SB24Horas

Notícia na hora certa!

5 Principais Vícios de Postura de Crianças e Adolescentes

Posturas inadequadas na infância podem levar a problemas musculoesqueléticos importantes na juventude, como desvios na coluna

 

O fato de passar mais tempo em casa e acompanhar a rotina das crianças e adolescentes, ajudou os pais a perceberem as más posturas adotadas pelos filhos durante as atividades do dia a dia.

Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Pilates e RPG, adotar posturas adequadas desde a infância significa menos problemas musculoesqueléticos na vida adulta.

“Por isso, a pandemia contribuiu para os pais prestassem mais atenção nos movimentos e posturas dos filhos durante as aulas online, uso dos celulares e tablets e no tempo ocioso dentro de casa”.

Principais erros de postura na infância e adolescência
Com a ajuda da fisioterapeuta, listamos os principais vícios de postura de crianças e adolescentes. Confira.

1- Hora de estudar

Muitos filmes retratam as salas de aula em que os alunos costumam se debruçar na mesa na hora da aula. Normalmente, para ficar nessa postura é preciso sentar-se na ponta da cadeira e curvar o tronco para frente, o pescoço para baixo e o ombro para cima para conseguir escrever.

2- Mochila

Quase sempre a mochila escolar tem mais peso do que deveria. Quando a criança caminha ou sobe escadas com muito peso nas costas acaba projetando o tronco para frente. Isso piora a corcunda e pode causar dores nas costas e, claro, nos ombros.

3- Celular e Tablets

Nesse quesito, todas as idades estão sujeitas a adotar posturas inadequadas. Quase todo mundo tem o hábito de abaixar o pescoço na hora de usar o celular ou o tablet. Isso prejudica toda a parte cervical, pescoço e ombros.

Outro problema pode ser o desenvolvimento de uma tendinite no dedo polegar. A repetição dos movimentos sobrecarrega o tendão que flexiona e estende o polegar.

4-Tarefa de casa

Quando a criança ou adolescente usa o computador em casa, seja para estudar ou para jogar, por exemplo, também pode adotar posturas erradas. Entre elas: sentar-se em cima de uma das pernas, jogar o tronco para frente, elevar demais os ombros etc.

5- Sentar-se em W

Esse é um dos piores erros posturais nas crianças. Essa má postura pode causar alterações ortopédicas, bem como afetar o desenvolvimento ósseo e motor.

Correção deve ser precoce

Assim que os pais notarem as más posturas, devem procurar um especialista em fisioterapia.

“O ideal é aplicar a Reeducação Postural Global (RPG). A técnica promove a consciência corporal, trabalha movimentos direcionados para promover o alongamento das cadeias musculares e o reequilíbrio de toda a estrutura corporal”, explica Walkíria.

A RPG aplicada em crianças e adolescentes atua na correção, como também na prevenção de desvios da coluna, por exemplo. “Outro método que hoje está conquistando crianças e adolescentes é o Pilates, que não tem contraindicação para esse público”, reforça a fisioterapeuta.

Dicas
Além da fisioterapia, os pais precisam adotar algumas medidas para ajudar as crianças e adolescentes na correção das posturas.

  • Mochila: o ideal é carregar até 10% do peso corporal. Uma criança que pesa 20 Kg, só pode carregar nas costas uma mochila que pese até 2 kg. O ideal é optar pela mochila com rodinhas para os menores. Para os maiores, além do peso, é preciso orientá-los a carregar nos dois ombros e evitar curvar o tronco para frente.
  • Celulares: A principal dica é levar o celular na altura dos olhos. Se for um uso mais demorado, o ideal é se sentar apoiando os cotovelos em uma poltrona ou cadeira, para não sobrecarregar os ombros e aliviar a tensão nos braços.
  • Computador: A dica é apoiar a lombar no encosto da cadeira, sentindo o quadril se encaixar em equilíbrio dos dois lados do corpo. Os pés precisam estar encostados no chão, com as pernas formando um ângulo de 90 graus. O computador precisa estar na altura dos olhos para evitar que a pessoa abaixe a cabeça. É importante apoiar os cotovelos e antebraços na mesa para aliviar a tensão na cervical.
  • Na escola: Na carteira escolar, é importante apoiar a lombar no encosto da cadeira, sentar-se em cima dos ossos do quadril, encostar os pés no chão e evitar que os ombros fiquem muito elevados para hora de escrever. Claro, evitar jogar o pescoço para baixo também é importante.