Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

5 recomendações para quem está pensando em engravidar em tempos de incertezas

A decisão de ter um filho muda a vida de toda a família, e é um passo importante, que deve ser tomado com certezas sobre a vida. E, em tempos de incertezas, as perspectivas podem mudar.

 

https://pxhere.com/pt/photo/778454

 

Muitas mulheres sonham em engravidar, mas ao mesmo tempo essa decisão é cheia de incertezas, medos e questionamentos. E, quando vivemos tempos de incertezas, gerar uma outra vida pode trazer ainda mais perguntas.

 

Afinal, será que é seguro ter um bebê em meio a uma pandemia? A situação econômica pode prejudicar a criação do meu filho? O bebê corre risco de ser contaminado pela Covid-19? Posso escolher o parto? São inúmeras perguntas que rondam quem tem o sonho de ser mãe.

 

Mas, para ajudar as mulheres que estão pensando em engravidar, separamos 5 recomendações que podem auxiliar em toda a gestação. Boa leitura!

 

1.  Se planeje

O primeiro passo para uma gravidez, seja em tempos de incerteza ou não, é o planejamento. Converse com seu parceiro e façam um planejamento para a chegada de um bebê na família.

 

Mas é importante que o planejamento não seja limitado à parte financeira, é preciso abranger também a organização familiar. Verifique a disponibilidade e interesse dos dois para cuidar de uma nova vida, com dedicação e cuidado.

 

Além disso, em tempos de incerteza, é preciso que o casal esteja de acordo quanto a questões de proteção e cuidados da saúde, tanto para preservar o recém-nascido quanto os pais.

2.  Tenha um plano de saúde

A contratação de um plano de saúde é de extrema importância para a tranquilidade da gestação e do parto. Afinal, você sabe quanto custa um parto com e sem plano de saúde?

 

Mesmo com plano de saúde, em alguns casos é necessário que a família tenha que arcar com alguns custos para que o parto ocorra. Já para mulheres sem o benefício, o custo é maior quando a grávida quer escolher qual médico irá acompanhar a gestação e como será realizado o parto.

 

Caso esteja planejando ter um filho, contrate um convênio médico para garantir que possa realizar suas escolhas durante toda a gestação.

3.  Faça uma poupança

Em tempos de incerteza, uma das áreas mais afetadas é a relativa à vida financeira. Assim sendo, caso seja possível criar uma poupança para a criança, é uma excelente maneira de garantir um futuro mais tranquilo para ela, evitando que passe por problemas financeiros a qualquer tempo.

4.  Tenha uma rede de apoio

Em tempos de incertezas, ter uma rede de apoio é fundamental para conseguir superar os obstáculos que uma gestação e um filho recém-nascido trazem consigo. Principalmente em meio a uma pandemia, não é possível fazer tudo sozinha.

 

Tenha familiares e amigos em quem confia por perto para ajudar, caso seja necessário, e amparar nos momentos de incertezas. Seja para auxiliar no cuidado da criança, realizar as compras, cuidar da casa e alimentação ou até mesmo oferecer apoio para a mãe e o pai quando eles precisarem de descanso.

5.  Se proteja

E, o mais importante, se proteja. Em meio a uma pandemia, a saúde é o principal bem que precisamos proteger. Mantenha os cuidados sanitários recomendados, faça acompanhamento médico, evite exposição desnecessária e se alimente bem.

 

Manter uma alimentação saudável e balanceada faz bem para o bebê e para a mãe, aumentando sua imunidade e evitando gripes e resfriados que possam atrapalhar a boa saúde.

 

Além disso, tenha por perto apenas pessoas que também façam o mesmo, prefira a companhia de familiares e amigos íntimos que cuidem da própria saúde e saibam os cuidados necessários para proteger o próximo.

 

Mas, para além de se programar e seguir recomendações, o mais importante para as mulheres que querem engravidar é o desejo de ser mãe e gestar uma vida. Ter a certeza que a maternidade é a realização de um sonho é fundamental para ter um processo de gravidez mais tranquilo, além de garantir que o caminho seja mais tranquilo.

 

No entanto, entender a realidade e saber que nem tudo são flores ajuda a conhecer a maternidade real e tomar a decisão acertada de ter um outro ser dentro de você.

 

Por: Jeniffer Elaina, do site PlanoDeSaude.net.