28 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

5 coisas básicas que tornam a rotina em casa ainda mais prática

Compartilhe essa notícia!

Decisões simples ajudam a otimizar tarefas e ter o tempo de descanso

O brasileiro tem dormido cada vez menos. Dados levantados entre 2018 e 2019 pela Associação Brasileira do Sono (ABS) mostraram que, de um ano para outro, o cidadão passou de 6,6 horas dormidas por noite para 6,4 horas. Já outra pesquisa — desta vez, feita pelo Instituto do Sono — apontou que a pandemia afetou o sono de 70% dos moradores do país.

Muito dessa falta de sono vem de uma rotina atribulada. Quem trabalha em home office, por exemplo, muitas vezes não vê o expediente acabar — já que, de certa forma, dorme no próprio “escritório”. Já quem atua fora lida com engarrafamentos, falta de transporte e preparo da marmita. 

Otimizar a rotina é uma forma de conseguir fazer todas as atividades necessárias e, de quebra, encontrar tempo para descanso e lazer. Listas de afazeres, respeito ao descanso e o uso de um edredom dupla-face são algumas sugestões. Confira.

1. Lista de afazeres

Organização é a palavra-chave da praticidade. Afinal, contar com a memória é arriscado, principalmente para quem é muito ocupado. Além de correr o risco de se esquecer de tarefas importantes, ainda pode errar na priorização delas.

Listar o que será feito no dia ajuda a organizar quais as obrigações mais urgentes, quanto tempo será dedicado a cada uma delas e qual a ordem de execução. Assim, mesmo que uma determinada tarefa não possa ser cumprida no tempo predeterminado, ela será encaixada no dia seguinte sem comprometer sua organização.

Existem aplicativos que não só ajudam, como também mandam alertas para evitar o esquecimento. Contudo, caneta e papel podem ser de grande auxílio para quem prefere algo analógico. Para facilitar a rotina, dê um “check” em cada tarefa cumprida na lista.

2. Noite anterior

Para quem trabalha fora, preparar a roupa de trabalho, montar a marmita e organizar a mochila/bolsa na noite anterior são tarefas que vão agilizar muito a manhã do dia seguinte — principalmente para quem acorda muito cedo. Dedicar-se com antecedência a essas atividades pode até garantir minutos a mais de sono.

Quem trabalha em home office também pode se beneficiar desse preparo prévio. É possível, por exemplo, também aprontar as refeições que serão consumidas durante a semana, organizar as tarefas de trabalho do dia seguinte e verificar o que precisa ser feito fora de casa. A lista de afazeres, aliás, pode ser montada na noite anterior.

3. Edredom dupla-face

Para quem tem uma rotina corrida, mas ama deixar a casa bem arrumada, o edredom dupla-face é uma sugestão interessante. Como ele conta com diferentes superfícies (normalmente, uma lisa e outra estampada), a pessoa tem mais possibilidades de manter sua cama sempre arrumada. Além disso, oferece mais praticidade: na hora de dormir, é só trocar os travesseiros — a cama já está pronta.

4. Sem tarefas simultâneas

Quem é muito ansioso costuma fazer duas tarefas ou mais ao mesmo tempo. O que pode parecer lucro, na verdade, torna-se prejuízo: depois de um considerável período, nenhuma das tarefas está pronta. Isso pode levar à procrastinação e, pior, a um cansaço mental constante.

Terminar uma tarefa por vez traz a contínua satisfação de dever cumprido, já que o indivíduo vê que é capaz de terminar o que estabeleceu. Esse cumprimento de tarefas, por mais simples que elas sejam, reflete positivamente na autoestima, além de otimizar — e muito — uma rotina ocupada.

5. Respeito ao descanso

Quem trabalha em casa costuma não ver o tempo de expediente acabar. Com isso, procrastina algumas tarefas e, quando percebe, passou o dia inteiro trabalhando. Para que isso não aconteça, é essencial respeitar o tempo estipulado de trabalho, mesmo que o indivíduo seja autônomo. 

Se o expediente é das 8h às 17h, é preciso que todas as tarefas profissionais sejam cumpridas nesse horário e, caso não sejam, fiquem para o dia seguinte. Assim, o trabalhador aprende a administrar melhor a relação tempo-tarefa e consegue ter o tão sonhado horário de descanso.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!