Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button

7 benefícios que você não conhecia: chá verde

Redação 12 de fevereiro de 2019 5 minutes read
Compartilhe essa notícia!

Bebida milenar pode ser uma aliada quando consumida da forma adequada

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

Bebida milenar, tradicional na China e no Japão, o chá verde só chegou a Europa por volta do século XVII. Atualmente, ele é consumido no mundo todo, graças aos seus inúmeros benefícios. Feito a partir da infusão da planta Camellia Sinensis, o chá verde é chamado assim porque, durante o processamento, suas folhas sofrem pouca oxidação. E não se deixe enganar, só a Camellia Sinensis produz o verdadeiro chá verde.

 

Os benefícios mais comuns todos já sabem: ajuda na “queima” de gordura, é diurético, melhora a função cerebral e diminui o risco de alguns tipos de câncer. “Isso se dá graças a riqueza em polifenóis (catequinas e os flavonoides) que são poderosos antioxidantes. Essas substâncias são benéficas para a saúde, pois diminuem a formação dos radicais livres que degeneram as células no corpo, auxiliando no efeito antienvelhecimento”, explica a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak.

 

Mas segundo a especialista, os benefícios não param por aí; o chá verde possuí uma gama enorme de substâncias que fazem bem ao nosso organismo. Confira 7 benefícios desse chá para o seu dia a dia.

 

Cafeína

Composto estimulante mais conhecido no chá, sua quantidade é suficiente para produzir uma boa resposta sem causar efeitos nervosos quando há o excesso da substância, como no café. Ajuda na queima de gorduras e melhora o desempenho dos exercícios, já que aumenta a concentração, tempo de reação, além de ajudar na memória e humor.

 

Aminoácido L-teanina

Esse aminoácido melhora a atividade de neurotransmissores com efeitos anti-ansiedade, ajuda no foco, reduz o estresse e tem potencial tranquilizante sem causar sonolência, afetando de forma positiva a química do cérebro. Alguns estudos sugerem que pessoas que tomam chá verde com frequência são menos propensas a ter depressão.

EGCG

É uma das principais propriedades medicinais da bebida, esse tipo de catequina tem um potencial anticancerígeno grande, com ação mais potente nos cânceres de bexiga e próstata.

 

Diurético

Por conter catequinas e cafeína, que é um estimulante físico e mental, o chá pode provocar aumento da diurese, eliminando principalmente o excesso de líquidos retidos no corpo e retirando toxinas através do xixi.

 

Doenças cardiovasculares

O chá é um grande amigo do coração, artérias e veias, pois os fortifica, atuando na prevenção de doenças circulatórias e cardíacas. Diminui as taxas de LDL (colesterol ruim), graças ao alto teor em polifenóis, que evitam que as partículas oxidadas prejudiquem as artérias e causem inflamações.

 

Sistema imunológico

Por conter potássio, manganês, vitaminas C, B1, B2, e K, ajuda a prevenir infecções e inflamações, pois esses minerais melhoram o funcionamento do sistema imunológico.

 

Neurônios

Alguns estudos indicam que as catequinas contidas no chá verde, podem ter efeitos de proteção nos neurônios, pois agem na prevenção da diminuição cognitiva que é causada pelo envelhecimento das células cerebrais. Com isso, diminui o risco de desenvolver Alzheimer, o mal de Parkinson e outras doenças neurodegenerativas.

 

Quanto eu devo consumir para obter esses benefícios? Segundo Aline, o ideal é tomar até 3 xícaras por dia, com no máximo 2 gramas de chá para cada xícara. Se não conseguir suportar seu amargor característico, bata com hortelã ou algumas frutas, como morango, maçã, amora, acerola e uva. Beba sempre entre o intervalo das refeições, porque ele reduz a absorção de alguns nutrientes, como o ferro, cálcio e ácido fólico.

 

Sua infusão não deve ser maior que 3 minutos e a água para fazer a extração não pode estar fervendo, já que o gosto amargo pode acentuar e alguns compostos bons se dissolvem na água muito quente. Evite tomá-lo de noite, para não atrapalhar o sono por conta da cafeína.

 

Apesar de todos esses benefícios, algumas pessoas devem evitar a bebida. “Gestantes devem evitar tomar o chá verde, já que ele pode dificultar a absorção de ácido fólico. E a cafeína, mesmo que presente em doses menores que no café, pode causar dores de cabeça, taquicardia e náuseas. Pessoas intolerantes à cafeína, com gastrites ou úlceras também devem evitar o consumo, já que ele pode provocar mais irritação no estômago”, alerta a nutricionista.

 

Mesmo sendo um produto natural, quando consumido em excesso pode fazer mal ao organismo, por isso, fique atento às dicas da quantidade recomendada, melhores horários para o consumo e suas contraindicações. Siga sempre as recomendações do seu nutricionista.

 

Para mais informações sobre a nutricionista acesse a página oficial da nutri no Facebook (https://www.facebook.com/nutrisecrets/) e Instagram (instagram.com/nutri_secrets/) ou o site www.nutrisecrets.com.br

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Redação

See author's posts

Compartilhe essa notícia!

Post navigation

Previous: Contratação de pessoas com deficiência bate recorde após fiscalização do Trabalho
Next: Por quantos anos Lula pode ficar na prisão? Ex-presidente tem 25 anos de penas acumuladas
  • Quem Somos
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco