As soluções para e-commerce trazem diferentes vantagens para os lojistas que desejam aumentar suas vendas, conquistar novos consumidores e reter clientes. Essas ferramentas têm como foco a otimização dos serviços de uma loja virtual, a agilidade nos processos e a criação de um site mais eficiente.
A internet permite que qualquer empreendedor crie sua loja virtual e comece a vender seus produtos online. Nesse momento, os vendedores podem contar com soluções para e-commerce que auxiliam na gestão, nas vendas e no controle de logística e custos de estoque.
O contexto de isolamento social e pandemia fez com que milhares de brasileiros comprassem pela internet e, segundo dados analisados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), grande parte desses indivíduos pretendem continuar comprando dessa forma. Além disso, o e-commerce no Brasil, em 2021, teve faturamento de R$ 304 bilhões.
Portanto, buscar novas ferramentas para usar os melhores recursos no seu negócio permite melhorar os seus resultados, destacar sua loja de concorrentes e obter maior reconhecimento nesse mercado.
Então, aprenda como melhorar suas vendas em 2022 e confira as melhores soluções para sua loja!
Como melhorar suas vendas no e-commerce em 2022
Quer manter seu negócio relevante no mercado e aumentar suas vendas em 2022? Com o crescimento das vendas online e cada vez mais empreendedores investindo no e-commerce, é interessante aplicar algumas técnicas para melhorar seus resultados e não ficar para trás. Confira algumas dicas para o seu site de vendas a seguir!
Ofereça diferentes meios de pagamento
Atualmente, é possível realizar uma compra e pagar digitalmente até mesmo pelo WhatsApp Payments. Por isso, é fundamental que seu e-commerce ofereça diversos métodos de pagamento aos consumidores.
Nesse momento, é importante garantir que seus produtos cheguem a todo o seu público. Contudo, essa tarefa exige uma diversificação das formas de pagar. Afinal, não são todas as pessoas que pagam apenas por cartão de crédito, por exemplo.
Um exemplo disso é o Pix, que um ano após ser lançado, conquistou mais de 45,6 milhões de pessoas cadastradas para usar a ferramenta. Essa solução para e-commerce é uma inovação e trata-se de um método ágil para os consumidores, oferecendo rapidez na confirmação das compras.
Nesse momento, utilizar um gateway de pagamento na sua loja virtual também pode auxiliar nas vendas. Esse sistema é responsável por conectar e transferir dados entre usuários e instituições financeiras no ambiente virtual. Tudo isso de forma segura e rápida. Além disso, esse recurso permite que o usuário selecione a forma como deseja pagar seu pedido, como boleto bancário, cartão de crédito, débito em conta etc.
Otimize seu site para pesquisas por voz
A busca por voz é uma tendência para o e-commerce em 2022 e uma forma de aumentar suas vendas. No cenário de pandemia, houve um crescimento de 47% nas pesquisas por voz.
Isso significa que cada vez mais usuários utilizam esse recurso para procurar por um serviço ou produto no Google. Essa é uma forma de obter praticidade e agilidade de navegação. Portanto, otimizar sua loja virtual para a pesquisa por voz ajuda a atender as necessidades de cada consumidor e potencializar seu negócio.
Use tecnologias de realidade virtual
A realidade virtual é uma grande estratégia para as lojas virtuais. Por exemplo, se você vende tênis, essa tecnologia permite que os consumidores experimentem seu produto antes de realizar uma compra. Mas você deve estar se perguntando: como isso é possível?
Basicamente, são criados aplicativos de realidade aumentada que funcionam como uma forma de interação com os usuários. Além de gerar visibilidade para sua marca, os clientes conseguem visualizar como ficaria o produto no seu corpo. Geralmente, isso é feito pela câmera do celular.
Ainda, essa ferramenta melhora a experiência de compra e também ajuda a reduzir as trocas e devoluções de produtos.
Trabalhe com ferramentas de recuperação de carrinho
Investir em ações de recuperação de carrinho é fundamental para um e-commerce. Afinal, não adianta atrair um consumidor e fazer com que ele coloque os itens que deseja no carrinho de compra, mas no final desistir. Se isso ocorre, normalmente, existe uma razão.
Por isso, é importante investigar o que influencia na ação dos seus clientes na sua loja e investir em ações que recuperem as pessoas que abandonaram o carrinho de compra.
Por exemplo, uma dica é utilizar o e-mail marketing, enviando uma mensagem na caixa de entrada naquele usuário informando que ele tem itens parados no carrinho e até oferecendo um cupom de desconto ou de frete grátis. Isso ajuda a finalizar a compra e ainda garante a satisfação do cliente.
