Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Variedades

5 dicas para ter cuidado com a pele no verão

Apesar de ser ideal para passeios ao ar livre e mergulhos, o verão pode ser prejudicial à pele, caso alguns cuidados não forem tomados. Por conta principalmente das altas temperaturas, há um maior risco de as pessoas terem queimaduras, lesões, além de problemas no longo prazo.

 

Seja pela saúde, bem-estar ou aparência, é importante tomar alguns cuidados nesse período. Confira dicas de como cuidar melhor da pele e aproveitar o verão!

 

 

1 – Filtro solar

Embora seja importante durante todos os meses, muitas pessoas negligenciam o uso do filtro solar. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, apenas 23% dos brasileiros utilizam o produto da maneira correta¹.

 

Somente o filtro solar é capaz de evitar insolação e queimaduras causadas pelo excesso de sol. O produto protege contra os raios UVA e UVB em todas as pessoas. O que varia é o tipo de FPS, ou seja, fator de proteção.

 

As pessoas que têm a pele mais escura podem utilizar um fator menor, pois a pele delas têm uma proteção natural maior. Já para as peles claras e crianças (a partir dos seis meses) o ideal é optar pelos produtos com FPS maior – 50 e 60, por exemplo.

 

Vale notar que, independentemente da diferença dos preços, é necessário comprar o produto adequado para a pele. Em geral, os fatores mais baixos são mais baratos. Nas ofertas Extra, por exemplo, é possível encontrar protetor de FPS 60 por R$ 68,90, já os produtos com FPS 50 custam em média R$ 45.

 

 

2 – Hidratação

Depois da exposição a solar – especialmente em ambientes de piscina e praia – é importante passar um creme hidratante. Isso ajuda a manter a água na superfície da pele, evitando que ela resseque.

 

Porém, apenas investir em cosméticos, mesmo que sejam os melhores, não basta. A hidratação também ocorre de dentro para fora. Então, além de cuidar da pele, é necessário tomar bastante água nessa época e consumir alimentos mais refrescantes.

 

As frutas como melancia e melão são ricas em água, o que favorece a hidratação. Por sua vez, há alimentos que possuem carotenóides², substância com propriedades antioxidantes que ajuda a preservar a pele. Entre eles estão: cenoura, mamão, beterraba, etc.

 

 

Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/praia-fam%C3%ADlia-divers%C3%A3o-lazer-1867271/

 

 

3 – Banho morno

A água quente não faz bem para a pele, pois faz com que ela resseque. Mesmo assim, há quem não consiga tomar banho morno ou frio.

 

Nos dias mais quentes, o mais adequado é preferir esse tipo de água. Além de preservar a pele, isso ajuda também a manter o cabelo macio e sedoso.

 

 

 

4 – Fotossensibilidade

Outro aspecto que merece atenção no verão é com relação à fotossensibilidade (sensibilidade extrema ao sol). Ela acontece quando há uma reação entre algumas substâncias, como frutas cítricas, chá e medicamentos.

 

Caso a pessoa tenha contato com a casca de limão, a reação pode ser ainda maior, causando até queimadura e manchas.

 

 

 

5 – Evitar exposição direta

Mesmo usando protetor solar, é importante evitar o excesso de exposição direta ao sol. O ideal é que o contato com o sol ocorra antes das 9h e após às 16h. Entre as 9h e às 16h é quando há maior incidência da radiação ultravioleta B, responsável por causar queimadura.

 

Segundo o que foi mostrado no artigo, ainda que o verão convide para os passeios ao ar livre, é necessário ter cuidado. É importante adotar algumas medidas, como o uso de protetor solar até evitar os banhos quentes, para evitar prejuízos à pele durante esta época mais quente.

 

 

 

 

 

Fontes:

 

1: Pesquisa sobre o uso do filtro solar da Sociedade Brasileira de Dermatologia: http://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/noticias/eles-nao-usam-filtro-solar-brasileiros-estao-deixando-de-se-proteger-do-sol/

 

2: Artigo sobre o que são carotenóides e onde são encontrados em Tua Saúde: https://www.tuasaude.com/carotenoides/