependendo da idade.

 

Realize atividades tranquilas antes do horário de dormir

É preciso acalmar o corpo antes de dormir, procure desacelerar quando estiver próximo do horário de dormir, aproveite para ler um bom livro.

 

Limite o consumo de cafeína e substâncias estimulantes

Se você está com dificuldade para dormir é essencial que você evite ou diminua durante o dia o consumo de alimentos que possuem cafeína. Troque o café, o refrigerante e o energético por uma bebida mais leve, isso vai contribuir para seu descanso.

 

Coma refeições leves

Pelo menos 2hs antes do horário de dormir procure fazer refeições mais leves, saudáveis e que sejam de fácil digestão.

 

Diminua a exposição a telas

Pelo menos 1h antes de dormir procure ficar longe das telas do celular, computador ou televisão, a luz emitida pela tela interrompe a produção de melatonina e interfere no sono.

 

Utilize técnicas de relaxamento

Adotar novos hábitos como meditação, ioga e técnicas de respiração profunda ajudam a relaxar e diminuir o estresse através da conexão entre corpo e mente.

 

Sempre que possível, tome sol

O sol influencia na liberação da melatonina, hormônio responsável por regularizar o sono, portanto a falta dele acaba afetando diretamente no descanso noturno. Além disso,o sol é um importante fator para sincronizarmos nosso ritmo biológico, o corpo sabe que durante o dia é hora de ficar acordado e pela noite é hora de dormir.

Sobre o Centro Universitário UniMetrocamp

O Centro Universitário UniMetrocamp é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio de um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 29 laboratórios para os cursos específicos, de última geração, 15 laboratórios de informática, 05 clínicas de saúde, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio e palestras com professores estrangeiros. Com 18 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, bem como atingir seus objetivos educacionais e de carreira.

 

Cursos e estrutura

 

O Centro Universitário UniMetrocamp possui 35 cursos de graduação e 38 cursos de Pós-Graduação nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Design, Direito, Engenharia, Gastronomia, Gestão e Negócios, Saúde, Tecnologia e Educação. Com mais de 14 mil m² de infraestrutura de padrão internacional, a faculdade possui 29  laboratórios de cursos específicos, com equipamentos de última geração, 15 laboratórios de informática,  05 clínicas  de saúde, 77 salas de aula modernas e equipadas com ar condicionado e 1 auditório com capacidade para cerca de 250 pessoas.

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!