24 de abril de 2024

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4ª fase da implementação do Open Banking no Brasil

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Tudo que você precisa saber sobre a última fase da  implementação do Open Banking no Brasil.

O Open Banking veio para transformar a forma como os consumidores se relacionam com as instituições bancárias e a contratação de serviços financeiros. No Brasil, o sistema começou a ser implementado em fevereiro de 2021 e, desde então, vem seguindo o cronograma de implementação definido pelo Banco Central do Brasil.

Atualmente, as instituições estão na quarta (e última) fase do processo de implementação, que consiste no compartilhamento de informações que vão além dos serviços e produtos bancários tradicionais.

O que é o Open Banking

Antes de aprofundar a questão do cronograma e a fase atual de implementação do Open Banking, é necessário entender melhor o significado desse conceito.

 

O termo Open Banking está vinculado a um projeto do Banco Central que foi criado com o propósito de permitir que os clientes compartilhem seus dados de histórico bancário com várias instituições financeiras.

 

Esse compartilhamento de informações só pode ser feito com o consentimento do cliente. O objetivo é democratizar o acesso a serviços e produtos de outros bancos, como ofertas e oportunidades mais acessíveis, já que são baseadas no histórico daquele consumidor.

 

Desta forma, o sistema permite que o cliente de um determinado banco compartilhe seu histórico financeiro com outros bancos. A partir daí, ele poderá acessar produtos e serviços com taxas de juros mais baixas, por exemplo.

 

Esse movimento também deve favorecer o aumento da competitividade entre as próprias instituições financeiras, que vão se ver diante da necessidade de fornecer serviços e produtos mais competitivos para os seus consumidores.

Vantagens do sistema Open Banking

Como destacamos, o sistema traz várias vantagens, especialmente sob o ponto de vista dos consumidores. Confira as principais:

 

  • cliente tem acesso a produtos e serviços com taxas e tarifas mais atraentes;
  • liberdade para contratar diferentes instituições;
  • controle e liberdade para usar os dados pessoais e histórico financeiro como quiser;
  • oportunidade de usar os serviços de mais de um banco com ótimas condições; e,
  • aumento da competitividade entre os bancos e, consequentemente, acesso a melhores ofertas.

 

Mas não pense que são apenas os consumidores que se beneficiam. As instituições financeiras têm como principais vantagens a redução dos custos operacionais, inovação e tecnologia para a rotina e a oportunidade de conquistar novos clientes.

Cronograma de implementação do Open Banking

O cronograma de implementação do Open Banking foi dividido em quatro fases. A primeira, que começou em 01 de fevereiro de 2021, teve como objetivo a disponibilização de informações sobre canais de atendimento, produtos e serviços ofertados.

 

Em 15 de julho de 2021 começou a segunda fase, na qual o cliente já poderia autorizar o compartilhamento de alguns dados financeiros, como informações sobre transações da conta, dados cadastrais e operações de crédito.

 

A terceira fase iniciou-se em 30 de agosto de 2021, e, a partir de então, os consumidores já puderam realizar ações por meio de transações usando aplicativos, carteiras digitais e agregadores de conta.

 

Na fase final — quarta fase — iniciada em 15 de dezembro de 2021, se ampliou o compartilhamento de dados, como informações sobre investimentos, previdências, seguros e operações de câmbio.

 

Início da fase quatro do Open Banking

A fase final marca o início do compartilhamento mais amplo de informações. A partir de dezembro se tornou possível compartilhar dados mais complexos, que até então ainda não eram passíveis de compartilhamento.

 

Lembrando que a segunda fase autorizou apenas o compartilhamento  de informações sobre transações da conta, dados cadastrais e operações de crédito. A quarta etapa amplia a possibilidade de acessar condições melhores em outros produtos e serviços.

 

Apesar de ser a última fase, ela também é considerada a mais complexa de todas. Não é por acaso que a Federação Brasileira de Bancos dividiu essa fase em duas etapas:

 

  • primeira etapa — início em 15/12/21: é possível compartilhar informações de serviços e produtos mais complexos, mas as instituições financeiras ainda não conseguem compartilhar dados dos clientes.
  • segunda etapa — início em 31/05/22: a partir dessa data, dados financeiros pessoais dos clientes relacionados a seguros, investimentos, câmbio e previdência complementar passaram a integrar o Open Banking de forma definitiva.

Vale lembrar que o compartilhamento de dados dos clientes via Open Banking só poderá ser feito com a devida autorização do consumidor. Os interessados em fazer parte devem buscar informações junto às instituições bancárias onde mantêm suas contas ativas ou por meio do site do Banco Central.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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