26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

5 Cursos para quem deseja trabalhar com vidros

Compartilhe essa notícia!

Em todas as áreas da vida, para realizar bem uma tarefa é necessário antes de mais nada possuir um bom conhecimento acerca do que deve ser feito, por todos os lados isso funciona como uma verdadeira regra, porém, no setor da vidraçaria isso é ainda mais necessário.

Esse setor tende a ser muito negligenciado, onde a maioria das  vezes as pessoas creem que com pouco tempo e esforço é possível se tornar um vidraceiro, mas a função é extremamente delicada, e exige muito esforço por parte dos  envolvidos, nem todos sabem, mas, para exercer a função de modo profissional, é preciso ter um vasto conhecimento em outras áreas, como carpintaria, construção, instalação e outras. 

O trabalho de um vidraceiro profissional é muito simples de ser diferenciado de um amador, a entrega, instalação e até mesmo os processos necessários para a fabricação é inferior se feito por alguém sem a formação correta.

Por mais que a concorrência deste mercado seja muito alta, ainda assim há uma grande carência por profissionais que saibam exercer da maneira correta e possuam as formações específicas da área, isso acontece, pois, em todas construções dos mais diferentes tipos exigem a presença de um profissional especializado, seja reformas, construções residenciais, locais corporativos e muitos outros.

Com isso, é mais que necessário que haja os cursos e ensinamentos práticos que capacitem o profissional, para as suas funções, seja realizar cálculos, manusear os vidros com segurança, fabricação, transporte e muito mais.

Os cursos para os vidraceiros

O processo de formação em vidraceiro não é feito por meio de uma universidade pública ou ensino superior, na verdade, tudo se dá, através de cursos profissionalizantes e capacitadores, que não exigem experiência, basta que possua mais de 18 anos e tenha feito até o quinto ano do ensino fundamental.

Sendo assim, estes são os assuntos e requisitos que o profissional vai aprender com a formação:

  • Normas técnicas e procedimentos;
  • Processos de vidraçarias em vidros comuns;
  • Processos em materiais laminados e temperados; 
  • Cálculos de medição para instalar os itens;
  • Técnicas de instalação para cada uma das situações;
  • Introdução sobre esquadrias;
  • Planejamento, preparação, cronogramas e a elaboração de um plano de ação;
  • Análise de riscos;
  • Segurança no trabalho, individual e coletiva;
  • Equipamentos para a proteção individual e os equipamentos para a proteção coletiva (EPI) e (EPC) respectivamente;
  • Impactos da produção no meio ambiente.

Técnico em vidraçaria

Este é um dos cursos mais básicos do mercado, servindo perfeitamente para introduzir o profissional aos meios de trabalho.Servindo para introduzir o profissional externo dentro das demandas, funções e objetivos da vidraçaria, como, dia a dia, especificações, orçamento, normas técnicas, cortes nas mais diversas chapas e as mais básicas técnicas de instalações.

Instalação de vidros comuns

Um dos cursos mais básicos da área, o profissional formado em instalação de vidros comuns, ele vai possuir toda a base para trabalhar com a vidraçaria, mesmo que o conhecimento seja extremamente específico, ainda assim vai aprender muito mais sobre as normas, cálculos, processos e de fabricação.

Sendo assim, em muito pouco tempo, o profissional vai estar aprendendo os conceitos mais básicos que vão gerir todo o trabalho de um vidraceiro como segurança no trabalho, normas e legislações para trabalho periculosos e em altura. Essas normas são as mesmas que regem a grande maioria dos trabalhos considerados “braçais”, desde caldeiraria, a usinagem ou trabalho com produção de vidros.

Cursos para orçamentos

Grande parte dos produtores e profissionais de vidraçaria conseguem passar orçamentos apenas olhando para o projeto, mas esta habilidade é fruto de muito trabalho e experiência.

Um vidraceiro iniciante com toda certeza vai ser cobrado mais cedo ou mais tarde para que realize um orçamento, caso você queira evitar esta situação embaraçosa, uma excelente opção é fazer um curso especializado na elaboração dos orçamentos com base no projeto.

Este curso é voltado para os profissionais que já possuem muito tempo de experiência e uma ótima noção dos projetos que mais se encaixam em determinadas exigências e quanto ele vai custar.

Envidraçamento de sacadas

Este curso é uma excelente saída para os profissionais que desejam se tornar uma grande referência dentro do mercado.

A proficiência na instalação de vidros em sacadas vai com toda certeza, elevar a qualidade do seu serviço prestado e principalmente elevar o modo como os clientes te veem.

Durante a sua formação como um profissional de instalação em sacadas, vai aprender a como fazer instalações em ângulos, medição tecnitas, especificação de montagem. Graças a sua complexidade, o curso deve ser ministrado com base nas normas vigentes no país, principalmente com NBR 16259.

Vidros temperados

Na grande maioria das obras e instalações o profissional vai trabalhar com os vidros temperados,  principalmente impulsionado por causa de suas vantagens, sendo mais seguro e sem elevar muito o seu valor, sendo assim, este sempre será um dos maiores diferenciais para  o currículo de um vidraceiro.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!