29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

5 dicas para começar aos 30 anos o planejamento da aposentadoria

Compartilhe essa notícia!

Com os últimos acontecimentos relacionados à Reforma da Previdência no Brasil, até os mais jovens que nem sempre pensaram em suas aposentadorias começam a prestar mais atenção ao assunto.

 

Considerando apenas os rendimentos futuros provenientes do INSS, a maioria dos brasileiros deverá trabalhar por 40 anos inteiros para garantir o valor integral de sua aposentadoria, e, além disso, trabalhar até os 60 anos ou mais para ter o direito de receber sua contribuição compulsória.

 

Isso afetaria mais da metade da população, já que de acordo com o Raio-X do Investidor 2019, realizado pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais), 56% dos brasileiros acreditam que a sua aposentadoria será provida pela Previdência Social.

 

O mesmo estudo mostra ainda que, entre os brasileiros que conseguem investir algum dinheiro, predomina a caderneta de poupança (88%), aplicação vista muitas vezes como segura, porém, com rendimentos menores quando comparados aos fundos de investimentos.

 

Com a economia ainda em estado de alerta, muitos daqueles que acabaram de chegar aos 30 podem começar a se preparar para programar a sua aposentadoria dentro ou fora da dobradinha Previdência + Poupança. Veja alguns planos para colocar em prática desde já um projeto de velhice tranquila.

Trace um objetivo: idade x renda

Antes mesmo de definir quais serão seus investimentos para se aposentar, é fundamental traçar uma meta sólida que considere com quantos anos deseja parar de trabalhar e qual o valor que pretende usufruir mensalmente.

 

Para auxiliar nessa equação, considere suas despesas de longo prazo (como financiamentos de imóveis), estilo de vida e as inevitáveis despesas fixas.

 

Também é fundamental colocar na ponta do lápis os gastos com saúde e auxílio aos seus dependentes, que podem variar com o avançar da idade:

 

– Convênio médico: avaliar histórico de saúde e número de dependentes para projetar os gastos com a cobertura mais adequada para sua velhice.

 

– Seguros de vida: podem incluir diferentes coberturas, como morte natural, acidental, incapacidade temporária e permanente, auxiliando em situações emergenciais e inesperadas.

 

– Plano funerário: podem ou não estar inclusos em modalidades de seguro de vida, estendendo o benefício aos familiares. Avalie a cobertura de diferentes despesas, como trâmite funeral, cremação, coroa para velório e outros aspectos com custos variáveis.

Analise suas finanças

Quanto antes se começa a investir na aposentadoria, menor será o montante mensal necessário reservado estritamente para essa finalidade enquanto ainda puder ser ativo no mercado de trabalho.

 

Faça uma avaliação atenta e detalhada de suas finanças, proventos, despesas fixas e dívidas para saber a quantia real que pode ser investida com regularidade e disciplina antes de optar por uma categoria de investimentos.

 

O objetivo é buscar o melhor rendimento possível sem comprometer sua qualidade de vida, evitando ao máximo usufruir dos rendimentos em caso de emergência – o que pode colocar todo o plano de aposentadoria a perder.

Encontre investimentos que combine com seu perfil

Existe uma enorme oferta de investimentos no mercado, mas nem todos podem ser ideais para suas metas pessoais, situação financeira e carga de conhecimento e empenho, e não há vergonha nenhuma em reconhecer esses obstáculos que podem dificultar operações mais sofisticadas.

 

Uma avaliação honesta de sua suas possibilidades é fundamental para enxergar pontos negativos de sua saúde financeira e ajudar a corrigi-los para melhorar suas condições futuras.

 

Aproveite sua energia e estude o mercado

 

A vantagem de estar na casa dos 30 é ter tempo e energia para compreender os diferentes tipos de investimentos, carteiras, rendimentos, modalidades de previdência e até desenvolver visão de mercado para se tornar um investidor assertivo e, quem sabe, mais agressivo, com estudo e conhecimento.

 

Aprenda mais sobre previdência privada (PGBL e VGBL), Tesouro Direto, CDBs, LCA e LCI, criptomoedas, funcionamento da Bolsa de Valores, entre tantas outras possibilidades de investimentos disponíveis.

 

Avalie sua estratégia de aposentadoria periodicamente

Analise periodicamente se suas metas para aposentadoria estão, de fato, se concretizando. Não tenha receio em pedir ajuda ou aconselhamento especializado.

 

Se encontrar resultados negativos, repense suas estratégias, avalie seu padrão de vida e reveja seus custos para adequar seus gastos ao seu planejamento de aposentadoria. Não perca o foco nem ignore seu futuro.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!