26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

6 cidades do interior paulista para conhecer no outono

Compartilhe essa notícia!

Estação do ano pede aconchego e boa gastronomia. Confira seis cidades que podem ser o seu próximo destino

 

As temperaturas começam a cair e as folhas das árvores também. O clima permanece ameno e agradável. As roupas leves dão lugar a peças mais trabalhadas e as botas já começam a ser usadas novamente. Não tem como negar: o outono é uma estação que pede aconchego e tranquilidade.

Apesar de muitos escolherem o período de férias no verão, o outono é recheado de vantagens. A primeira delas é a baixa temporada, que permite encontrar preços mais acessíveis e aproveitar a viagem sem multidões. Está procurando um destino calmo e relaxante? Selecionamos algumas opções.

Campos do Jordão (SP)

Queridinha dos paulistas, Campos do Jordão é um destino muito concorrido no inverno. Com suas construções no estilo suíço-europeu e as inúmeras possibilidades gastronômicas, a cidade é uma das preferidas de quem quer passar o frio longe de casa.

Fazer uma visita no outono é ainda mais vantajoso, pois a baixa temporada permite aproveitar o melhor da cidade por um preço amigo. Além disso, essa época do ano é marcada pela presença do sol agradável durante o dia, deixando as paisagens ainda mais bonitas.

Além das opções gastronômicas, a região conta com uma variedade de atrações. Desde ecoturismo para os que querem se aventurar nas belezas da Serra da Mantiqueira, até o bondinho turístico que funciona diariamente.

São Bento do Sapucaí (SP)

Ainda na região da Serra da Mantiqueira, outra opção de destino é a cidade de São Bento do Sapucaí. Seu marco principal é a famosa Pedra do Baú que, ao contrário do que muitos pensam, pertence a São Bento e não a Campos do Jordão.

 

A estância climática fica a 185 quilômetros da capital paulista e conta com uma paisagem rústica. As casas são simples, a estrada é de terra e não faltam encantos da Serra da Mantiqueira. Aproveite o charme das pousadas para uma viagem romântica no outono.

 

São Bento também é referência de destino para os amantes de esportes radicais. Existem opções para praticar rapel, escalada e voo livre. Se você segue um estilo mais tranquilo, pode optar por trilhas repletas de belezas naturais e não deixe de conferir os produtos artesanais locais.

Serra do Cipó (MG)

A Serra do Cipó está a 100 quilômetros da capital mineira e figura entre os locais mais bonitos do estado. São diversas pousadas charmosas onde é possível se hospedar e aproveitar o melhor do ecoturismo: trilhas, cachoeiras e grutas.

 

Os esportistas também encontram seu lugar na Serra. Atividades como rapel, ciclismo, alpinismo, rafting e trekking são algumas das modalidades que podem ser praticadas.

 

O destino também é marcado pela presença de fauna e flora exuberantes. Animais que são considerados em extinção como o lobo-guará e a onça parda podem ser encontrados por lá. Para completar, uma flora coloridíssima deixa a paisagem ainda mais encantadora.

Pirenópolis (GO)

Muitas vezes, apenas o que se busca é um destino para relaxar e fugir da agitação das grandes cidades. Se esse é o seu objetivo, Pirenópolis, localizada a 120 quilômetros de Goiânia, é uma boa opção.

 

Os amantes de arquitetura podem ficar com os olhos atentos, pois as construções seguem o estilo colonial. As ruas de paralelepípedo marcam o centro antigo e as janelas coloridas estão presentes nas edificações. De noite, luminárias antigas são acesas. Quase uma viagem no tempo.

 

Não deixe de aproveitar o centro histórico da cidade e suas lojinhas de artesanato. A Rua do Rosário, conhecida como Rua do Lazer, é a melhor escolha na hora de procurar restaurantes e bares. Além disso, a cidade permite a prática de diversas atividades na natureza, como trilhas e cachoeiras.

 

Santa Bárbara D’Oeste (SP)

Santa Bárbara D’Oeste está localizada a 150 quilômetros de São Paulo e tem aquele charme de cidade do interior. A influência norte-americana na região está presente até os dias atuais e o município organiza diversas festas em homenagem aos imigrantes do norte.

 

Para os visitantes do município, o bairro rural Santo Antônio do Sapazeiro é parada obrigatória. A Igreja, que leva o nome do santo, sedia todos os anos a Festa do Padroeiro, quando é possível experimentar as iguarias locais. Aproveite também para conhecer o Parque dos Ipês e o Parque dos Jacarandás.

Rio dos Cedros (SC)

A cidade de Rio dos Cedros está localizada no interior de Santa Catarina e faz parte do Vale Europeu. O município é marcado pela cultura tradicional italiana e alemã e a gastronomia não decepciona. Outro ponto forte são as festas típicas que encantam os turistas.

 

No outono, a região dos lagos se torna ainda mais encantadora. É possível aproveitar o clima de temperaturas mais baixas com a exuberante paisagem de lagos e montanhas.

 

Para quem busca uma viagem mais tranquila, basta aproveitar o conforto das pousadas e a boa gastronomia. Aqueles que gostam de praticar atividades na natureza encontram opções como rampa de voo livre, parque aquático e diversas cachoeiras para conhecer.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!