19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

5 plataformas P2P conhecidas para comprar BTC com gift card

Compartilhe essa notícia!

A utilidade do Bitcoin cresce a cada dia, e cada vez mais pessoas estão considerando suas opções antes de entrar no mercado. O crescente interesse em alternativas às exchanges centralizadas (CEX) conferem finalmente às plataformas peer-to-peer (P2P) a atenção que elas merecem.

O que são plataformas P2P?

O que torna as plataformas P2P tão diferentes de exchanges tradicionais? Nas CEX, as pessoas negociam Bitcoin sem interagir com ninguém. Isso garante o anonimato dos usuários e acrescenta um passo extra ao processo. Ainda que muitos prefiram essa abordagem, há quem não perceba que esse passo extra envolve o pagamento de mais taxas.

 

E é isso que exchanges descentralizadas (DEX) como plataformas P2P tentam evitar. Ao possibilitar que os usuários negociem diretamente entre si, eles podem escolher as taxas de conversão com que negociam e participar de negociações sem o uso de nenhuma conta bancária, entre outros benefícios. A falta de uma parte gestora ou intermediária permite também negociar com pouca ou nenhuma taxa.

 

A segurança também é beneficiada, já que plataformas P2P não mantêm o dinheiro ou as criptomoedas envolvidas. Isso dificulta muito o ataque dessas exchanges por hackers, pois os ativos negociáveis são mantidos pelos próprios usuários.

Como comprar Bitcoin com gift cards

A adoção do Bitcoin torna as pessoas mais criativas na busca de como comprar BTC. Nos últimos anos, gift cards possibilitaram que as pessoas negociem sem precisa depositar moedas fiduciárias.

 

Isso torna o Bitcoin muito mais acessível. Como é possível obter gift cards até mesmo na forma de presentes de amigos e parentes, fica mais fácil começar a comprar Bitcoin. Para outros, comprar gift cards para negociar Bitcoin é uma opção melhor, porque podem às vezes encontrar gift cards com desconto em plataformas conhecidas.

 

Seja como for, encontrar uma exchange P2P que permita negociar com gift cards é um primeiro passo fundamental. Afinal, ninguém quer desperdiçar nenhum gift card.

5 plataformas P2P bastante utilizadas

Agora que entendemos melhor o que são essas plataformas, vejamos algumas das melhores que permitem negociar gift cards em troca de BTC. Vamos apresentar os prós e contras de cada uma para facilitar a sua escolha.

  1. Paxful

A Paxful é uma plataforma que ganhou popularidade por possibilitar mais de 450 formas de pagamento. Essa flexibilidade dá aos usuários diferentes opções para atividades como remessas ou investimento em Bitcoin.

 

Ela também lançou recentemente o Gift Card Hub, uma central em que os usuários podem obter gift cards a preços especiais. A possibilidade de usar diversos gift cards (como Steam Wallet, Starbucks, IKEA etc.) facilitou muito o acesso ao mercado do Bitcoin. Você pode até converter Bitcoin em gift cards sempre que precisar.

 

Vantagem: a Paxful adota uma conta de depósito de garantia para guardar o BTC enquanto a negociação é concluída. Isso evita qualquer tentativa mal intencionada das partes envolvidas, já que o BTC é mantido no depósito de garantia até que elas verifiquem e confirmem a transação.

 

Desvantagem: para proteger negociações maiores, a Paxful requer que seus usuários concluam verificações extras conta.

  1. Localbitcoins

A Localbitcoins é uma exchange P2P criada em 2012. Sua experiência ajudou a consolidá-la como uma das melhores plataformas desse tipo. Ela não cobra nenhuma taxa dos usuários durante as negociações, mas sobra por anúncios de compra ou venda. As negociações realizadas com anúncios envolvem uma taxa de 1% da transação.

 

Vantagem: a Localbitcoins oferece um meio barato de começar e é considerada uma veterana no setor. Ela também apresenta alguns guias em seu site para quem precisa aprender um pouco sobre negociação na plataforma.

 

Desvantagem: parece que não há nenhum suporte para quem deseja negociar gift cards. Essas transações entram na categoria Outros pagamentos on-line.

  1. Hodl Hodl

Por um caminho semelhante, a Hodl Hodl é uma plataforma que busca priorizar o anonimato e taxas baratas. Para isso, ela cobra 0,6% no total por cada transação, sendo a metade (0,3%) paga por cada parte envolvida. Os negociantes da Hodl Hodl têm acesso imediato à plataforma sem nenhuma verificação.

 

Vantagem: qualquer pessoa pode começar a negociar na mesma hora. O modelo da Hodl Hodl também adota um depósito de garantia como único intermediário no processo, e as transações ocorrem praticamente de carteira a carteira.

 

Desvantagem: os usuários precisam estar muito atentos a quem são seus parceiros de negociação. Apesar da disponibilidade do depósito de garantia, é possível a aplicação de golpes, já que toda a comunidade é anônima.

  1. LocalCoinSwap

Com cerca de 250 formas de pagamento disponíveis, a LocalCoinSwap é outra plataforma que oferece flexibilidade para comprar Bitcoin. Não é preciso verificar a identidade, mas alguns usuários podem pedir uma imagem da identidade de negociantes que usem transferências bancárias.

 

Vantagem: a LocalCoinSwap é parecida com a Paxful e a Hodl Hodl por adotar um depósito de garantia para proteger os negociantes. Ela também dá acesso a 25 diferentes criptomoedas.

 

Desvantagem: Assim como a Hodl Hodl, os usuários devem filtram bem suas opções antes de negociar. Por serem exchanges descentralizadas, a falta de verificação de identidade para transações maiores pode representar algum risco.

  1. Bisq

A Bisq busca conectar usuários do mundo todo. Para isso, a plataforma permite mais de 50 formas de pagamento. Ela também oferece suporte para gift cards, ainda que limitado.

 

Vantagem: os usuários da Bisq podem baixar um aplicativo personalizado a suas necessidades de negociação na plataforma. Esse nível de suporte faz dela uma boa opção para quem explorar detalhes do mercado.

 

Desvantagem: começar exige alguns passos extras, particularmente no aplicativo. Os usuários da Bisq precisam ter mais conhecimentos técnicos e alguma paciência para aprender.

Há sempre um caminho para cada um

No fim das contas, o ponto é que qualquer pessoa pode começar com o Bitcoin a qualquer momento. Já se foram os dias em que a moeda era apenas uma ferramenta de investimento. Hoje, as pessoas podem usar o Bitcoin para remessas, doações e até mesmo compras. Em um mercado de Bitcoin seguro, os usuários só precisam fazer sua pesquisa e entrar no mundo da criptomoeda.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!