26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

5 dicas para reduzir custos na revisão do carro

Compartilhe essa notícia!

Para reduzir custos na revisão do carro é preciso estar atento às recomendações da montadora do veículo, bem como nos cuidados ao rodar no dia a dia. Veja mais dicas!

Ao adquirir um veículo as pessoas tendem a achar que os gastos irão parar ali. No entanto, é apenas o começo, já que existem muitas outras coisas importantes para saber ao comprar um carro e evitar prejuízos.

Peças, acidentes de várias naturezas, batidas, dentre outras situações é algo que devemos ficar atentos para reduzir custos. Não existem dicas milagrosas, mas sim aquelas precauções que nos fazem evitar algumas situações desagradáveis.

Nesse quesito, a manutenção de carros pode ser de grande ajuda, afinal, as chances de acidentes acontecerem tendem a diminuir. Cada carro possui sua particularidade, portanto, as recomendações que servem para uma marca ou modelo, pode não ser útil para outro.

Quer saber mais um pouco acerca de como fazer o carro passar dias sem quebrar ou danificar alguma peça? Basta continuar lendo esse artigo e ficar atento a todas as dicas!

 

Mantenha uma velocidade segura

Para quem é amante da adrenalina e ama correr nas pistas em altas velocidades, saiba que esse é um dos principais fatores que podem danificar os pneus do seu automóvel.

Acontece que, quanto mais o acelerador está sendo pisado, mais atrito será gerado entre os pneus e o asfalto da rua por onde o veículo está circulando.

Além disso, esse atrito acaba trazendo consequências e desgaste para outras regiões, tais como: suspensão, transmissão e alguns componentes do motor.

Portanto, para evitar prejuízos ou ter que fazer manutenção de carros de forma regular, o ideal é dirigir sempre em velocidades moderadas.

Mudança de marchas

A velocidade é um dos fatores que mais contribuem para que impactos negativos venham acontecer em um automóvel. Somando isso com a mudança errada nas marchas, faz com que o motor venha a sofrer sérias consequências.

O mais recomendado é mudar as marchas conforme o motor começar a desenvolver o seu próprio tempo. Não deve pular nenhuma marcha ou mudá-las antecipadamente, como é o erro de muitos que estão iniciando.

Nas curvas é o momento de diminuir a velocidade, portanto, evite o fazer de modo a ficar segurando no freio ou ocasionando alguma redução no câmbio.

Só em trocar as marchas corretamente será possível reduzir custos na revisão do carro, uma vez que estará tudo sob controle e sem a necessidade de realizar reparos ou trocas.

Pneus calibrados

Geralmente a grande dor de cabeça em possuir um automóvel é devido a problemas nos pneus. A fim de evitar ter mais um, é preciso lembrar de estar sempre calibrado, conforme as especificações de cada marca e modelo.

O ideal é que essa calibração seja realizada em um período de a cada 15 dias, incluindo o estepe do carro, pois em situações de emergências, ele poderá ser bastante útil.

Rodar com os pneus murchos ou um pouco secos podem fazer com que a manutenção de carros ocorra de forma mais regular que a prevista.

Isso acontece pois, devido ao contato do pneu baixo com o asfalto e o peso transportado, fará com que a borracha tenha menor durabilidade.

Combustível ideal para o carro

Por mais que não seja culpa do proprietário do veículo, combustíveis adulterados podem gerar incidentes que venham a custar bastante caro.

Para que o rendimento ou o volume seja maior, alguns postos costumam adulterar a sua gasolina, adicionando em sua composição, querosene.

Isso também acontece com o etanol, em que esses postos costumam adicionar água e assim, conseguem aumentar a quantidade disponível.

Além de ser crime, oferece riscos à saúde do motorista e do próprio frentista, essa adulteração gera problemas no motor, fazendo com que ele venha a consumir o dobro de combustível que antes.

Para evitar essas situações, buscar abastecer sempre em postos que tenham o selo do Inmetro visíveis nas bombas, ajudando assim a reduzir custos na revisão do carro.

Excesso de peso transportado

Quando um veículo é fabricado o seu manual de instruções explica algumas medidas que devem ser adotadas para que o carro possa durar por longos anos.

Cada vez que o carro está com peso a mais que o recomendado, o motor terá de fazer mais esforço para dar conta, resultando assim no desgaste mais rápido dos pneus.

Para evitar estar fazendo a manutenção constante de carros, transportar sempre o mínimo possível para que o desgaste não ocorra de forma rápida, pois os custos financeiros são altos.

Seguindo todas essas dicas, fica mais fácil reduzir custos na revisão do carro, uma vez que o veículo irá demorar a ir até a oficina.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!