Por
Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP
Cerca de 50 pessoas participaram na última quinta-feira (18/05), o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, das “rodas de conversa” promovidas pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da Prefeitura de Nova Odessa sobre o tema. Houve conversas de técnicos da área com mães, crianças e adolescentes e uma com a própria equipe do órgão municipal.
A ação teve apoio da OSC CRAMI (Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância) de Campinas, instituição que atua na atenção e proteção de famílias vítimas de violência doméstica. A programação do “Maio Laranja” como um todo é promovida neste ano pelas equipes do CREAS, do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e da Rede Protetora de Nova Odessa.
Segundo a coordenadora do CREAS, Solange Paulon, foram sensibilizadas para o tema “integrantes de famílias que atendemos no dia a dia”, que compõem parte da população vulnerável da cidade. “Para nós, do CREAS, é algo inovador, pois após a pandemia de Covid-19 não tivemos mais trabalhos em grupos. E, através desta ação, as pessoas interagiram bastante, inclusive pediram para promovermos outros momentos como esse”, afirmou a assistente social.
“Isso nos incentiva a promover outras ações de conscientização com temas que são de relevância, no nosso atendimento, para estas famílias. E para a equipe técnica do CREAS foi uma oportunidade de troca de experiências e conhecimentos com uma instituição que já é referência há mais de 30 anos nessa temática, que é o CRAMI. Foi importante realizarmos essa ação com as famílias de forma estratégica e coletiva, para o enfrentamento desse tipo de violação”, completou Solange.
“Acho importante esse tipo de iniciativa, haja vista o aumento dos casos de abuso e exploração sexual infantil durante e após a pandemia. Tivemos dinâmicas com os usuários e, simultaneamente, uma capacitação com os profissionais do CREAS. A finalidade foi evitar a violência sexual, não deixar que nossa infância seja vítima de abuso e exploração sexual, bem como contornar situações que contribuam para a desestruturação familiar e o desequilíbrio social”, finalizou a diretora de Promoção Social da Prefeitura, Priscila Peterlevitz Leal.
E as ações do “Maio Laranja” continuam em Nova Odessa. Estão previstas, por exemplo, palestras em instituições e escolas da cidade, “um momento com os jovens para falar sobre o tema”.
No ano 2000, por meio da Lei Federal nº 9.970, foi instituído o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O abuso sexual contra criança ou adolescente é considerado todo ato de natureza erótica entre um adulto ou adolescente mais velho, contra uma criança ou adolescente, com ou sem ato físico ou uso de força.
VEJA TAMBÉM
Presidente e diretor do Sincomercio participam de atividades em Piracicaba
Americana recebe Festival Japa e Rock com gastronomia, cultura japonesa e concurso de cosplay
54% dos bares e restaurantes da região de Campinas iniciam segundo semestre com alta no faturamento