SB24Horas

Notícia na hora certa!

5 ferramentas que podem salvar você na estrada

Estar preparado para os imprevistos que podem surgir na estrada é dever de todo motorista. Nunca sabemos quando um pneu vai furar, ou quando nossa bateria irá nos deixar na mão. Por isso é muito importante ter sempre o kit de “primeiros socorros” que um carro precisa para voltar a funcionar e nos levar onde precisamos ir. Pensando nisso, separamos neste artigo 5 ferramentas que podem salvar você na estrada, e recomendamos que você providencie todas elas assim que puder para não passar por apuros.

 

Geralmente, durante uma viagem ao longo da estrada, não encontramos muitas oficinas mecânicas para as quais podemos recorrer. Percorremos quilômetros de distância entre uma e outra, e nem sempre elas têm muitos recursos disponíveis.  Sabemos, também, que caso haja um imprevisto e seja necessário contatar um guincho que possa nos levar até uma oficina ou posto para fazer algum reparo no veículo, o valor é exorbitante, e pode colocar toda a viagem a perder. Para isso é importante estar sempre pronto para imprevistos, e ter em mãos ferramentas básicas de manutenção do veículo. Com elas é possível resolver problemas como pneu furado, bateria fraca, calota se desprendendo da roda etc.

 

Macaco hidráulico

 

O famoso macaco hidráulico não pode faltar. Ele recebeu este nome devido ao marketing da empresa que fabricava o produto, nos Estados Unidos, na época em que o filme King Kong foi lançado, e para simbolizar a força do material, capaz de suspender um carro, o apelidou de “monkey”, e o nome acabou se popularizando e se tornando o nome oficial da ferramenta.

 

O macaco hidráulico é utilizado para trocar os pneus do automóvel e é indispensável em oficinas mecânicas, auto centers, borracharias e afins. Mas sem dúvida é uma ferramenta que pode salvar você na estrada. Existem alguns modelos com rodas de ferro que podem ser manuseados em qualquer piso, como o asfalto, por exemplo. Então, se possível, tenha sempre um macaco hidráulico disponível em seu porta-malas.

 

Chave de impacto

 

A chave de impacto é a ferramenta utilizada para fixar parafusos e porcas, e soltá-las também. É chamada de chave de impacto pois usa a força de impacto para garantir a fixação desses parafusos, sem que haja o risco de se soltarem com facilidade. A força do impacto é controlada por quem utiliza a ferramenta, pois é disparada pela pressão em seu gatilho. Ela pode ser a bateria, elétrica ou pneumática, e pode auxiliar na fixação ou remoção das rodas no carro, e também podem quebrar um galho durante alguma emergência na estrada.

 

Compressor de ar

 

O compressor de ar é uma ferramenta que transforma energia mecânica em energia pneumática, utilizado na manutenção de veículos, em borracharias, pois o ar comprimido garantido pela ferramenta não polui o ar do local e é um meio de energia que não  necessita ser trocado.

 

É importante que o filtro do compressor seja limpo três vezes por semana para que o superaquecimento seja evitado, pois o excesso de poeira pode danificar a ferramenta, assim como o aumento da tensão nas correias e válvulas do equipamento.

 

Lanterna

 

A lanterna é um item que não pode faltar em nenhum carro. Durante uma emergência que possa ocorrer à noite no meio da estrada, uma lanterna pode ser de grande ajuda. Escolha modelos à bateria e deixe-a sempre carregada e pronta para uso. Ela pode ajudar a identificar algum problema que possa surgir e certamente você irá agradecer a si mesmo por ter uma sempre à mão em seu carro.

 

Cabos de transmissão de carga

 

Esta é uma ferramenta muito importante e pode te salvar de grandes apuros. Os cabos de transmissão de carga servem para que um carro possa transmitir carga para a bateria do outro. Sabemos que a bateria do automóvel pode acabar ou falhar em qualquer momento, sem aviso prévio. Para isso é tão importante ter sempre à disposição um cabo de transmissão de carga, para que outro motorista possa te auxiliar a recarregar a bateria de seu carro até que você chegue a uma oficina e faça a troca de sua bateria. É importante manusear o cabo da forma correta para não ter problemas no momento da transmissão, então antes de utilizar esteja ciente das instruções de uso.

 

Na hora de fazer a transferência de carga, certifique-se de que o carro que irá transferir a carga para o seu veículo possua a mesma – ou superior – amperagem na bateria.

 

Essas ferramentas são comumente encontradas em lojas de manutenção de veículos como oficinas e borracharias, mas tê-las disponíveis sempre irá fazer com que você evite complicações, dores de cabeça e gastos imprevistos. Você pode pesquisar em sites credenciados quais as melhores marcas e comparar os melhores preços para fazer uma boa compra. Programe-se e esteja preparado durante suas viagens para fazer pequenos reparos em seu automóvel.