26 de abril de 2024

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5 razões para sua empresa aderir ao e-commerce

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O ano de 2020 acelerou o crescimento do e-commerce, que já apresentava uma ascendência contínua, desde o avanço da internet. 

 

Por esse motivo, as empresas que ainda não aderiram ao comércio eletrônico precisam se adequar a essa realidade, como uma forma de sobreviver ao mercado e acompanhar as tendências da atualidade.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Compre&Confie, as vendas online alcançaram um aumento de 71%, faturando mais de R$ 27,3 bilhões entre os períodos de fevereiro a maio de 2020, em comparação ao mesmo intervalo no ano anterior.

 

Para a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a perspectiva de crescimento era de 18%, mas com o isolamento social e a crise da Covid-19, a cifra foi muito maior.

 

Os segmentos que mais apresentaram aumento foi o de Alimentos e Bebidas (222%), Instrumentos Musicais (187%) e Papelaria (159%). 

 

Entre os produtos mais vendidos, destacam-se o gel antisséptico (14221%), roupas para crianças (6922%), pijamas (2874%), toalha infantil (3791%) e toalha de mesa (3574%).

 

Diante dessa realidade, muitas empresas que trabalham com produtos para laboratório, por exemplo, acabaram ampliando seu leque de produtos para venda no e-commerce, introduzindo itens como gel antisséptico.

 

Ou seja, ao mesmo tempo em que passaram para o comércio eletrônico e vendas na internet, as empresas também introduziram novas mercadorias, como forma de ampliar a lucratividade com o cenário atual.

 

Apesar da situação atípica da pandemia, espera-se que muitas das mudanças, especialmente em relação às vendas online e ao comportamento do consumidor atual permaneçam, devido aos inúmeros benefícios oferecidos pelas plataformas digitais de comercialização de produtos ou serviços.

 

No artigo de hoje, conheça as 5 razões para sua empresa aderir ao e-commerce e alcançar sucesso com a internet. Acompanhe a leitura!

1 – Ampliação do público-alvo e do nicho de atuação

Para muitos empreendedores, ter um estabelecimento comercial que só atende uma pequena porcentagem de clientes é sinônimo de ineficiência. 

 

Isso pode ocorrer por muitos fatores, por exemplo, uma cidade sem aeroporto pode não ter uma procura muito grande por produtos para limpeza de aeronaves.

 

Mas, com a internet, essas limitações não se restringem ao contexto geográfico, já que consumidores a nível global podem encontrar o seu negócio online.

 

Claro que tudo irá depender da capacidade da sua empresa no atendimento de outras pessoas, no entanto, é possível ampliar significativamente as vendas, principalmente de produtos, o que contribui com a lucratividade dos negócios.

 

Além disso, os empreendimentos podem optar pelo fornecimento de novas mercadorias online, fora as comercializadas no estabelecimento físico. Dessa forma, é possível atingir novos nichos de público, o que também aumenta as chances de vendas.

 

Quer dizer, mesmo que o empresário decida usar um website como complemento de uma loja física, a diferença de alcance será notável.

 

Contudo, para que esses resultados sejam alcançados, recomenda-se também ampliar a variedade de canais de atendimento ao consumidor. 

 

Assim, caso a sua empresa possua um telefone para SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), o ideal é ter redes sociais, e-mail marketing e um chat na própria plataforma e-commerce.

 

Isso abre as portas para que os clientes possam se comunicar com a sua empresa de diferentes formas, o que também melhora as vendas.

2 – Baixo custo de investimento e boas porcentagens de lucro

A implantação de um e-commerce para a sua empresa é muito prática e acessível. Para os novos empreendimentos, não é preciso investir em um ponto físico, sendo necessário somente ter uma estação de trabalho e um espaço de armazenamento para estoque.

 

Já para empresas que possuem um estabelecimento comercial e querem ampliar as vendas, o comércio eletrônico não tem um valor tão alto, visto que geralmente os custos envolvem a programação da plataforma e o pagamento de hospedagem.

 

Vale dizer que as ações de marketing digital são muito mais baratas, do que em comparação à publicidade tradicional. 

 

Por exemplo, um anúncio de uniformes profissionais SP no Facebook pode ter um valor mínimo de patrocínio, ou até mesmo ser feito gratuitamente, com alcance orgânico.

 

Assim, mesmo que o empreendedor decida contratar uma agência de marketing e programadores, os custos ainda são muito menores em comparação aos estabelecimentos físicos e meios de divulgação convencionais (rádio, televisão, outdoor, entre outros).

