20 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

5 dicas de segurança para colocar em prática no seu comércio

Compartilhe essa notícia!

O Brasil é um país maravilhoso para se viver, mas é uma falácia afirmar que é seguro, pois, estamos cansados de assistir em noticiários o relato de que lojas estão sendo saqueadas e, muitas vezes, de maneira violenta, por bandidos, por isso, é importante conhecer algumas dicas de segurança para colocar em prática no seu comércio, já que, infelizmente, estamos longe de poder contar somente com as forças policiais para cuidar do nosso negócio.

Nesse sentido, vamos falar sobre as formas que podem, ao menos, minimizar as chances de termos prejuízos consideráveis em roubos e furtos, mesmo sabendo que não podemos impedir que isso aconteça, pois, mudar a mentalidade de pessoas que praticam crimes contra o comércio não é muito fácil, mas podemos garantir mais segurança conhecendo as

dicas de segurança para colocar em prática no seu comércio que separamos abaixo.

Conheça as 5 melhores dicas de segurança para colocar em prática no seu comércio

Abaixo, encontraremos atitudes que devem ser tomadas pelos empresários que, infelizmente, precisam gerenciar seus negócios e ainda cuidar da própria segurança contra bandidos. Acompanhe.

Cuidado com as rotinas de banco

Uma das principais dicas de segurança para colocar em prática no seu comércio diz respeito às rotinas de banco, pois, muitos assaltos acontecem nas portas desses estabelecimentos e essa prática possui até o nome de saidinha de banco, por ser tão comum ser roubado em dias de pagamento.

Portanto, devemos estar atentos às rotinas de depósito e saques, escolhendo sempre os melhores dias e momentos para fazer operações com dinheiro em espécie nas instituições bancárias.

Faça o fechamento de caixa diariamente

Muitos empresários confiam em alguns funcionários e, por isso, deixam que eles façam o fechamento de caixa, no entanto, a maneira mais segura para um comerciante não levar calote é ele mesmo cuidar do fluxo de caixa de sua empresa.

Essa é uma das dicas de segurança para colocar em prática no seu comércio que mais causam desconforto, visto que aparenta desconfiança do quadro de funcionários, mas, quem tem a responsabilidade de administrar um comércio não pode deixar de cuidar de cada detalhe que tenha relação com a movimentação financeira diária.

Então, ao final de cada dia, dispense os funcionários, mas conte cada moeda que entrou no caixa e cada produto que saiu da loja, pois, diversos acontecimentos podem nos levar ao prejuízo durante apenas um dia.

Coloque detectores de metais nas portas e lacres nos objetos

A maioria das pessoas já se deparou com produtos com aqueles lacres magnéticos e, aqueles itens com formato de chapéu cinza estão pendurados nas peças por um motivo: segurança.

Isso não é à toa, afinal, não podemos confiar que todos os clientes que entram em nossa loja serão honestos, por isso, é importante conhecer algumas dicas de segurança para colocar em prática no seu comércio.

Mas, vale lembrar que o lacre deve ser bem visível para os clientes, para que eles entendam que essa é uma forma de segurança até mesmo para eles, já que, caso saiam da loja com um item lacrado por engano, eles já sabiam que iria soar o alarme na porta da loja.

Isso acontece porque os detectores de metal reagem à passagem de alguma peça contendo o lacre magnético e, mesmo que seja por engano, acusará a pessoa que cometeu a infração.

Para a segurança do comerciante não existe possibilidade melhor, afinal, para retirar esse lacre, a pessoa má intencionada precisa de um aparelho que deve ficar em segurança, na posse dos funcionários do comércio para evitar que qualquer um tenha acesso.

Instale câmeras

É normal entrar em um comércio e se deparar com a frase “sorria, você está sendo filmado”, afinal, essa placa anuncia que o comerciante instalou câmeras em seu estabelecimento.

A instalação dessas tecnologias é importante para ambos os lados, já que, caso aconteça algum roubo e a loja tenha as imagens para comprovar quem é o ladrão, não existe o risco de duvidar de alguém que estivesse ali apenas comprando os itens de sua escolha.

Para guardar todas as imagens filmadas, devemos usar um tablet industrial ou um computador potente, já que, ambos são configurados para armazenar grande capacidade de memória e, por isso, temos a segurança de que teremos acesso a todos os dados no futuro, caso surja alguma necessidade dessas imagens.

Isso traz paz para o cliente que jamais poderá ser acusado de algo que não fez também, caso o comerciante imagine que algo foi roubado, mas não saiba como comprovar quem é o infrator.

Então, seja para o cliente, seja para o comerciante, a câmera é uma das principais dicas de segurança para colocar em prática no seu comércio, já que, além de encontrar o infrator mais facilmente, ainda traz mais calma para o cliente que também pode ser roubado dentro de uma loja enquanto passeia.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!