Invista no atendimento automatizado
O atendimento automatizado, como os chatbots, permitem que sua loja virtual solucione qualquer dúvida ou problema dos consumidores de forma rápida. Essa tecnologia funciona como um suporte ao cliente. Como resultado, é possível melhorar suas vendas, além de reduzir as demandas dos profissionais do seu negócio e otimizar os processos da empresa.
Tenha sempre um link na bio em suas redes sociais direcionando seu cliente para a sua loja virtual. Aproximando o cliente de seus produtos e canais de atendimento, você pode notar uma melhora significativa na sua taxa de conversão. Outro meio de fazer isso é fazendo o uso de um link de WhatsApp.
6 soluções para o seu e-commerce
Se seu objetivo é aumentar as vendas da sua loja online, é interessante ter em mente que, além de um alto volume de vendas, é necessário ter uma operação eficiente.
Isso significa que é interessante investir em soluções para seu e-commerce a fim de otimizar a gestão de operações, obter um melhor controle de estoque, oferecer um atendimento personalizado ao cliente, mensurar dados, criar um ambiente mais agradável para os compradores e muito mais.
Para isso, é possível contar com diferentes ferramentas disponíveis no mercado, muitas vezes de forma gratuita. Então, confira algumas delas!
1. Gerador de nomes para empresas
Escolher o nome para seu empreendimento pode ser um desafio para empreendedores que estão começando nesse segmento. No entanto, esse é um passo muito importante. Nesse momento, é possível contar com a ferramenta de gerador de nomes e obter sugestões de diversos nomes conforme seu tipo de empresa e sua marca.
2. SEMrush
O SEMRush é uma solução para e-commerce que permite analisar, organizar e mensurar sua estratégia de SEO. Esse recurso oferece funcionalidades mais avançadas para sua loja virtual, auxiliando na performance em buscadores.
Com o SEMRush, você também é capaz de pesquisar e planejar palavras-chave para desenvolver uma estratégia de divulgação para o seu negócio.
3. Gerador de QR Code
O gerador de QR Code é uma solução para e-commerce que gera códigos para o lojista utilizá-los como desejar. Alguns exemplos de uso incluem a realização de ações de marketing e até mesmo a otimização do atendimento.
Um QR Code pode ser uma forma rápida de o cliente realizar um pagamento no e-commerce. Ele direciona a câmera do celular na tela do computador e é direcionado para o pagamento.
4. Gerador de paleta de cores
Se você tem dúvidas de como montar uma identidade visual para seu negócio online, é possível contar com o gerador de paleta de cores e descobrir a cor ideal que combina com sua marca. Assim, você obtém inspiração para desenvolver uma identidade interessante e atraente.
5. Comprimir imagem
Outra solução para e-commerce é a ferramenta Comprimir Imagem da Nuvemshop, uma opção rápida que compacta imagens e as adequa para a internet. Você pode não se preocupar com esse fator no início do seu empreendimento, mas é fundamental se atentar para a velocidade de carregamento de um site a fim de otimizar seu ranqueamento nos mecanismos de busca.
Muitos negócios implementam imagens que não são adequadas e prejudicam o tempo de carregamento da sua loja. Portanto, esse recurso torna essa tarefa mais simples e eficiente para uma empresa.
6. Nuvemshop
Uma forma simples e fácil de montar uma loja virtual é por meio de uma plataforma de e-commerce. A Nuvemshop é líder na América Latina com +90.000 lojas ativas e eleita a melhor plataforma de e-commerce pela ABComm em 2017, 2019 e 2020.
Essa solução permite que qualquer pessoa comece a vender seus produtos ou serviços na internet por meio de uma loja virtual. Também é possível trabalhar com dropshipping, personalizar seu site, categorizar suas mercadorias e muito mais. Tudo isso sem exigir conhecimentos técnicos.
-> Saiba mais sobre a estratégia de dropshipping nacional.
7. Lista de fornecedores
A lista de fornecedores é uma maneira mais simples de obter distribuidores de mercadorias para seu e-commerce. Você pode acessá-la e conhecer diversos fornecedores para sua loja, sendo uma ótima ferramenta para quem tem um negócio próprio e deseja buscar novos produtos para vender.
Resumo
O que achou das soluções para e-commerce em 2022 deste conteúdo? Utilizar esses recursos na sua loja virtual aumenta suas chances de vender mais, conquistar novos consumidores e otimizar a gestão da sua empresa. Além disso, elas permitem que empreendedores que desejam investir nesse segmento iniciem seu negócio com qualidade e eficiência.
Então, bom trabalho!