 

Fora isso, os e-commerces oferecem a possibilidade de lucros próprios. Os marketplaces, que são plataformas prontas, como uma espécie de “shopping virtual”, onde as empresas podem vender seus produtos, cobram entre 3% e 4% de taxa sobre os valores das mercadorias vendidas.

 

Mas ao ter um site de comércio eletrônico próprio, há independência do lucro. Diante disso, na venda de vidrarias para laboratório, por exemplo, toda a rentabilidade irá para o empreendedor, que direciona os gastos com a manutenção da plataforma e outras ações.

3 – Maior consumo de produtos e serviços online

É cada vez mais recorrente a preferência dos consumidores pela compra online. 

 

Segundo uma pesquisa do NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem a modalidade virtual em relação às compras em lojas físicas, enquanto 82% dos brasileiros já se renderam à internet para aquisição de produtos e serviços.

 

O estudo mostrou que 37% dos consumidores ouvidos afirmam que realizam, pelo menos, uma compra online por mês. Outros 27% adquirem mercadorias na internet uma vez a cada três meses. Cerca de 10% dos clientes quase nunca recorrem a lojas online.

 

Muito disso, deve-se à praticidade do e-commerce, visto que é possível adquirir um kit tela mosquiteira, por exemplo, sem precisar sair de casa. 

 

Com essa comodidade, os pontos físicos se tornam uma opção menos viável, ainda mais para quem deseja comprar em uma empresa que não está localizada na mesma cidade.

 

Vale ressaltar que o próprio comportamento do consumidor está mudando com o avanço da internet. Hoje em dia, as pessoas tendem a procurar mais informações sobre o produto ou serviço com pesquisas online.

 

Como consequência, a compra por e-commerce é muito mais fácil, pois na própria busca do consumidor por um serviço de paisagismo residencial, por exemplo, é possível encontrar empresas que fazem a atividade através de sites e, com isso, fechar o negócio.

 

Essa situação traz muitas vantagens para o empreendimento, entre elas:

 

  • Redução da jornada de compra;
  • Maior praticidade na venda dos produtos/serviços;
  • Confiabilidade no armazenamento de dados do cliente;
  • Possibilidade de fechar negócio em qualquer hora do dia.

 

Com o aprimoramento tecnológico, muitos e-commerces podem investir em sistemas programados, que permitem a venda de produtos ou serviços em qualquer dia da semana, por 24 horas. 

 

Assim, não é preciso ter um vendedor sempre à disposição para acompanhar os negócios.

4 – Facilidade na análise de métricas

Um dos grandes benefícios do e-commerce é a facilidade na mensuração de dados e análise de métricas. 

 

Isso porque o próprio site costuma oferecer informações sobre a quantidade de visitantes, compras fechadas, taxa de rejeição, entre outros conteúdos importantes, que ajudam no planejamento de marketing.

 

Normalmente, isso não é tão claro nos estabelecimentos físicos. Por exemplo, as páginas web trazem dados de quantas pessoas encontraram o seu site por meio de uma pesquisa sobre manutenção de servo motor. Em contrapartida, em uma loja, essa métrica é muito mais difícil de ser medida.

 

Por esse motivo, as estratégias de divulgação online tendem a ser mais assertivas, pois as decisões são baseadas em dados reais e indicadores concretos, que ajudam a refletir sobre perspectivas do mercado.

5 – Concorrência mais leal

Ao empreender na internet, o alcance depende diretamente do planejamento estratégico da empresa. 

 

Isso torna a concorrência muito mais leal, pois em estabelecimentos físicos, a localidade tem alta relevância, sendo que alguns empreendimentos tendem a ser privilegiados devido à localização geográfica.

 

Por exemplo, uma empresa de manutenção de geradores situada em uma região com grande quantidade de indústrias tende a alcançar maior reconhecimento e número de clientes, em comparação com outro negócio fora deste limite.

 

Além disso, muitos empreendimentos conquistam o destaque em seus pontos físicos pelo grande investimento em infraestrutura, enquanto na internet, as pessoas não avaliam a “beleza” do estabelecimento, mas sim, a navegabilidade do site, as facilidades de pagamento, entre outros recursos.

Conclusão

O crescimento do e-commerce é uma realidade em todo mundo. Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, o avanço das vendas online foi exponencial e, por conta disso, muitas empresas tiveram que se adaptar a essa realidade e construir um comércio eletrônico para sobreviver.

 

Entretanto, a tendência é que o e-commerce prevaleça por muito tempo, devido ao novo comportamento dos clientes, a praticidade das vendas e as inúmeras vantagens oferecidas – tanto para as empresas quanto para os consumidores.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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