24Horas Saúde 

6 passos para você dormir feito criança

Sem estresse

Se, antes de dormir, sua cabeça fica remoendo algo, a ansiedade libera adrenalina e cortisol em seu corpo. “Esses hormônios sinalizam ao cérebro que não é hora de descansar”, diz Leandro Teles, neurologista de São Paulo. Tente relaxar por trinta minutos antes de deitar. Vale ler, fazer crochê.

Desligue-se

A luz da tevê nos seus olhos inibe a produção de melatonina, o hormônio do sono. “O quarto deve ser fresco, silencioso e ter pouca luz”, diz o neurologista Shigueo Yonekura, de Campinas, São Paulo

Fique offline

Qualquer notificação do celular ou do computador é um convite para você mandar a “última” mensagem. Aí você fica ligada e acaba perdendo o sono. Usa o telefone como alarme? Deixe no modo avião.

Treine seu sono

Tente estipular horários para dormir e acordar. Você não precisa ir para cama sempre às 22h43, mas procure não variar muito. “O corpo memoriza e realiza as funções em determinado ritmo, inclusive o sono”, explica Luciana Palombini, pneumologista de São Paulo. Depois da balada, segure a onda e não durma mais do que oito horas.

Vai um chazinho?

Camomila e erva-cidreira ajudam a acalmar. Tome o chá bem quente para se obrigar a beber em pequenos goles e a diminuir o ritmo. Uma xícara, quarenta minutos antes de deitar, é suficiente. Mais do que isso e você terá que levantar à noite para fazer xixi.

Coma pão

“Consumir carboidratos à noite é bom! Eles liberam serotonina, um neurotransmissor que regula o sono”, diz Luciana Palombini. Prefira pães, torradas e massas integrais, que dão mais saciedade e previnem ataques noturnos à geladeira.

Comentários

Leia também...

Deixe uma resposta