SB24Horas

Notícias na hora certa!

5 motivos para você monitorar a qualidade do seu sono

Todo mundo gosta de ter uma boa noite de descanso e existem ótimos motivos para você monitorar a qualidade do seu sono.

 

O sono é uma parte importante da vida diária de qualquer pessoa. Ele ajuda o cérebro a relaxar e refrescar o corpo. Também é importante para as funções corporais, como os rins e o coração.

 

No entanto, nem todo mundo é capaz de ter uma boa noite de sono. No Brasil, cerca de 65% das pessoas têm baixa qualidade de sono, e isso é muito preocupante.

 

É por esse motivo que realizar um estudo do sono (polissonografia) pode melhorar sua saúde e qualidade de vida.

 

Continue a leitura e descubra quais são os 5 motivos pelos quais as pessoas devem considerar monitorar a qualidade do sono!

 

Por que monitorar a qualidade do sono?

Se você tem dificuldades para dormir, ou conhece alguém que está passando por isso, aqui está uma lista com os principais motivos para monitorar a qualidade do sono.

 

1. Determina se você tem um distúrbio do sono

Um estudo do sono, também conhecido como polissonografia, é o passo mais importante que você pode tomar para determinar se você tem um distúrbio do sono.

 

O estudo monitorará sua frequência cardíaca e outras funções vitais enquanto você dorme. Não é difícil. Os dados são coletados durante o sono durante uma única noite ou um período de noites.

 

Um profissional deve analisar os dados e determinar se seus padrões de sono se desviam do que é considerado normal. Este é o primeiro passo para resolver o problema.

Uma vez que um diagnóstico é feito, você está um passo mais perto de uma solução. Inclusive, algumas clínicas especializadas neste estudo oferecem a opção de ser realizado na casa do paciente.

 

2. Sua saúde vale a pena

Um estudo do sono ajudará você a entender mais sobre seus padrões de sono. Você deve a si mesmo encontrar as informações certas e resolver quaisquer problemas de sono que tenha.

 

Pesquisadores descobriram uma correlação direta entre a felicidade e a quantidade de sono que você dorme. O estudo descobriu que o sono estava mais ligado à felicidade do que educação, idade e renda.

 

Além disso, as pessoas que dormem bem são menos propensas a ter doenças cardíacas e outros problemas de saúde importantes.

 

Durante o sono, são ativados produtos químicos que mantêm a pressão arterial e a frequência cardíaca de uma pessoa mais baixas. Com a quantidade adequada de sono, é mais provável que você seja saudável e feliz.

 

3. Seu parceiro é afetado por um distúrbio do sono

Você não é o único afetado por um distúrbio do sono. O ronco e a apneia do sono podem interromper o sono de seus parceiros. Você não deve ser egoísta.

 

É importante que aprenda maneiras de aliviar um distúrbio do sono e ajudar a pessoa que você ama. Isso ocorre porque os problemas de sono podem afetar outras áreas de um relacionamento.

 

Você pode brigar mais com seu parceiro se ele não estiver descansado, Provavelmente vocês desejam ter um relacionamento saudável, e isso significa dormir bem juntos.

 

4. Se sentirá revigorado

Com as informações de um estudo do sono, você encontrará maneiras de dormir melhor e ficar mais revigorado. O sono saudável é uma parte importante de estar alerta no trabalho e funcionar bem no mundo.

 

O sono também está associado à memória. Você vai se lembrar mais e será mais rápido em seus pés depois de uma boa noite de descanso. Você pode fazer aquela ótima apresentação no trabalho ou fechar negócio com um novo cliente.

 

5. Reduza o risco de Alzheimer

Uma noite de sono saudável é importante para as funções cerebrais e cognitivas. Você será capaz de processar informações mais rapidamente e capaz de se adaptar a novas situações.

 

Há pesquisas que sugerem que a falta de sono aumenta a chance de contrair Alzheimer. Um estudo mostrou que mesmo algumas horas extras de sono por noite podem reduzir significativamente suas chances de contrair a doença.

 

Conclusão

Manter uma boa noite de sono nos beneficia de diferentes formas, incluindo tanto a saúde mental quanto física.

 

Quando dormimos bem, evitamos problemas que afetam o nosso bem-estar. Por exemplo, podemos reduzir o estresse. Além disso, dormir bem pode fazer com que as pessoas sintam-se mais felizes.

 

São inúmeros os problemas que uma boa noite de sono pode evitar. Por esse motivo, o estudo do sono é extremamente importante.

 

Embora algumas pessoas não se preocupem com o estudo do sono e achem que ele não é necessário, quem se propõe a realizar o monitoramento do sono consegue identificar problemas e resolvê-los.

 

Vale dizer que não é somente o indivíduo que realiza o monitoramento do sono que se beneficia, o seu parceiro também obtêm vantagens, já que a sua noite de sono pode ser prejudicada — por exemplo, devido ao ronco da pessoa que tem o distúrbio.